Pinocchio, Carlo Collodi:
Todo mundo conhece a famosa marionete traquinas cujo nariz cresce toda vez que mente, seja pelas animações da Disney ou simplesmente por menções aqui e ali, principalmente quando o assunto é a desobediência ou a mentira. Só que quase ninguém já experimentou a história original, aquela que foi "suavizada" até chegar a essas versões atuais, consideradas mais próprias para as crianças.De fato, a obra escrita por Carlo Collodi tem trechos bem mais fortes, com passagens que certamente seriam proibidas pela censura atual se fosse apresentadas para crianças: há mais de uma mutilação, o Pinocchio chega a ser enforcado, etc e etc. Claro, muitas crianças até gostam de uma abordagem mais forte como essa, então não posso dizer com certeza se os pequenos prefeririam essa ou as versões mais amenas.
O livro é divididos em capítulos curtos, sempre encabeçados por um pequeno resumo do que acontecerá em cada um. As lições contidas em cada capítulo são facilmente identificáveis e insistem em conceitos como: só se dão bem na vida as pessoas que não recusam trabalho, bons meninos são recompensados enquanto os maus sempre enfrentam consequências ruins e, obviamente, que nunca se deve contar mentiras pois elas sempre são descobertas.
"Lies, my boy, are known in a moment. There are two kinds of lies, lies with short legs and lies with long noses. Yours, just now, happen to have long noses."Uma das coisas que chamou a minha atenção é que o Pinocchio não é inteiramente ruim por natureza. Ele tem as suas inclinações pessoais e muitos defeitos, mas não deixa de ser dotado de grande compaixão e amor por seu pai Gepetto e pela fada de cabelo azul, que ele estima como uma irmã ou uma mãe. De fato, é esse coração bom que o salva de muitos apuros durante suas aventuras, o ingrediente principal para que ele se arrependesse das travessuras que fez, sendo logo ajudado por sua fada ou por outros personagens que surgem durante a narrativa.
"You rascal of a Marionette! How did you know it was I?" she asked, laughing.Embora seja uma história tão conhecida, fiquei alegremente surpresa com a diversão que me proporcionou. É um livro atemporal, creio que todos os que gostam de fantasia e tem um coração de criança devam ler. Sem sombra de dúvidas é altamente educativo, embora as alegorias usadas muitas vezes sejam chocantes para quem é mais sensível. Mas vale a pena ler, pode crer!
"My love for you told me who you were."
Não percam as minhas próximas opiniões, trarei ótimas obras!
Para ler todas as minhas opiniões sobre os demais livros que já li, clique aqui.
Para conhecer os meus livros, clique aqui.
Para conhecer os meus livros, clique aqui.
Beijinhos Alados,

Adoro e adoro tb descobrir outras versões.
ResponderExcluirbjokas=)
Oii, gostei, ainda não conhecia, vou procura-lo aqui pode apostar, adorei o blog viu, estou te seguindo, bjos.
ResponderExcluirhttp://yuugracindo.blogspot.com.br/