Como sei que essas pessoas talvez só não gostem porque ainda não exploraram esse novo mundo (e também porque tenho a experiência de leitura em praticamente todos os formatos), resolvi reunir aqui as rês principais dicas que vão te ajudar a fazer as pazes com nosso amigo eletrônico, o e-book.
Dica 1 - Invista em um e-reader:
Um e-reader dos mais simples (com tela de e-ink, obviamente) custa entre R$ 250,00 a R$ 300,00, isso se você não pegar uma promoção. Para quem é realmente apaixonado pela leitura, esse é um investimento mais do que vantajoso. Com um desses aparelhos, você terá a possibilidade de ler e-books praticamente como se estivesse usando um livro de papel (e com o plus de ter um dicionário já acoplado). Claro que eu não vou dizer que eles superam o livro físico, mas servem como mais uma possibilidade de aumentar sua estante e também de não prejudicar os volumes de papel e tinta. Você logo verá que o e-reader é a melhor solução para o seu problema.Eu uso e recomendo o Kindle, mas você pode pesar as vantagens e desvantagens dos outros leitores digitais disponíveis. Aliás, não tenho nada a reclamar sobre o Kindle, mas não boto a mão no fogo por nenhum outro, já que nunca os experimentei.
Dica 2 - Tente ler em Smartphones ou Tablets:
Enquanto você não compra um e-reader (o verdadeiro bookaholic tem que investir em um, estou falando sério!), o melhor é tentar usar aplicativos de leitura em smartphones e tablets, pois eles eliminam pelo menos uma das desvantagens de se ler em um computador: o fato que você simplesmente não consegue ler sem dispersar e fazer outras coisas na internet ou em programas. No celular e nos tablets fica um pouquinho menos cansativo, embora ainda prejudique a visão por ser no mesmo tipo de tela. Talvez valha a pena dar uma chance!Dica 3 - Não desista na primeira tentativa:
Sim, eu já li mais de um e-book inteiro no meu notebook e posso dizer: se você tiver disciplina e paciência de ler só um pouquinho do livro por dia (um capítulo por vez, ou 1% das páginas por dia), dá sim para chegar ao final de exemplares curtos e longos. Claro, como tudo na vida, no começo você vai achar estranho e querer desistir, mas é apenas quem tiver coragem de continuar que realmente conseguirá. O fato é que esse tipo de leitura não é boa de ser feita no computador, por isso insisto de bater na tecla de que todo mundo precisa começar a pensar em comprar um leitor digital, mesmo que não o use muito no futuro. Ele vai ser útil de uma forma ou de outra.
É só isso por hoje. Espero que pensem com carinho no que eu disse, pois tenho certeza de que só terão vantagens se também embarcarem no mundo da leitura digital!!!
Beijinhos Alados,