O blog DSA foi escolhido para publicar, no terceiro dia desta semana super especial, uma pequena entrevista que tem como tema principal a opinião pessoal do autor sobre a literatura nacional (um assunto de extrema importância, aliás). Como convidada dessa semana, conheceremos hoje a escritora Cristiane Broca, que escreveu o livro "Cinco Anos".
Ah, não posso deixar de convidar a todos a participar de um bate-papo especial que acontecerá no Facebook na sexta-feira (27/06/2014) às 20h. Se você deseja conhecer mais sobre a Cristiane e também se divertir com uma boa conversa sobre literatura, não deixe de estar online na hora marcada! Para participar, basta curtir a página da Bienal Online e deixar um comentário dizendo que quer participar (na hora do bate-papo haverá uma publicação para vocês comentarem). O link da página é o seguinte:
Bienal Online com Cristiane Broca - O autor e a literatura nacional:
DSA: Para você, quais são os pontos positivos e negativos da situação da literatura nacional atual?Cristiane: Positivos - Maior procura por parte dos leitores e mais investimentos por parte das editoras nos autores nacionais e em suas obras.
Negativos - Apesar de estar melhorando, o mercado literário nacional ainda tem um longo caminho a percorrer. As editoras ainda investem pouco no trabalho de autores nacionais e muitos dos que fazem sucesso, tiveram que batalhar sozinhos por um longo tempo até conseguirem a atenção de uma boa editora.
DSA: Quais dificuldades você já enfrentou ou teme ter que enfrentar durante a divulgação de sua obra?
Cristiane: A maior dificuldade é encontrar leitores dispostos a se arriscar a ler a obra de um autor iniciante. Vários fatores contribuem para atrair a atenção de um possível leitor como: capa, sinopse, opinião de outros leitores. Mas mesmo com tudo isso, há leitores que não se arriscam a gastar dinheiro comprando livros de autores desconhecidos.
DSA: O que pensa sobre a ajuda que os blogs (literários ou não) tem oferecido para os novos escritores brasileiros?
Cristiane: Os blogs tem um papel fundamental na divulgação de obras literárias. Os seguidores do blog confiam na opinião do blogueiro. Assim, uma opinião positiva pode atrair a atenção dos leitores para determinado livro. Da mesma forma, uma opinião negativa tem o poder de minar o interesse dos leitores sobre a obra. O importante é estabelecer uma relação de respeito mútuo entre o autor e o blogueiro.
DSA: Se pudesse fazer uma sugestão para o governo para melhorar a difusão da literatura no Brasil, qual seria ela?
Cristiane: Maiores investimentos na difusão da literatura nacional.
DSA: Escreva um recado sincero para todos os brasileiros que também desejam ser escritores no futuro:
Cristiane: Invistam no sonho de vocês. Escrevam e leiam muito. Procurem aprender com quem já está no mercado há algum tempo e trilhem o caminho de vocês com trabalho, perseverança, e pé no chão. É muito gratificante receber o carinho dos leitores, cada mensagem ou avaliação positiva faz todo o empenho do autor valer a pena.
Vamos conhecer a nossa programação e os blogs parceiros???
Domingo:
Apresentação do nosso autor(a) convidado pelo blog, TSA
Apresentação do Book Trailer e/ou quotes, pelo blog Girland Star
Segunda - feira:
Entrevista: Conhecendo o autor, pelo O reino de Betra
Terça - feira:
Entrevista: O autor e a literatura nacional, pelo blog Doce Sonho Alado
Quarta - feira:
Entrevista: Inspiração de um autor, pelo Blog O diário de leitor
Quinta-feira:
Um super bate-bola, pelo blog Graci Rocha
Sexta-feira:
Apresentação do primeiro capítulo, pelo blog Eclética
Não deixem de acompanhar toda a semana e de participar do bate-papo, alados! Também convido a todos a conhecer o meu livro "Doce Sonho Alado", todos os links dele estão na aba "Os Livros"!
Beijinhos Alados,
Obrigada pela oportunidade. Estou adorando essas entrevistas da Bienal Online.
ResponderExcluirBjs!
Essas entrevistas estão muito boas. Parabéns a Cristiane Broca, por estar representando bem os novos autores nacionais e aos blogs que estão participando do Bienal Online e por essa iniciativa de vocês ao incentivo da literatura nacional.
ResponderExcluir