Mas antes de começar, queria avisar que o meu livro "Doce Sonho Alado" estará em promoção até o dia 16/02/2014! Ele está custando apenas R$ 25,62 + Frete! Não deixem de aproveitar, o link do meu livro é o seguinte:
Espero que vocês gostem da entrevista de hoje, e não deixem de visitar os links da entrevistada para conhecer mais sobre o seu trabalho!
Entrevista DSA com Shirleyde Fernandes da Mota:
Perguntas:
DSA: Antes de tudo, queria parabenizá-la por sua obra! Conte, resumidamente, como foi para você o processo de escrever "Sancti A Batalha de uma Nova Era".
Shirleyde: Foi um processo longo dividido em duas etapas: ele foi escrito originalmente em 1999, na época era uma coisinha rala, meio sem conteúdo, que ficou armazenada. Mas doze anos depois, retomei pensando em reformar a obra para uma publicação independente, pois tenho mania de escrever romances enormes, e queria algo mais curto. Mas o que aconteceu é que a história foi crescendo e crescendo e então eu vi que poderia fazer mais do que contar uma história legal, podia passar um pouco do meu conhecimento e da minha crença católica para os leitores fazerem o uso que achassem mais adequado. Posso dizer que através do conhecimento que estava adquirindo, estudando sobre a igreja e colocando nas páginas do livro, aliados ao meu inegável estilo sombrio, que o resultado foi inusitado.
O livro de fato tem um sentido religioso explícito e profundo, mas é adornado por ficção cientifica e elementos góticos, uma mistura talvez impensável mas que ficou adequada a atmosfera da história.
Comentário pessoal: e que bom que você resolveu começar essa "reforma"! Fica a dica para os bookaholics do meu Brasil, sem sombra de dúvidas é uma obra bem interessante. Aliás, fiquei curiosa quanto ao seu estilo "sombrio". Quem lê o DSA já deve saber que eu sou o tipo de pessoa cujo gosto transita entre "unicórnios" e "dragões"... hehehe...
Espero de coração que seu livro possa vir a ser um best-seller um dia!
DSA: Agora conte-nos o que levou você a querer ser escritora. Foi um sonho de infância ou algo mais recente?
Shirleyde: Sempre digo que nasci escritora, mas não sonhava com isso não. Apesar de viver em meio às minhas histórias e personagens, meu grande sonho mesmo era ser cientista. Primeiro queria ser astrônoma, depois encarei que não ia rolar, pois era uma negação com números; então como sou muito ligada à natureza, decidi ser bióloga. Meu sonho era viajar pelo Brasil com uma mochila nas costas. Fui acordar para aquilo que eu realmente era no final da adolescência, e desde então entendi que não podia fazer nada na vida além de escrever. Afinal é única coisa que eu faço sem quebrar nada que está por perto... hehehe, (as vezes ainda quebro).
Comentário pessoal: cuidado para não quebrar o computador, heim! Hehehe... brincadeiras à parte, estou começando a formular a teoria de que deve existir um "gene de escritor", que às vezes parece despertar do nada e nos contamina com uma imaginação insana. Mas é só uma teoria, claro!
DSA: Eu já declarei aqui no meu blog que sou maníaca por histórias, sejam elas quais forem. Conte para nós: de quais livros, séries e filmes você mais gosta? Se você de repente virasse um personagem fictício, em qual desses "mundos" gostaria de estar?
Shirleyde: Na verdade, eu passei muitos anos lendo diversos livros à procura do meu escritor favorito; pois tudo que eu lia, ainda que gostasse, não despertava em mim aquela vontade de saber mais sobre o autor e sua obra; até que li "O Morro dos Ventos Uivantes", e ele se tornou meu livro favorito, me apaixonei por aquele modo de escrever. Mas, infelizmente, a autora Emily Bronte, havia morrido sem escrever nenhum outro romance! Que tristeza! Mas Gosto muito das séries de época como "Xena A Princesa Guerreira", das fantásticas como "Senhor dos Anéis", que é maravilhosa; mas se fosse escolher um mundo para estar, seria o meu próprio mundo, das minhas próprias histórias. Acho que um escritor é assim, cria seu mundo com a intensão de pertencer a ele de alguma forma. E o mundo que criei para mim é este mesmo mundo em que vivemos, mas visto de uma forma sobrenatural e fantástica.
Comentário pessoal: ah, não! Eu quero passar bem longe dos "mundos" das minhas histórias, senão uma centena de personagens irados iriam querer me espancar pelo que eu fiz (ou vou fazer) com eles... hehehe...
DSA: Para você, o que um livro precisa ter para ser considerado bom?
Shirleyde: Difícil dizer isso porque a gente fica cheio de (pre)conceitos e regras e, de repente, encontra um livro diferente de tudo que você costuma ler, e acha ótimo. Mas acho que, para mim particularmente, para ser um bom livro é preciso ter personagens carismáticos, uma trama com ritmo, que não se arraste e que não tenha como subtítulo: "Eu fui escrito para faturar milhões". Creio que um livro deva ser escrito com sinceridade. Quando isso é feito, o leitor geralmente percebe ao ler cada página.
DSA: Você tem alguma meta para o ano de 2014? Ou prefere que as coisas aconteçam naturalmente?
Shirleyde: Naturalmente? Você está falando coma pessoa mais ansiosa do mundo!
Mas falando sério, acho que devemos sim ter metas em nossas vidas, ajuda a direcionar os nossos esforços; e minha meta para este ano é levar minha arte para um número maior de pessoas, doar para as pessoas que desejarem um pouco deste meu mundo, do meu pequeno saber.
Comentário pessoal: e que 2014 possa ser um ano repleto de realizações para você! Estou torcendo para que seu trabalho se torne um grande sucesso!
E o Kiko?
Essa parte da entrevista consiste no seguinte: eu enumero algumas palavras e o entrevistado marca uma opção de acordo com o grau de importância que isso tem na sua vida.1 - Internet:
(x) Não vivo sem.
( ) Me importo.
( ) Sou indiferente.
( ) Não me importo.
( ) Desprezo totalmente.
2 - Política:
( ) Não vivo sem.
( ) Me importo.
(x) Sou indiferente.
( ) Não me importo.
( ) Desprezo totalmente.
3 - Esportes:
( ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
( ) Sou indiferente.
( ) Não me importo.
( ) Desprezo totalmente.
4 - Religião/Deus:
(x) Não vivo sem.
( ) Me importo.
( ) Sou indiferente.
( ) Não me importo.
( ) Desprezo totalmente.
5 - Livros:
(x) Não vivo sem.
( ) Me importo.
( ) Sou indiferente.
( ) Não me importo.
( ) Desprezo totalmente.
Ping-Pong:
Agora vamos à um ping-pong, responda com uma palavra (ou uma frase):Escrever é - descobrir
Um medo - do fracasso
Um sonho - Está acontecendo!
Essa entrevista para mim foi - Uhu!
Sancti A Batalha de Uma Nova Era é - Tudo em que eu acredito
A Shirleyde é - Um mistério
Muito obrigada, Shirleyde, pela entrevista incrível! Se você leu até aqui, é porque se interessou de alguma forma pelo trabalho da entrevistada, então procure visitar os links abaixo, para que você possa saber mais sobre ela:
Espero que tenham gostado da entrevista de hoje, ainda não sei quando publicarei outras, mas podem aguardar algo bem especial!
Para conferir todas as entrevistas, clique aqui.
Daqui a pouco teremos a segunda postagem do dia, não deixem de voltar mais tarde aqui no DSA!
Beijinhos Alados,