Perdoem-me o trocadilho besta, mas eu aposto que hoje vocês vão entender o aposto rapidinho! Hehehe...
O Aposto:
O nosso "amigo" aposto (que não é o marido da aposta!) nada mais é do que uma explicação que damos no meio de uma frase (ou no fim da mesma) que deixa mais claro para o interlocutor o que significa um determinado termo ou nome, e também pode acrescentar características que lhe são próprias. Vou dar um exemplo de frase com aposto:O Doce Sonho Alado, que é um blog genial, não apenas diverte seus leitores, como também lhes dá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos.deixando de lado a falta de modéstia (risos), destaquei na frase acima o aposto. Observe a forma como o trecho "que é um blog genial" está explicando para o leitor o que vem a ser o Doce Sonho Alado. O aposto é isso. Simples, não?
Vejamos também quais são os tipos de aposto:
Explicativo: aposto usado para simplesmente explicar um termo mencionado anteriormente.
Exemplo: Foi ao ler a obra de Lygia Bojunga Nunes, grande escritora brasileira, que eu me apaixonei pela literatura.Especificador: usado para individualizar termos que geralmente são muito abrangentes.
Exemplo: A casa azul, situada no fim da Rua Principal, era onde ele morava.Enumerador: nada mais é do que uma lista de termos que explica um termo anterior, tornando-o mais claro para o interlocutor.
Exemplo: Ela jogou fora a bagunça que estava em seu quarto: os papéis amassados, as revistas velhas, os restos de comida e as roupas indecentemente imundas.Resumidor: o nome já diz tudo: ele simplesmente resume os termos que foram ditos anteriormente.
Exemplo: As saladas, as sopas, as carnes, as sobremesas, praticamente todos os pratos estavam em promoção.
Fonte: Brasil Escola
Muito fácil, não acham? Aguardem as próximas dicas de Língua Portuguesa, prometo sempre trazer assuntos bem interessantes!
Beijinhos Alados,