Gêneros Literários:
O livro que estou usando como fonte explica que a primeira divisão de gêneros foi feita por Aristóteles, na Grécia Antiga, em sua Arte Poética. Nas palavras do filósofo, podemos discernir três grandes gêneros de manifestação literária: o lírico, o dramático e o épico, sendo que cada um é ligado à determinadas formas de expressão do seu humano.
"Gênero é a maneira pela qual os conteúdos literários organizam-se em uma forma, por apresentarem características estruturais semelhantes".
Gênero Lírico:
O nome lírico vem de "lira", um dos instrumentos que acompanhavam a apresentações dos poetas na Grécia Antiga. Esse gênero está mais ligado ao mundo interior das pessoas, á esfera das emoções, dos sentimentos, dos estados de espírito.Dentre as formas poéticas, podemos ressaltar as seguintes:
- Elegia: poema originário na Grécia Antiga que retratava acontecimentos tristes, na maioria das vezes ligado a morte de um ente querido ou de uma pessoa importante... Sinistro, não?
- Écloga: poema que retrata a vida dos pastores, em um ambiente campestre.
- Ode: também advindo da Grécia antiga, esse tipo de poema é caracterizado pela exaltação dos valores nobres, usando-se um tom de louvação.
- Soneto: nada mais é do que um poema de quatorze versos, organizados em duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (tercetos). Surgiu no século XIII, Itália.
Gênero Dramático:
Compreende-se que façam parte desse gênero os textos que nasceram para ser representados. Até mesmo o termo drama, em grego, refere-se à ação. Para que haja um texto dramático, é necessário que ele esteja numa estrutura que possibilite de ser apresentado em público, com atores, cenários, atos, etc.Aristóteles identificou dois tipos de textos dramáticos:
- Tragédia: é focada nas paixões e nos vícios humanos. Os temas eram apresentados por personagens nobres, geralmente os conflitos eram sobre questões de honra e poder.
- Comédia: é sobre pessoas comuns, e representa seus fatos corriqueiros, como forma de criticar os costumes por meio do riso.
Só que, durante a Idade Média, destacaram-se outras modalidaeds dramáticas, como por exemplo:
- Auto: peça curta, geralmente com temas religiosos. Os personagens normalmente são entidades abstratas, como a bondade, o orgulho, o pecado, etc. O conteúdo dessas peças costuma ser simbélico e, muitas vezes, moralizante.
- Farsa: pequena peça, com cenas que retratam situações ridículas ou grotescas. Seu objetivo era de criticar os costumes por meio da ridicularização.
Gênero Épico:
E, finalmente, chegamos ao épico. Na Grécia Antiga (puxa, tudo acontece na Grácia Antiga, né? Hehehe) os poemas épicos relatavam os feitos de personagens heróicas, sendo que eles cumprem a função de simbolizar os sentimentos, virtudes e valores coletivos.A narrativa é uma variante do épico. Ela é aquele tipo de história em que um narrador conta uma história, com personagens que se praticam determinadas ações num certo espaço e durante um tempo estabelecido.
De acordo com sua estrutura, podemos classificar as narrativas em:
- Romance: é o relato de um acontecimento ficcional. Ele podeter vários personagens, apresentar diversos temas, e, dependendo do tema, pode ser policial, psicológico, histórico, regionalista, etc. Dizem que uma das características que diferencia o romance de uma novela é que primeiro sempre tem um começo, um meio e um fim determinados (mesmo que o fim só surja ao término uma série de livros); já a novela não tem final definido, pode-se continuar com novas narrações o quanto se desejar.
- Novela: é menos complexa que o romance, nela valoriza-se a ação. Sua estrutura é composta por vários conflitos sucessivamente desenvolvidos.
- Conto: narrativa curta e mais simples do que o romance e a novela. Na maioria das vezes tem poucas personagens e apenas um conflito.
- Fábula: é uma narratuva simples, curta e com tema pedagógico. Normalmente são utilizados animais para apresentar um ensinamento moral ou ético. Ela pode ser chamada de apólogo no caso de ter personagens que são objetos inanimados.
Fonte: ABAURRE, Maria Luiza; PONTARRA, Marcela Nogueira; FADEL, Tatiana. Português – Língua, Literatura, Produção de texto.
São Paulo: Editora Moderna, 2006
Espero que vocês tenham gostado da postagem de hoje, e que ela seja útil!!!
Beijinhos Alados,
Oi Sheila! Adorei a mudança aqui do blog, parabens pelo livro, e desculpa não ter vindo aqui mais
ResponderExcluirvezes, estou sem tempo.
Gostaria sim de continuar sendo sua parceira, e se não for problema, vou te colocar na minha página de parceiros, mudando o endereço e tudo ^^
Olá flor! Quero continuar a parceria sim. Já coloquei seu banner lá no meu blog.
ResponderExcluirBjus e não desanima não tá, já já o blog volta ao seu ritmo normal!
Adorei sua nova assinatura... Já vou mudar os banners e os links do seu blog sim ok? Bjus flor :)
ResponderExcluirUma boa aula, Sheila!
ResponderExcluir=)
P.S: Quero sim manter a parceria, já estou levando o banner.
Serio que se colocarmos o endereço do blog nos coments, o blogger interpreta como span e pode excluir o blog?
www.reticenciando.com
Oi moça... Claro que gostaria de continuar a parceria...
ResponderExcluirEstive um pouco ausente por questões pessoais.. e já estou atualizando tudo... Adorei as novidades e já estou trocando o Link lá no meu Blog bjs
Falando em gênero literário, já dá pra contar o gênero do seu livro? Se vc já comentou, desculpa perguntar de novo...é que minha cabeça anda dando uns deletes :(
ResponderExcluir