O Círculo Cromático:
O Circulo Cromático nada mais é do que a representação de todas as cores em formato de círculo, que ajuda-nos a encontrar as cores primárias, secundárias, análogas e complementares, através da simples observação do círculo. Isso é importante para que, ao escolher as cores de sua obra, elas saiam de forma harmônica.Existem muitas variações de formato desse círculo, sendo que o mais simples e mais fácil de entender (que vamos usar) é esse:
Não, não tem nada a ver com Carrossel, embora nos lembre muito... Hehehehe...
Cores Primárias e Secundárias:
Primeiro, vamos identificar as cores primárias e secundárias no círculo (para quem não se lembra quais são, visite esse post) as cores que estão entre elas nada mais são do que a mistura dessas cores.Cores Primárias |
Cores Secundárias |
Cores Análogas:
As cores análogas são as cores visinhas no círculo. Se você usá-las em combinação, gerará uma boa harmonia, já que elas são semelhantes. Quando for escolher as cores que você irá usar em alguma coisa (qualquer coisa) prefira optar por elas.Cores Complementares:
São as cores opostas no círculo. É importante dizer que você deve ter extremo cuidado ao combinar cores complementares, geralmente elas só ficam bem se você souber combiná-las em tons diferentes, gerando assim uma forma ousada de usar as cores. No template atual do DSM, fiz um pouco dessa combinação.Um exemplo prático para saber as cores complementares é observar o negativo de uma foto, ou inverter as cores de uma foto num programa de edições de imagem. Veja abaixo, seguindo as setas, que cor é complementar à outra:
Essas foram as dicas de hoje, em breve vamos continuar nesse assunto que é tão útil para todos nós. Enquanto isso, que tal passar nos outros posts sobre cores? Tenho certeza de que você vai usar essas informações um dia!!!
Leia Também:
Pra não dizer que eu não falei de CORES
Lápis de cor Bic Aquarelável
Dicas de Pintura
Pintando o cabelo
Named Colors
Na hora de Colorir
Harmonia de Cores
Vou tentar fazer mais um tutorial de desenho amanhã!!!
Mil Sweetkisses,

As vezes eu combino cores complementares, mas eu tomo esse cuidado para não exagerar. É difícil pensar que muita gente usa roupas MUITO mal combinadas e ainda se acham! XD Mesmo que pareça não faer muita diferença, é sempre muito util saber dessas coisas sobre cores^^
ResponderExcluirObrigado pela dicas Sheila
Ownt que legal, muito bom :D
ResponderExcluirAs veses eu exagero nas cores ksksks' c:
fatosdaminhavidinha.blogspot.com
é minha cor básica é o preto mais eu sempre costumo usar um tipo de look com mais harmônia nas cores. Beijos e até mais.
ResponderExcluiralmapoeticaa.blogapot.com.br/
Eu me lembro que quando criança fazia um circulo tipo esse, colocava em um lápis e ficava rodando, depois de um tempo o circulo ficava branco (uma ótima maneira de aprender que as cores juntas ficam brancas).
ResponderExcluirSheila, amei o post! E o título, curti bastante. Achei que você ia falar da música do Projota, "pra não dizer que não falei do ódio" KKKKKKKKK
ResponderExcluirBeijos,
Caroline, do Criticando por Aí