Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

21/12/2015

Coisas de Escritora - Nomes de personagens (parte 1)

Sim, vou falar mais de uma vez sobre este assunto porque é o tipo de assunto que dá uma boa discussão. Mas não, não vou colocar aqui uma lista com nomes de personagens para vocês pelos seguintes motivos: não há necessidade de uma lista específica, existem mil e um sites com significados de nomes (ou de nomes de bebês) onde vocês podem pesquisar algum nome que atenda aos seus gostos; isso sem contar que se mais de uma pessoa usasse os nomes que eu colocasse aqui poderia haver o risco de alguém achar que outra pessoa o está imitando. Portanto, escritores, façam um esforço e construam suas próprias listas, não é muito difícil.
Mas o assunto de hoje mesmo é a insatisfação das pessoas. O fato é: se você chamar seus personagens de "Maria", "João", "José", as pessoas vão reclamar. Se você colocar algo bem complicado ou diferente, as pessoas também reclamarão. De todos os personagens do meu livro, os leitores reclamam apenas do Último (e olha que nem é um nome tão exótico assim!). Não tem jeito, as pessoas reclamam de tudo, portanto, as dicas que eu dou são as seguintes:
  • Pense no contexto de sua história e a época na qual ela se passa;
  • Pense na personalidade de cada um e o que deve combinar com eles;
  • Tem um personagem caricato? Aproveite para achar um nome bem engraçado ou diferente;
  • Tente não usar nomes muito difíceis de pronunciar, pode ser que isso canse o leitor.
Sei que são dicas simples, mas elas ajudam um pouco. Claro, eu não sou uma especialista, apenas estou me baseando na minha experiência, minha única intenção é de ajudar vocês a darem seus primeiros passos.

es·cri·tor |ô|
substantivo masculino

1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
Espero que tenham gostado do texto de hoje! Não posso deixar, é claro, de terminar o post convidando a todos a conhecer os meus livros, os links deles estão na seguinte página:


Estou contando com o apoio de todo mundo. Mesmo que você não esteja em condições de comprá-lo, uma divulgação já é muito bem-vinda!

Para ler mais "Coisas de Escritora", clique aqui.

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados