Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

07/12/2015

Coisas de Escritora - Ódio e amor ao Gancho

"Caramba, por que tinha que terminar logo na melhor parte?" Quantas vezes você já repetiu essa pergunta ao longo de sua vida? Aposto que pelo menos umas cem! E é justamente sobre isso que vou falar, o famosíssimo "cliffhanger" ou "gancho" (a tradução mais correta para o português é "gancho", mas a modinha agora é a de chamar de "cliffhanger"). O fato é que todo mundo simplesmente detesta ficar com aquela baita vontade de saber o que vai acontecer no próximo livro, no próximo episódio, no próximo filme, etc. Mas, ao mesmo tempo, uma história sempre fica mais legal quando segura o mistério até o final. Quem quer saber de ler um livro que já entrega o "ouro" nas primeiras páginas?
E esse não é apenas um recurso usado em sagas, sabe aquele fenômeno conhecido como "Só vou ler mais um capítulo!" que te deixa acordada até as três da madrugada porque você simplesmente não consegue parar de ler antes de descobrir o que vai acontecer com aquele personagem que você adora? O culpado também é o bendito do gancho. É só terminar um capítulo com uma grande revelação, e pronto: você simplesmente surfa nas páginas do livro.
Como leitora, antes eu detestava esse recurso, mas passei a aceitá-lo muito mais quando passei a usá-lo nas minhas histórias. Sim, a saga DSA sempre termina com um cliffhanger e não há nada de errado com isso, porque quero que todo mundo se sinta instigado a continuar lendo até chegar ao último volume. Aliás, creio que seja algo essencial numa história de mistério.
Então fica aqui o recado: antes de ficar com vontade de assassinar seu escritor favorito por causa do final do livro, entenda que ele só faz isso porque deseja que você não desista de lê-lo. E temos que admitir que sempre ficamos mais empolgados com um gancho. É psicológico e essencial, desde que bem feito.

es·cri·tor |ô|
substantivo masculino

1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
Espero que tenham gostado do texto de hoje! Não posso deixar, é claro, de terminar o post convidando a todos a conhecer os meus livros, os links deles estão na seguinte página:


Estou contando com o apoio de todo mundo. Mesmo que você não esteja em condições de comprá-lo, uma divulgação já é muito bem-vinda!

Para ler mais "Coisas de Escritora", clique aqui.

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados