Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

02/11/2015

Coisas de Escritora - Trechos de Estimação

Só quem é escritor vai entender o que vou dizer neste post. Duvido que uma só pessoa que tenha escrito um romance ou uma novela não tenha adquirido extrema afeição por alguma parte da obra, algum pedaço que não é exatamente necessário para a trama mas que não conseguimos nos desgrudar. Isso acontece por muitos motivos: talvez por ter sido inspirado em algo pessoal, ou por ter sido produzido naquele momento especial de inspiração, ou simplesmente por parecer muito legal na nossa cabeça.
OK, não há nada de errado ter um carinho acentuado por determinado trecho, isso é coisa do coração mesmo, e de repente esses pedacinhos "bobos" do livro podem contribuir para aumentar o interesse do leitor. Às vezes pode deixar o livro com um tom mais descontraído, ou deixar o dia a dia dos personagens mais verossímil ou simplesmente para deixar o leitor mais "íntimo".
Porém, ao mesmo tempo, esse apego pode ser prejudicial, pois acabamos nos acostumando demais e não percebemos que pode ser algo que irritará, ou que é completamente desnecessário. Claro, se a pessoa conta com um beta reader, talvez não precise se preocupar tanto, pois uma pessoa de fora certamente vai notar o que é essencial e o que não passa de enrolação, mas quem se aventura no ramo independente precisa ter muito, muito cuidado.
Uma dica legal é guardar esses trechos para usar mais tarde, sem apagá-los de vez. Talvez isso até sirva como um exercício para estimular a criatividade, você pode, por exemplo, transformar cada um em um conto, ou juntar tudo para fazer um spin-off.
Portanto, escritores alados, prestem muita atenção na sua escrita. Tentem esfriar a cabeça, ficar um tempo sem ler a sua obra e depois fazer uma leitura mais crítica, eliminando tudo o que não contribui para o desenrolar da trama. Vocês verão que isso trará resultados a longo prazo, evitando muitas críticas negativas.

es·cri·tor |ô|
substantivo masculino

1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
Espero que tenham gostado do texto de hoje! Não posso deixar, é claro, de terminar o post convidando a todos a conhecer os meus livros, os links deles estão na seguinte página:


Estou contando com o apoio de todo mundo. Mesmo que você não esteja em condições de comprá-lo, uma divulgação já é muito bem-vinda!

Para ler mais "Coisas de Escritora", clique aqui.

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados