Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

18/11/2015

Coisas de Escritora - Tramas Complicadas

Alados meus, pensem naquele tipo de livro em que no começo você lê sem ter a menor ideia sobre aonde os eventos narrados vão te levar, por parecerem bastante díspares, mas que no final tudo se encaixa e você tem aquela sensação vertiginosa que é uma delícia.
Todo escritor morre de vontade de fazer algo parecido, surpreender o leitor com algo mortalmente impactante. Não julgo ninguém por tentar complicar a trama de uma história, eu mesma sou do tipo que ama adicionar detalhes que envolvem conexões perigosas, fazer com que alguma coisa só seja completamente revelada na última página, etc. Mesmo assim, preciso dizer que talvez o melhor seja fazer uma história "em linha reta" se você não tiver certeza se conseguirá manter algo rebuscado sem deixar pontas soltas.
Manter uma história rica em detalhes é um processo meticuloso e demorado. Simplesmente não dá para acabar um livro desses em poucos meses. Demora anos para fazer algo "amarrado", é preciso revisar bastante e ter um bom senso de autocrítica, principalmente porque você precisa ter semancol bastante para se livrar de trechos que, embora muitas vezes pareçam bonitos aos nossos olhos, podem acabar prejudicando a qualidade da obra a longo prazo.
E então você me pergunta: "Você está dizendo que não devemos escrever tramas complicadas?" Claro que não. Escrevam, mas pensem muito bem sobre elas. Levem bastante tempo para escrever, não sejam ansiosos. De preferência, fiquem alguns meses sem mexer no que escreveram e releiam tudo com "a cabeça fresca". Apenas leve adiante quando estiverem certos de que tudo está verossímil. Só isso.

es·cri·tor |ô|
substantivo masculino

1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
Espero que tenham gostado do texto de hoje! Não posso deixar, é claro, de terminar o post convidando a todos a conhecer os meus livros, os links deles estão na seguinte página:


Estou contando com o apoio de todo mundo. Mesmo que você não esteja em condições de comprá-lo, uma divulgação já é muito bem-vinda!

Para ler mais "Coisas de Escritora", clique aqui.

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados