Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

05/10/2015

Livro - Uma Janela no Tempo (Edição Kindle)

Alados, trouxe hoje a minha opinião pessoal sobre mais uma obra nacional, desta vez escolhi um dos e-books que tinha comprado com aquele famoso bônus de vinte reais que a Amazon deu para quem baixasse o seu aplicativo. Nessa ocasião, comprei três livros em inglês que gostei (incluindo um de Doctor Who), um conto nacional que queria muito ler e dois livros nacionais que nem conhecia mas que me interessei pela sinopse. O livro de hoje estava incluído na última categoria, querem saber o que eu achei?

Uma Janela no Tempo, Lorena de Macedo:

Meu interesse por esta obra é óbvio (pelo menos para quem me conhece): entre um dos seus assuntos principais estão as viagens no tempo. Entretanto, este romance não fala só sobre isso, também discursa sobre escolhas e suas consequências, arrependimentos e como não é possível mudar um destino uma vez que este já está determinado.
Demorei um pouco para entrar no ritmo da história, em parte por causa do vocabulário mais formal, que dificultou um pouco a naturalidade dos primeiros acontecimentos. Outra coisa é que eu não tinha entendido bem a época em que a história se desenrolava, mas isso pode ter sido por culpa minha mesmo, tive a leitura interrompida por causa de outros livros que estava acompanhando. Mas a partir da metade do enredo já estava bastante curiosa sobre o que iria acontecer com os personagens e comecei a deslizar mais nos parágrafos. Além do drama principal do jovem Daniel Pope também há histórias paralelas que se entremeiam e completam o enredo principal. Talvez alguns leitores se incomodem com a mudança brusca de assunto, no começo, mas depois que as peças do quebra-cabeça vão se encaixando fica bem mais interessante.
O clima geral é daquele tipo de "novelão", o foco acaba sendo mesmo as escolhas dos personagens e não as viagens do tempo em si. Também temos menções de figuras históricas no decorrer do romance, o que acaba possibilitando a conexão da parte fictícia numa época real, um diferencial bastante válido.
Um dos pontos negativos que preciso citar é que a diagramação do e-book estava bastante falha, provavelmente deve ter sido criada a partir de um PDF. Considerando que é uma obra que foi produzida com a ajuda de uma editora, esperava um pouco mais de profissionalismo nesse tocante.
Quanto ao final, não posso dizer muita coisa para não causar spoiler, mas achei um erro primário: todos as pessoas que já estão acostumadas com histórias que lidam com viagens no tempo sabem que certos tipos de mudanças no passado geram paradoxos, que sempre trazem grandes catástrofes; e nessa conclusão em especial isso não aconteceu. Ainda assim, aqueles leitores que querem ler apenas por diversão, sem pensar em detalhes lógicos, vão gostar do apelo emocional e da mensagem geral transmitida pela autora.

Não percam as minhas próximas opiniões, trarei ótimas obras!

Para ler todas as minhas opiniões sobre os demais livros que já li, clique aqui.

Para conhecer os meus livros, clique aqui.

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados