Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

21/10/2015

Coisas de Escritora - Os Piores Preconceitos Literários

Infelizmente, o tema de hoje não se resume apenas ao preconceito dos brasileiros com a literatura nacional, alados meus, pois hoje em dia passei a notar preconceitos ainda piores, desses que me fazem ter vontade de parar de ler comentários em blogs literários de uma vez por todas. Sim, porque tudo o que falarei neste post foi resultado de uma observação feita a partir da leitura dos comentários que são deixados em resenhas ou divulgações dos meus livros.
O que acontece é que, das pessoas que leem nacionais sem problemas, uma grande parcela só gosta de ler histórias românticas (e, pior ainda, uma parte dessas pessoas prefere procurar apenas títulos que contenham conteúdo adulto). E não tentem me contradizer porque eu já vi muita gente comentando por aí que não lê determinada obra justamente por causa disso. Claro, gosto é gosto, eu entendo, porém, é um desperdício fechar a mente para algo que você ainda nem experimentou. E se uma obra que tem apenas crianças e que foque em outros tipos de amores acabar te encantando? Como você sabe que não vai gostar de algo sem nem ao menos dar uma chance aos primeiros capítulos?
O que acontece é que em determinado momento o brasileiro começa a se julgar muito "adulto" e acha que a única coisa que um "adulto" tem que experimentar precisa ser ligado ao relacionamento entre homem e mulher (ou entre pessoas que se amam, se preferirem). Talvez um dos pontos que contribuam para isso seja o bombardeamento de novelas. As pessoas ainda idolatram muito as novelas, principalmente as de um certo canal "global", e desde criança aprendem que aquilo é que gente crescida têm que assistir. E se não é isso, só veem futebol.
E não me digam que não é assim que acontece com a grande massa pois o que eu mais tenho visto hoje em dia são coisas que as pessoas só gostam porque estão presentes numa novela. É um tal de: "Essa música é linda, ela passa na novela das 8" ou "Temos que usar aquela roupa que a fulana da novela das seis usa". E quanto às fantasias? E a ficção científica ou histórica? Acham tudo isso muito sem-graça apenas pelo motivo de não ter um casal, ou por deixar o romance em segundo plano.
O segundo preconceito mais irritante é contra capas que não sejam feitas com fotografias. Reparem só: quando ela é feita a partir de uma foto, todo mundo comenta que simplesmente precisa ler a obra por causa da capa maravilhosa que tem. Se a capa for um desenho, mesmo que seja algo simples mas muito bem feito, as pessoas na mesma hora dizem que não estão estimuladas a ler por causa da capa. Duvida do que eu digo? Abra agora mesmo seu blog literário favorito e leia os comentários de uma resenha nacional com capa que seja uma foto e outra que seja um desenho (ou que seja bem simples) para perceber a diferença. Mas não vá numa resenha de livro que é modinha, esses mesmos indivíduos acham qualquer capa maravilhosa quando o livro é modinha, pode crer.
A verdade é que gente com cabeça fechada me incomoda muito. Minha filosofia de vida literária é a seguinte: "tenta, talvez você acabe gostando". Já li muita coisa que é fora da minha zona de conforto e acabei curtindo a experiência. Mesmo que a obra não tenha entrado para os meus favoritos, sempre encontrei um lado bom na experiência. E você, vai continuar correndo o risco de deixar de ler um enredo que vai mudar a sua vida só por causa dessas besteiras?

es·cri·tor |ô|
substantivo masculino

1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
Espero que tenham gostado do texto de hoje! Não posso deixar, é claro, de terminar o post convidando a todos a conhecer os meus livros, os links deles estão na seguinte página:


Estou contando com o apoio de todo mundo. Mesmo que você não esteja em condições de comprá-lo, uma divulgação já é muito bem-vinda!

Para ler mais "Coisas de Escritora", clique aqui.

Beijinhos Alados,
1 Comentários
Comentários

Um comentário:

  1. Ah como eu amo essa minha amiga que resume tudo que eu sinto em algumas linhas, obs desisti de comprar teus livros físicos para pedir autógrafo, já que você nunca tem tempo para mim, tenho ambos em e-book, estou lendo!
    Bjãoooooooo, poxa eu sou uma amiga carente e com saudade!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados