Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

10/07/2015

Coisas de Escritora - Finais Tristes

Como leitora, alados meus, sempre detestei finais tristes, perdas de personagens queridos, já disse aqui no blog, em outra postagem, que eu ainda "não aprendi a dizer adeus". O que acontece é que consigo me apegar fácil quando o personagem se adequa aos tipos que eu gosto, dá um sofrimento enorme saber que não há a mínima chance de vê-los de novo.
Só que ao mesmo tempo também sei que um livro sempre traz uma mensagem e/ou uma lição de vida quando se observa o enredo como um todo. De repente a intenção do autor seja salientar que certas coisas podem trazer terríveis consequências, ou garantir que a história esteja mais próxima da realidade, ou até mesmo ajudar o leitor a refletir sobre a perda, para que quando algo do tipo acontecer na vida real ele já tenha um certo preparo.
Como escritora, não sou exatamente inclinada a criar desfechos esmagadores, porém, sempre há o fato de que se uma história pede uma tragédia, quem somos nós para negá-la? Um exemplo disso é que eu percebi que um dos meus personagens (que não vou dizer quem é para não gerar spoilers) que atuaria até o fim da trama precisaria morrer muito antes do que eu imaginava. Mas não é por simples crueldade: se ele ficasse vivo, atrapalharia a verossimilhança. Dói muito para mim pensar que terei que fazer isso, pois ele é um dos meus queridos, mas preciso aprender a viver com isso se quiser que a saga fique boa o suficiente.
Agora, se existem escritores que preparam finais tristes com o intuito sádico de simplesmente fazer os leitores sofrer... bom, eu não ponho a mão no fogo por ninguém!!!

es·cri·tor |ô|
substantivo masculino
1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).

escritor públicoLiterato de profissão.

"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 25-06-2015].
Espero que tenham gostado do texto de hoje! Não posso deixar, é claro, de terminar o post convidando a todos a conhecer os meus livros, os links deles estão na seguinte página:


Estou contando com o apoio de todo mundo. Mesmo que você não esteja em condições de comprá-lo, uma divulgação já é muito bem-vinda!

Para ler mais "Coisas de Escritora", clique aqui.

Beijinhos Alados,
1 Comentários
Comentários

Um comentário:

  1. Oi Sheila!

    Até hoje nunca "matei" um personagem que tinha me apegado muito... Imagina, se já sofremos com a história dos outros, deve ser complicado matar um personagem querido no seu próprio livro... Ainda mais quando não tem opção, diante do desenrolar da história... Gostei do post!

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados