Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

04/05/2015

Livro - Sem Deixar Rastro (Edição Kindle)

Alguém aqui se lembra do conto "O Anjo de Copacabana"? Pois é, o livro de hoje também é do mesmo Fabio Bastos, que também apareceu aqui no DSA numa entrevista muito divertida. Assim como a obra anterior, mais uma vez nos deparamos com uma dúvida cruel: seria ela um conto muito grande ou um pequeno romance? Olha, na minha quase humilde opinião, acho que é um romance sim, mas não por causa do tamanho, e sim pela quantidade de "conflitos", pelas múltiplas perspectivas da história, pela constituição do enredo em si. Para mim (e essa é uma opinião muito discutida por especialistas, e eu sou apenas uma metida à besta, não a considerem como verdade absoluta, please!), um conto é definido como tal quando tem apenas um "ápice", como se fosse apenas uma mensagem a ser passada (ou quase isso, hehehe).
Portanto, hoje vou falar sobre o romance escrito pelo Fabio Bastos, espero que vocês leiam minha opinião e, caso fiquem curiosos, adquiram seu exemplar no link a seguir:


Sem Deixar Rastro, Fabio Bastos:

Milagrosamente, Bruno Conti escapa de um terrível acidente de avião. Embora seja um triste desastre, o jovem encara o fato como uma oportunidade providencial: ele é um fugitivo, única testemunha do caso de seu falecido padrinho doleiro e precisa urgentemente fugir sem deixar rastro (conforme aconselhara o próprio padrinho do rapaz). Achando que poderia sobreviver anos sem ser descoberto, ele passa a viajar pelo Brasil e pelo mundo, tentando não deixar nenhuma pista de que ainda estava vivo. Só que jamais imaginou que um astuto repórter descobriria sua existência após examinar os fatos detalhadamente. Será que Bruno conseguirá desaparecer para sempre? Ou acabaria por descobrir que não fora tão cuidadoso quanto pensara?
Já disse uma vez e digo de novo: admiro bastante o estilo de escrita do Fabio Bastos, que narra os "causos" de suas histórias como se estivesse apenas transcrevendo a conversa de dois compadres que se encontraram num bar. É uma escrita com personalidade, sem dúvida, é quase possível encontrar a "assinatura" do autor em cada linha. Não fiquei nem um pouco entediada com a leitura, deslizei pelas páginas principalmente porque fiquei imensamente curiosa com o que ia acontecer, embora essa não seja a minha temática favorita. Meu ramo mesmo é a literatura fantástica (principalmente infantojuvenil), mas tenho a mente aberta para outros tipos de leitura e sei reconhecer quando um livro é bom mesmo quando não está na minha zona de favoritos (e posso garantir que "Sem Deixar Rastros" é muito bem escrito, de verdade).
O livro é adulto, tem alguns trechos que talvez não agradem a todos por serem mais "nus e crus", porém, no fim das contas, está apenas relatando o que realmente acontece. Ué, se é assim mesmo que as coisas são, porque o Fabio escreveria de forma diferente? Creio que seria exatamente o que ele diria caso lhe perguntassem por que escolheu acrescentar isso à trama.
Quanto aos personagens, não cheguei a me afeiçoar muito, talvez justamente por não ser o meu ramo preferido. Sabe, sinto saudades de ler sobre o Seu Gusmão, mas o Bruno é apenas um cara interessante, não cheguei a me apegar e não me surpreenderia pensando sobre ele de forma nostálgica. Mas não são personagens mal feitos não, todos eles tem personalidades e histórias de vida bem formadas.
Quanto ao final... aaaaaah, eu achei muito fofo. Não sei se todo mundo gostaria, mas achei muito justa a conclusão, e o arremate final foi o que mais me encantou. Quem ler vai entender o que eu disse (e espero que vocês fiquem bastante curiosos e leiam mesmo... hehe).
Então fica aqui a dica de livro de hoje, mas lembrem-se de que é uma leitura adulta e sem muitos compromissos. Descubra você também o que o futuro reservou para Bruno Conti e embarque com ele no "Cangrejo"!

Não percam as minhas próximas opiniões, trarei ótimas obras!

Para ler todas as minhas opiniões sobre os demais livros que já li, clique aqui.

Para conhecer os meus livros, clique aqui.

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados