Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

01/05/2015

Dica - Como não clicar nos botões falsos de download!

Alados meus, muita gente vai achar que este post é uma piada (haters gonna hate, Daleks gonna exteeeeerminate!), mas a verdade é que uma das coisas que mais incomodam os internautas são os "ads" (propagandas) disfarçados de botão de download. Esses botões surgiram porque muitos engraçadinhos pretendem ganhar dinheiro ou infectar o computador alheio se aproveitando do descuido da pessoa que está acessando o site. Aposto que você mesmo já viu um monte, e acabou clicando em pelo menos uma dessas "armadilhas modernas".
Eu já encontrei estes benditos por toda parte e acabei ganhando certa experiência com relação a eles. Hoje darei várias dicas que vão te ajudar a fugir deles também, espero que gostem!

Como não clicar nos botões falsos de download:

Coloque o ponteiro do mouse sobre o botão (mas não clique):

A primeira dica já vai te ajudar a fugir da grande maioria deles. Sem clicar no botão suspeito, coloque o ponteiro do seu mouse em cima dele e olhe para a barra de "status" (a barra ou faixa que fica na parte de baixo do seu navegador). Se aparecer nela um site começando com o endereço do site que você está acessando (ou parte dele), as palavras "javascript:void(0)" (ou algo parecido) ou um endereço que termina com a extensão do arquivo que você quer baixar (.mp3, .avi, .rar, etc), pode clicar sem medo.
Agora, se o endereço começar com "ads", "adserver" ou for muito estranho, desconfie na mesma hora. Provavelmente você será levado a uma página indesejada e pode até ganhar um belo vírus por causa disso.
Entretanto, se ainda assim tiver dúvidas quanto à procedência do botão, confira as próximas dicas!

Recarregue a página:

A grande maioria dos sites têm propagandas que mudam a cada vez que a página é recarregada. Se você acessar outra vez e descobrir que o botão mudou, já terá a certeza de que é um botão falso.

Conheça melhor o site que está acessando:

Preste atenção no layout, cores, fontes, etc. Geralmente os botões verdadeiros combinam com as características do site. Também é legal decorar os espaços reservados ao texto da página em si e os que contém "ads".

Evite botões muito modernos:

Os engraçadinhos que armam tais armadilhas geralmente se utilizam de imagens modernas e chamativas, e às vezes até animadas. Se o botão for bonito demais, já levante suspeitas e procure seguir as outras dicas deste post antes de clicar nele.

Observe as palavras em volta do botão:

A maioria dos sites marcam a parte reservada às propagandas com as palavras "Ads", "Anúncio", "Sponsor" ou "Sponsored", escritas em fonte bem pequena e/ou cinza. Veja bem se não há algo parecido em volta da imagem antes de sair clicando em qualquer link!

Veja se tem um botão de "fechar":

Já outros sites têm a vantagem de contar com pequenos "poup-ups" para os anúncios, muitas vezes com um botão de fechar para cada um deles. Se for esse o caso, basta fechar o "poup-up" e você estará livre do anúncio. Mas atenção: às vezes também existem botões falsos de fechar, use a primeira dica aqui do post para identificar se é seguro ou não clicar neles.

Nunca acredite se disserem que seu flash está desatualizado:

O Adobe Flash Player, o Mozilla Firefox, o Google Chrome, o Windows Media Player, o Video Lan e outros programas e plugins semelhantes não deixam mais avisos de que você precisa atualizá-los por toda parte. Caso fique em dúvidas se precisa fazer a atualização ou não, acesse a página oficial do programa/plugin e atualize por ela (somente em sites oficiais mesmo!)

Decore a aparência dos botões falsos:

A grande maioria deles é azul ou verde e tem design bem moderno (como já citei anteriormente). Com o tempo e a experiência, tenho certeza de que você conseguirá identificar todos instintivamente.

Gostaram das dicas? Já caíram no truque do botão falso? Não se esqueçam de deixar sua opinião nos comentários!!!

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados