Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

24/04/2015

Livro - Na Escuridão dos Dias

Alados meus, trouxe hoje para vocês a minha humilde opinião sobre o livro de uma escritora que entrou em contato comigo. Vocês já conheceram a Cristina Deutsch através da Entrevista DSA, e agora saberão mais sobre a obra "Na Escuridão dos Dias".
Caso se interesse pela história, fique ligado no blog da autora e encontre lá todas as informações sobre a obra e tudo mais:


Na Escuridão dos Dias, Cristina Deutsch:

O livro "Na Escuridão dos Dias" é um romance de ficção histórica que se passa durante e depois da Guerra de Secessão da Iugoslávia. Para mim, ele foi uma oportunidade de sair um pouco da zona de conforto, conhecer outro ponto de vista que ainda não tenha explorado. Creio que o ponto forte desta trama seja exatamente este: a possibilidade de distanciar-se um pouco da trivialidade do dia a dia e poder se colocar no lugar de uma pessoa fortemente marcada pelos terríveis massacres que, infelizmente, acabam quedando esquecidos. Faz a gente refletir sobre como vivemos e deixamos de lado as pessoas que são violentadas todo dia; e também como acabamos "enterrando" na mente as coisas ruins que aconteceram conosco, esquecendo-se que os dias corriqueiros podem ser maculados a qualquer momento por um mal repentino.
Estou dizendo isso porque a história não se resume apenas aos sombrios dias da guerra, nós acompanhamos a protagonista Milla também quando já é adulta, muito depois de perder os pais na guerra. Esta segunda parte aborda fortemente os costumes orientais e como, na maioria das vezes, eles acabam sendo interpretados de maneira equivocada ou fantasiosa. Devo destacar apenas que não concordo muito com a Milla (a personagem principal) com relações a trajes típicos de certas culturas, pois em determinados trechos ela demonstra clara aversão aos trajes masculinos árabes e também a kilts. Bom, gosto é gosto, e aqui eu estou apenas declarando o meu: acho lindíssimas estas manifestações da cultura de um povo. Se são estranhos aos olhos, num primeiro momento, tudo bem. Mas não se pode esquecer que muitos hábitos nossos podem também ser considerados "esquisitos" por eles. É questão de se colocar no ponto de vista do outro.
Entretanto, talvez essa característica da Milla tenha servido para não marcá-la com o estereótipo "protagonista boazinha e heroica". Trouxe uma personalidade mais forte e decidida, gosto disso em personagens femininos.
Como pontos fracos, devo citar que, por ser escrita em primeira pessoa, a todo momento tive a sensação de que o livro ficaria ainda melhor se fosse um pouco mais parecido com um diário, separado em dias ou "blocos" de dias. Não necessariamente com a estrutura em si do diário, mas ressaltando o fato de que são as memórias da personagem principal. Além disso, há alguns deslizes na revisão, e também algumas passagens (principalmente no começo) ainda poderiam ser mais detalhadas. Também creio que alguns erros podem ter sido intencionais, para salientar a diferença de idioma da narradora (como se ela ainda estivesse tendo dificuldades para encontrar as palavras certas). Pode ter sido apenas impressão minha, não sei... hehe. Mas, se for o caso, acho que o uso de tal recurso poderia ser avisado antes ao leitor, numa nota prévia da autora, para que não haja julgamentos precipitados.
Enfim, fica aqui hoje uma sugestão de leitura para não apenas se divertir, mas também refletir sobre assuntos muito importantes. Se você também ficou curioso, não deixe de ajudar de alguma forma (seja com sua leitura ou divulgação)!

Não percam as minhas próximas opiniões, trarei ótimas obras!

Para ler todas as minhas opiniões sobre os demais livros que já li, clique aqui.

Para conhecer os meus livros, clique aqui.

Beijinhos Alados,
3 Comentários
Comentários

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais de conhecer tua opinião a respeito da obra, e quanto a algumas imperfeições encontradas,o que acho normal, se até os renomados autores cometem, imagina eu, escorrego e caio mesmo. hehehe, mas na vida tudo é aprendizagem e, eu ainda tenho um caminho longo a percorrer, porém o primeiro passo já foi dado e agradeço muito a vocês blogueiros que como leitores, estão me auxiliando nesta longa e difícil caminhada no mundo literário. Obrigada por dispensar teu precioso tempo com minha humilde obra, espero que os leitores venham a apreciar tanto quanto você. Sinta-se fortemente por mim abraçada. Bjs literários da CD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados