Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

04/03/2015

Livro - A Fórmula da Vida (Edição Kindle)

Alados, hoje compartilharei com vocês a minha opinião sobre mais uma super obra nacional que acabei de ler no meu Kindle! O livro escolhido da vez foi "A Fórmula da Vida", de Adriana Igrejas, que é uma das escritoras que estão comigo na coletânea "Eu, Você e o Natal". Por favor, alados meus, peço que leiam minha opinião com todo o carinho e, caso fiquem curiosos, adquiram também o seu exemplar. O link do livro na Amazon é o seguinte:


A Fórmula da Vida, Adriana Igrejas:

Eu tinha baixado esse livro há muito tempo, num período no qual ele esteve gratuito, em 23/12/2013. Só consegui adentrar nessa leitura agora já com o meu e-reader porque antes era obrigada a ler apenas obras menores, já que para terminar uma demorava muito tempo.
Depois de uma breve introdução sobre Jorge Durval e a Fórmula da Vida, nós começamos a acompanhar a dura trajetória de Catarina Evangelista Durval, uma garota abastada que teve sua vida maculada por um trágico episódio que a deixou órfã e com receios de se relacionar com as pessoas. Ante a brutalidade da violência que sofreu, ela se sente frágil e decide "armar-se" com o aprendizado de artes marciais.
Em pouco tempo, a patricinha vê-se transformada em assassina, pit girl e, posteriormente, em justiceira. O domínio sobre as técnicas das lutas dão-lhe a impressão de invencibilidade, e Catarina não recua nem mesmo quando seu adversário parece ser imensamente mais forte. Quando ganha uma batalha, ela sente enorme prazer, o que só contribui para que arrume confusões em cada lugar em que coloque os pés.
No começo, o livro tem um ritmo mais lento, já que a autora explica detalhadamente cada evento da vida de Catarina desde os seus quatorze anos. Portanto, o leitor que é mais acostumado com a ação precisa ter um pouquinho mais de paciência para não perder a segunda parte do enredo, que é cheia de surpresas e situações inusitadas. Dou destaque especial ao ápice da trama, em seus últimos capítulos, que acabam justificando com louvor a importância de tudo o que você teve que ler sobre a vida da protagonista.
Acabei me apegando sim à alguns personagens, principalmente com o delegado Perez, a Dona Esperança e, embora tenha demorado um pouco para me decidir, o Gregório. No caso da Catarina, admirei bastante sua força e caráter, porém, ela não chegou a me conquistar. Acho que foi justo porque ela se fecha na hora de se relacionar com as pessoas, ou talvez porque ela não é ousada com as palavras. Ela me lembrou um pouco a Morine McAndrews (uma personagem minha que aparece no livro Doce Sonho Efêmero) e, ao contrário do que vocês devem ter pensado, não se parece nem um pouco com a minha Evangeline (que é um cão que ladra muito mais não morde, o exato oposto da Catarina).
Esta trama nos traz belas lições sobre os caminhos que escolhemos na vida, sobre confiança (e sobre a falta dela também), a importância de perdoar a si mesmo (no tocante das coisas erradas que já fizemos), sobre acreditar em Deus e muitas outras coisas que podem nos ajudar a crescer como indivíduo. Recomendo, mas deixo a ressalva de que as pessoas que preferem histórias em que não é preciso "pensar muito" podem não gostar de algumas partes. Digamos que a trama é mais madura do que as modinhas. Mais ou menos isso, pode ser que eu esteja exagerando... hehe. Enfim, dê uma chance, pois há grandes chances de que você se surpreenda.

Não percam as minhas próximas opiniões, trarei ótimas obras!

Para ler todas as minhas opiniões sobre os demais livros que já li, clique aqui.

Para conhecer os meus livros, clique aqui.

Beijinhos Alados,



1 Comentários
Comentários

Um comentário:

  1. Obrigada, Sheila, pelo seu post! Gosto muito da maneira como se expressa. "A fórmula da vida - a escolha de Catarina" é sim um livro complexo, mas você conseguiu destacar tranquilamente vários de seus aspectos sobe uma visão bem objetiva. Beijinhos literários!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados