Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

27/03/2015

Livro - Doctor Who and the Daleks (Edição em Inglês)

Alados meus, hoje a minha opinião é dedicada a todos os amantes de ficção científica e, mais especificamente, para os Whovians de plantão! Desta vez o livro pode ser apreciado sem problemas por quem ainda não conhece muito sobre o universo do seriado Doctor Who (desde que você saiba e goste de ler em inglês), embora eu aconselhe que o arco a que corresponde a história seja assistido também, pois é muito bom.
O livro que li pode ser encontrado no Universo Who, em inglês, entre a coleção de adaptações da TARGET dos episódios clássicos de Doctor Who. Eu li pelo Kindle, mas você pode usar o dispositivo de sua preferência. Quer saber o que achei da história? Vamos, continue lendo!

Doctor Who and the Daleks, David Whitaker:

Este livro é uma adaptação publicada pela TARGET do segundo arco da série clássica de Doctor Who (para quem não sabe, os arcos da Classic Who são reuniões de episódios de vinte minutos cada, como se fosse um grande episódio só dividido em várias partes). Escolhi este pois é um dos meus arcos favoritos do Primeiro Doutor, tanto que, enquanto eu assistia, até cheguei a pensar que também estava sendo afetada pela radioatividade... hehehe. Sério, não sei se eu estava hipersensível ou algo parecido, mas o fato é que praticamente senti o que o Doutor, a Susan, o Ian e a Barbara estavam enfrentando.
Deixando um pouco de lado as minhas sensações esquisitas, o livro é em primeira pessoa, sob a perspectiva do companion mais divo, maravilhoso, esplendoroso, conhecido simplesmente como Ian Chesterton. A consequência disso é que perdemos um pouco sobre o que aconteceu com o Doutor e a Susan (algumas partes só poderiam ser descritas se fosse um narrador onisciente em terceira pessoa), mas ganhamos as impressões e sentimentos do próprio Ian durante sua aventura em Skaro.
O começo do livro, na verdade, é muito diferente da história original. Ele começa como uma versão alternativa (bem mais sombria) do encontro do Doutor e da Susan com os primeiros companions, fato que deveria estar no primeiro arco, "An Unearthly Child" (a adaptação do primeiro arco só foi lançada muito depois, então "Doctor Who and the Daleks" ficaria nas adaptações como se fosse a primeira aventura do Doutor). Nessa versão, o Ian só conhece a Barbara por causa de um acidente de carro que ela tem com a Susan. O sobrenome da neta do Doutor também é diferente, Barbara diz que ela se chama "Susan English".
"I saw Susan and the Doctor step out of the Ship and Barbara and I followed slowly.
    ‘Do you know,’ I said, ‘that we don’t even know what the Doctor’s name is?’
    ‘He doesn’t respond to personal questions very well.’
    ‘Maybe not, but I have two I’m determined to ask him when I get him in the right mood — What does he do and who is he?’ There was a short silence. I said, ‘Perhaps that’s what we ought to call him “Doctor Who?”.’"
A partir do momento em que a TARDIS se materializa em Skaro, porém, a trama se torna muito mais fiel ao seriado (não vou falar muito sobre essa parte para não gerar spoilers aos desavisados). Há pouquíssimas diferenças a partir de então, apesar de que, na minha opinião, acredito que o Doutor deveria ter notado que o circuito camaleão estava quebrado, coisa que acontece em "An Unearthly Child" e que, já que essa seria a pretensa primeira viagem dele com os companions, deveria ter sido percebido. Mesmo assim, vale muito a pena conferir em detalhes o primeiro encontro do Doutor com seus inimigos mais antigos, sempre conferindo a opinião do Ian sobre os fatos.
Eu sou muito suspeita para qualificar o livro, pois já era apaixonada pelo enredo do arco, então vou deixar que vocês mesmos leiam e decidam. Como eu disse, se você souber e gostar de ler em inglês, pode aproveitar esse romance mesmo que não saiba nada sobre Doctor Who. Para ajudar, até vou postar aqui algumas fotos do arco original, para que elas te ajudem a mentalizar os personagens:

Fotos do arco original:

Ian, Barbara, o Doutor e Susan chegam a Skaro
Barbara é encurralada por um Dalek
Um Dalek no corredor
O Doutor, Susan, Ian e os Daleks
Susan conhece o Thal Alydon

Não percam as minhas próximas opiniões, trarei ótimas obras!

Para ler todas as minhas opiniões sobre os demais livros que já li, clique aqui.

Para conhecer os meus livros, clique aqui.

Para ler mais postagens sobre Doctor Who, clique aqui.

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados