Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

04/02/2015

Coisas de Escritora - Personagens e a Teoria Power Rangers

Não, alados meus, eu não fiquei mais louca do que já sou, apenas vim ensinar uma técnica que uso para montar meus personagens de forma que eles fiquem cativantes, e que também ajuda na hora de não confundir as características de cada um.
Essa técnica acabei descobrindo com a experiência mesmo, não foi nada que um escritor famoso tenha dito ou algo parecido (se bem que não posso afirmar que é um pensamento original, pode ser que alguém já tenha criado uma técnica semelhante, claro). Chamo carinhosamente essa técnica de "Teoria Power Rangers". Por que esse nome? Tem tudo a ver com o fato de cada um ter a sua cor.
Assim como os "Power Rangers", o escritor precisa "colorir" cada personagem de forma diferente. O principal é pensar na personalidade em si: defina na sua cabeça cada um deles separadamente, associando uma cor ao jeito dele de pensar ou agir. Um exemplo: ao pensar num personagem mais bruto, associe-o à cor vermelha. Um personagem mais depressivo, pode ser relacionado à cor cinza, etc.
E então surge a pergunta: "Será que a cor também pode ser relacionada a cada personagem de forma física?" Eu acho bastante legal, alados meus, que você também oriente as escolhas de cores de roupas, acessórios e outras características visuais à uma cor favorita do personagem, ajuda bastante ao leitor para manter cada um mais "individual" na sua mente. Porém, aconselho que você não seja tão literal quanto os "Rangers":misture tons, coloque cores diferentes uma vez ou outra. Tente não ser muito óbvio.
Com o tempo, fui percebendo que esse truque também deixa nossas criações mais nítidas na nossa louca mente de escritor. Tipo, quando vamos construir uma fala, pensamos: "Claro, o fulano diria isso deste jeito, pois ele é vermelho, raivoso, não teria outra forma de falar".
Evidentemente, com a experiência você passa a fazer isso naturalmente. Foi o que eu sempre usei para montar os meus bebês, e até agora só tenho ouvido elogios neste quesito. Podem perguntar para todas as pessoas que leram o DSA: meus personagens são sempre bem definidos.

Espero que tenham gostado do texto de hoje! Não posso deixar, é claro, de terminar o post convidando a todos a conhecer os meus livros, os links deles estão na seguinte página:


Estou contando com o apoio de todo mundo. Mesmo que você não esteja em condições de comprá-lo, uma divulgação já é muito bem-vinda!

Para ler mais "Coisas de Escritora", clique aqui.

Beijinhos Alados,
1 Comentários
Comentários

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes,deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
    E se gostar e desejar comente.
    Que Deus vos abençõe e guarde.
    Abraço.Peregrino E Servo.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados