Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

19/12/2014

Coisas de Escritora - Algumas dicas úteis...

Alados, há um tempão atrás escrevi um tutorial que mostrava como escrever um livro. Hoje darei mais algumas dicas rápidas que podem te ajudar, mas não deixe de passar antes nesse post anterior porque foi nele que escrevi a minha técnica principal.

Dica 1 - Colecione e recicle momentos:

Tudo o que acontece na sua vida pode ser reutilizado. Talvez algo que marcou sua infância, algo recente que tenha sido interessante ou até mesmo algo que você observou (olhar para as pessoas da janela de casa, ou de um ônibus, às vezes pode ser bastante útil). você não precisa necessariamente descrever tudo em detalhes, pode reciclar a cena em algo diferente. Talvez escrevendo o final que você gostaria de ter dado para a situação, mudar as falas para a personalidade dos personagens... use a sua imaginação!

Dica 2 - Não descarte ideias bobas:

Pode ser que uma ideia besta não funcione para a história atual, mas quem sabe em outro livro? Nunca parca uma ideia, você nunca sabe quando vai precisar de um momento engraçado, tenso, triste...

Dica 3 - Aprenda com o erro alheio:

É isso mesmo que você acabou de ler. Leia prestando atenção nos detalhes e verifique a verossimilhança dos enredos. Além de aprender o que não fazer nos seus livros, você também pode aproveitar para colocar na sua história o jeito certo de um erro que leu em alguma obra. Sabe, escrever como se tal situação que você leu no livro tivesse sido diferente. Porém, lembre-se de seguir o conselho que darei na próxima dica: cuidado para não ultrapassar a fronteira do plágio!

Dica 4 - Se quiser copiar, saiba como não plagiar:

Dizem que neste mundo "Nada se cria, tudo se copia". Eu não sou totalmente contra essa máxima, já que ideias não podem ser monopolizadas. Não há nada de errado em usar uma coisa ou outra, mas tenha sempre o cuidado de modificar a ideia de modo que o plágio fique bem longe, de preferência apenas se inspire levemente. Use apenas a essência geral, personalize o máximo que puder, colocando também um pouco de si em cada frase. Se você tiver isso sempre em mente, vai conseguir uma história incrível!

 Dica 5 - Se não empolgar você mesmo, ainda não está bom:

Outra coisa que uso em meus escritos é verificar se a história que estou escrevendo esta me empolgando. Se eu não sentir uma adrenalina, se me der na cabeça que falta um "não sei o que", vou pensando logo em maneiras de deixar o enredo mais interessante. Se não emociona o próprio escritor, não vai emocionar o futuro leitor. Escreva aquilo que lhe deixar mais animado, que te excite mesmo (no sentido inocente da palavra, claro!)

Espero que tenham gostado da pequena reflexão de hoje! Não posso deixar, é claro, de terminar o post convidando a todos a conhecer os meus livros, os links deles estão na seguinte página:


Estou contando com o apoio de todo mundo. Mesmo que você não esteja em condições de comprá-lo, uma divulgação já é muito bem-vinda!

Para ler mais "Coisas de Escritora", clique aqui.

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados