Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

26/08/2014

Coisas de Escritora - Cuidado com os detalhes!

Sabe por que um escritor precisa revisar sua obra tantas vezes, alados? Não é apenas uma questão de verificar a ortografia do texto mas, principalmente, de assegurar que os detalhes estão em ordem.
É o escritor que melhor conhece sua trama, mas muitas vezes o cérebro prega peças e acabamos nos equivocando na hora de escrever. Um erro comum acontece quando trocamos o nome dos personagens, às vezes ficamos tão acostumados ao nome anterior que o escrevemos automaticamente, e se não tomarmos cuidado, isso pode acabar ficando na versão final do livro.
Outra coisa é acabar esquecendo que um personagem está em cena. Alguns deles são tão quietinhos que é fácil deixá-los calados. Eu mesma muitas vezes esqueço de fazer a Hanna interagir durante as conversas. Sabe, mesmo que um personagem esteja calado, ele precisa ser notado, nem que seja falando que ele olhava para o nada com um ar ausente, ou que se mexeu no lugar em que estava, coisas assim.
Os movimentos também podem ser uma "pedra de tropeço". Já vi best-sellers de editoras conhecidíssimas em que há uma passagem na qual o dito cujo se ajoelha no chão e pouco depois (sem nenhuma indicação que ele tenha levantado) se ajoelha outra vez. Portanto, alados meus, certifiquem-se sempre de que os deslocamentos sejam bem planejados.
E não deixe de lado nenhuma minúcia: termos diferentes que você tenha usado, detalhes espaciais de um cenário, roupas que tenha descrito, etc e etc. Digo isso porque os leitores são pessoas muito inteligentes que notarão as suas escorregadelas na mesma hora. Pode crer, essas coisas podem ser a diferença entre ter um livro aclamado ou ridicularizado... sim, porque hoje em dia é mais fácil que as pessoas "trollem" do que aplaudam.
Eu queria ter uma dica mágica para finalizar a postagem, porém, sou obrigada a dizer que a única saída é prestar muita atenção, fazer as coisas com toda a calma do mundo. Se você tiver capricho suficiente, não precisará temer nada. E se deixar alguma coisa passar, não se desespere, isso é perfeitamente humano.

Espero que tenham gostado da reflexão de hoje! Não posso deixar, é claro, de terminar o post convidando a todos a conhecer o meu livro "Doce Sonho Alado", os links dele estão na seguinte página:


Estou contando com o apoio de todo mundo. Mesmo que você não esteja em condições de comprá-lo, uma divulgação já é muito bem-vinda!

Para ler mais "Coisas de Escritora", clique aqui.

Beijinhos Alados,
1 Comentários
Comentários

Um comentário:

  1. Oi Sheila!! Nem todos tem esse cuidado e as vezes o revisor também não. Já li livros mal revisados e recentemente um livro tem sido muito comentado na blogsfera por causa da péssima revisão. Acho que é A vida do livreiro A.J Fikry. Lendo DSA e vejo seu cuidado com a revisão. Beijos
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados