Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

13/08/2014

Bienal Online com Joice Lourenço - O autor e a literatura nacional

Alados, hoje a Bienal Online está mais do que especial. Novamente, por problemas técnicos, tive que publicar na quarta-feira, em vez da quinta, mas mesmo assim hoje trago uma entrevista mais do que especial com nossa querida escritora Joice Lourenço, que está com um novo "bebê", o livro "O Despertar de uma Canção".
Ah, não posso deixar de convidar a todos a participar do primeiro hangout especial da Bienal Online, que acontecerá na sexta-feira (15/08/2014) às 20h. Se você deseja conhecer mais sobre a Joice, e também se divertir com uma boa conversa sobre literatura, não deixe de estar online na hora marcada! Para participar, basta curtir a página da Bienal Online e ficar atento. O link da página é o seguinte:


Bienal Online com Joice Lourenço - O autor e a literatura nacional:

DSA: Para você, quais são os pontos positivos e negativos da situação da literatura nacional atual?
Joice: É incrível como as portas foram abertas nos últimos tempo para os escritores. Me refiro a autopublicação, que tem sido uma das grandes ferramentas para o autor poder mostrar o seu trabalho. Isso é um super ponto positivo.
Entretanto, o negativo continua o mesmo, a falta de leitores brasileiros, já que ainda são poucos aqueles que gostam de ler. Mas acredito que isso é um processo. A literatura nacional já deu um grande passo e agora precisamos nos firmar no que já temos, com o pensamento no próximo passo: conquistar todos os brasileiros para a literatura, ou quase todos, né?!

DSA: Quais dificuldades você já enfrentou ou teme ter que enfrentar durante a divulgação de sua obra?
Joice: Bom, quando chega a hora da divulgação é que complica. É preciso muita criatividade e formas de chamar a atenção dos leitores. Ainda mais quando você é autor independente, faço o que posso com o que tenho, e por isso preciso ir devagar para não ficar com uma divulgação exagerada e cansar os leitores com isso. As vezes o pouco se torna o muito e isso já é o essencial.

DSA: O que pensa sobre a ajuda que os blogs (literários ou não) tem oferecido para os novos escritores brasileiros?
Joice: Existem blogueiros que realmente estão conosco, nos ajudando como podem, sem ser necessária doar um exemplar de livro para só assim fazer a divulgação. Não sou contra isso, já fiz uma parceria dessa maneira e graças a Deus escolhi a blogueira certa, pois vejo que existem alguns blogueiros que não se comprometem como falam. Além de escritora sou blogueira, por isso sei do que estou falando. Estou dos dois lados. Acho super bacana a ajuda dos blogueiros, mas acho que é preciso ter bom senso também. Já recebi várias mensagens de parcerias, mas como sou independente, não tenho como fazer isso. Preciso tirar do meu bolso para doar um livro para o blogueiros, mas em contrapartida, alguns me impressionaram, fazendo parceria mesmo sem a doação dos livros. Mas no geral, os blogueiros ajudam e muito a divulgar a literatura nacional.

DSA: Se pudesse fazer uma sugestão para o governo para melhorar a difusão da literatura no Brasil, qual seria ela?
Joice: Por favor, ensinam nas escolhas sobre a literatura brasileira contemporânea. Nada contra os autores mais antigos, mas há mais neste mundo e com ótima qualidade para o aprendizado dos alunos. Quem sabe isso não influencie eles ainda mais para a literatura?

DSA: Escreva um recado sincero para todos os brasileiros que também desejam ser escritores no futuro:
Joice: Queridos, persista e vá à luta, se esse é realmente o desejo do seu coração. Seja humilde e se aperfeiçoe, sempre. Escrever não é fácil, mas é um mundo que nos fascina como aqueles que estão do nosso lado. Escreva com o coração, com aquilo que Deus colocou dentro de você.


Vamos conhecer também a nossa programação e os blogs parceiros???

Segunda-feira:
Apresentação do nosso autor(a) convidado pelo blog TSA

Terça-feira:
Entrevista: O autor e a literatura nacional, pelo blog Doce Sonho Alado

Quarta - feira:
Entrevista: Inspiração de um autor, pelo Blog O diário de leitor

Quinta-feira:
Entrevista: Conhecendo o autor, pelo O reino de Betra

Sexta-feira:
Apresentação do primeiro capítulo, pelo blog Eclética

Não deixem de acompanhar toda a semana e de participar do hangout, alados! Também convido a todos a conhecer o meu livro "Doce Sonho Alado", todos os links dele estão na aba "Os Livros"!

Beijinhos Alados,
2 Comentários
Comentários

2 comentários:

  1. Obrigada lindona pelo carinho :D Ansiosa pelo primeiro hangout da Bienal :D

    Beijinhooos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados