Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

22/07/2014

É certo usar crase em "aquele" e "aquilo"?

Desde que começamos a aprender as regras da crase, já percebemos que sempre afirmam que nunca se deve usar a crase antes de palavras masculinas. Não é bem assim, alados meus. A crase ocorre quando há o encontro de duas letras "a" (ou seja, de uma preposição com um artigo). Veja só um exemplo:
Resolvi ir à escola (Resolvi ir a+a escola).
A bicicleta foi de encontro à muralha (A bicicleta foi de encontro a+a muralha).
Sendo assim, fica fácil perceber por que os promomes demonstrativos "aquele" e "aquilo" também recebem crase quando são precedidos pela preposição "a". Ocorre a mesma flexão, só que desta vez é da preposição com a primeira letra do pronome. Veja só os exemplos abaixo:
Fiquei aterrorizada quando precisei voltar àquele lugar sombrio (Fiquei aterrorizada quando precisei voltar a+aquele lugar sombrio).
Ele esboçou uma expressão assustada quando me referi àquilo (Ele esboçou uma expressão assustada quando me referi àquilo).
Acho que logo chegaremos àquele nível de intimidade (Acho que logo chegaremos a+aquele nível de intimidade).
Quanto àquilo que lhe contei ontem, é melhor esquecer de vez! (Quanto a+aquilo que lhe contei ontem, é melhor esquecer de vez!)
E por que essa regra nos soa tão errada? Mais uma vez, por causa de um erro que é tão difundido que parece verdade, mas não é. Até mesmo em certas gramáticas, afirmam que usar a crase antes de palavra masculina é algo proibido mas, na realidade, ela ocorre por causa de uma contração. Só isso. Não tem mistério!

Fonte de auxílio: Sua Língua

Espero que tenham gostado da pequena dica de hoje. Em breve trarei mais para vocês!!!

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados