Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

08/07/2014

Bienal Online com Priscila Reis Andrade - O autor e a literatura nacional

Mais uma semana começou, e com ela também veio a terceira Bienal Online com a participação aqui do blog DSA! Para mim é sempre um prazer enorme conhecer novos talentos nacionais, estou amando a oportunidade de contribuir também com essas pequenas entrevistas!
O blog DSA foi escolhido para publicar, no terceiro dia da semana, uma pequena entrevista que tem como tema principal a opinião pessoal do autor convidado da Bienal Online sobre a literatura nacional (um assunto de extrema importância, aliás). Como convidada dessa semana, conheceremos a escritora Priscila Reis Andrade.
Ah, não posso deixar de convidar a todos a participar de um bate-papo especial que acontecerá no Facebook na sexta-feira (11/07/2014) às 20h. Se você deseja conhecer mais sobre a Priscila, e também se divertir com uma boa conversa sobre literatura, não deixe de estar online na hora marcada! Para participar, basta curtir a página da Bienal Online e deixar um comentário dizendo que quer participar (na hora do bate-papo haverá uma publicação para vocês comentarem). O link da página é o seguinte:


Bienal Online com Priscila Reis Andrade - O autor e a literatura nacional:


DSA: Para você, quais são os pontos positivos e negativos da situação da literatura nacional atual?
Priscila: Os pontos positivos são que o escritor brasileiro tem lutado para conquistar abertura nas Editoras e alguns têm conseguido, enquanto outros têm vencido as barreiras da edição tradicional e conseguido sua publicação independente, com suor, mas cativando leitores. Também vejo como positivos projetos como a Bienal Online, que mobilizam blogs e leitores para conhecer autores novos.
Os pontos negativos são que ainda há preconceito por parte dos blogs literários quanto a livros em e-book, e eles estão perdendo a oportunidade de conhecer e divulgar obras muito bem escritas. Além de que se aproximam dos autores nacionais (não são todos os blogs, quero deixar aqui registrado) apenas com a intenção de aumentar os livros em sua estante, não dando a devida atenção a esses autores que trabalham tanto para escrever suas histórias.

DSA: Quais dificuldades você já enfrentou ou teme ter que enfrentar durante a divulgação de sua obra?
Priscila: Justamente a questão dos blogs literários que querem ganhar livros meus em troca de colocarem minha foto em seus sites. Não acho legal isso. Por isso não tenho feito parcerias no momento, apenas "Book Tour" que, para mim, pelo resultado do último que fiz com o livro “Amores de Verão”, foi ótimo! Recebi a opinião de vários blogueiros a respeito do livro e no final fiz um sorteio do livro para eles e outro para os leitores.

DSA: O que pensa sobre a ajuda que os blogs (literários ou não) tem oferecido para os novos escritores brasileiros?
Priscila: Não tive muitas experiências com isso, porque me propuseram regras que não concordei. Tirando isso, os blogs que tive contato por meio do "Book Tour" foram muito atenciosos, e acredito que eles também devem agir assim com outros autores nacionais.

DSA: Se pudesse fazer uma sugestão para o governo para melhorar a difusão da literatura no Brasil, qual seria ela?
Priscila: Talvez algo a respeito dos tributos sobre os livros. O livro no Brasil é caro, para incentivar a leitura ele deveria ser acessível a todos, seja pobre ou rico.

DSA: Escreva um recado sincero para todos os brasileiros que também desejam ser escritores no futuro:
Priscila: Tem vontade de escrever? Comece já. Não espere ser um profundo conhecedor das letras para se arriscar a por ideias no papel. Escrever é prática, é algo que com o tempo vai sendo aprimorado.
E sobre a publicação, há várias maneiras de isso acontecer; seja de forma independente, seja por editoras pagas ou não, mas pode ser também através de concursos literários, como foi o meu caso. Apenas arrisque-se.


Essa participação faz parte do projeto "Livros que Despertam". Para entender como funciona o projeto e tudo mais relacionado a ele, basta conferir este post do blog TSA!

Vamos conhecer também a nossa programação e os blogs parceiros???

Domingo:
Apresentação do nosso autor(a) convidado pelo blog, TSA
Apresentação do Book Trailer e/ou quotes, pelo blog Girland Star
 
Segunda - feira:
Entrevista: Conhecendo o autor, pelo O reino de Betra
 
Terça - feira:
Entrevista: O autor e a literatura nacional, pelo blog Doce Sonho Alado
 
Quarta - feira:
Entrevista: Inspiração de um autor, pelo Blog O diário de leitor
 
Quinta-feira:
Um super bate-bola, pelo blog Graci Rocha

Sexta-feira:
Apresentação do primeiro capítulo, pelo blog Eclética
 
Não deixem de acompanhar toda a semana e de participar do bate-papo, alados! Também convido a todos a conhecer o meu livro "Doce Sonho Alado", todos os links dele estão na aba "Os Livros"!

Beijinhos Alados,
3 Comentários
Comentários

3 comentários:

  1. Gostei da entrevista e principalmente da mensagem.

    palavra de ordem para quem quer escrever.....#arrisquese

    ResponderExcluir
  2. Amei a sua introdução e toda a entrevista. Parabéns pelo trabalho, Sheila :)

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  3. Amiga você deveria ser jornalista, a entrevista ficou muito legal.
    Você é massa, Muita luz pra você mil bjus!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados