Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

15/07/2014

Bienal Online com Nanda Meireles - O autor e a literatura nacional

Chegamos a mais uma semana da nossa amada Bienal Online, alados meus! E fiquem ligados, pois nesta semana teremos um sorteio imperdível de um exemplar de um dos romances da autora convidada! Só que para saber como você pode participar também, vai ter que ler a entrevista de hoje na íntegra, os dados estão lá no final... mas não se preocupe, a postagem vai ser bem legal, tenho certeza de que você não vai se arrepender!
O blog DSA foi escolhido para publicar, no terceiro dia da semana, uma pequena entrevista que tem como tema principal a opinião pessoal do autor convidado da Bienal Online sobre a literatura nacional (um assunto de extrema importância, aliás). Como convidada dessa semana, conheceremos a escritora Nanda Meireles.
Ah, não posso deixar de convidar a todos a participar de um bate-papo especial que acontecerá no Facebook na sexta-feira (18/07/2014) às 20h. Se você deseja conhecer mais sobre a Nanda, e também se divertir com uma boa conversa sobre literatura, não deixe de estar online na hora marcada! Para participar, basta curtir a página da Bienal Online e deixar um comentário dizendo que quer participar (na hora do bate-papo haverá uma publicação para vocês comentarem). O link da página é o seguinte:


Bienal Online com Nanda Meireles - O autor e a literatura nacional:

DSA: Para você, quais são os pontos positivos e negativos da situação da literatura nacional atual?
Nanda: O ponto positivo é que a cada dia há mais leitores e escritores no país. O acesso a e-books e a constante e variada divulgação dos prazeres da leitura em blogs tem atraído novos adeptos ao hábito de ler. E com isso muitos escritores tímidos ou escondidos estão aparecendo. Entretanto, ainda há muita desconfiança pelo nacional, tanto da parte do leitor quanto das editoras. O processo de confiança vai ser longo, mas não podemos desanimar.

DSA: Quais dificuldades você já enfrentou ou teme ter que enfrentar durante a divulgação de sua obra?
Nanda: Acredito que para haver uma boa divulgação o autor precisa saber o que deseja encontrar de retorno. Toda divulgação requer investimento de tempo, dinheiro e paciência, muita paciência.

DSA: O que pensa sobre a ajuda que os blogs (literários ou não) tem oferecido para os novos escritores brasileiros?
Nanda: Eu acho essencial. Os meus leitores vieram de blogs parceiros. Sou muito grata a eles por todo carinho e apoio que me deram, e dão, nesse tempo em que venho escrevendo e publicando. Eu tenho visto algumas discussões sobre o assunto, mas não compreendo o motivo de tanto alvoroço. Sei bem que divulgação e venda de exemplares nem sempre andam juntas. Arcar com um exemplar por blog parceiro é surreal. Apenas autores de grandes editoras ou que possuem um patrocinador podem assumir esse tipo de compromisso. Eu não me encaixo em nenhum dos casos, então ofereço apenas o e-book gratuito dos meus livros para quem deseja parceria. Aceita quem quer, resenha quando pode. Expressa-se como quiser. Já tive resenha negativa? Sim. Foi ruim? Sim. Já teve parceiro que recebeu o e-book e sumiu? Sim. Já ouvi muita desculpa e insistência sobre receber um exemplar físico? Com certeza. Mas tudo isso faz parte. No fim das contas, o que importa é que eu conheci pessoas maravilhosas que gostaram do meu livro ou me acrescentaram algo a melhorar quando voltar a escrever. É como eu sempre falo: tudo na vida é baseado em escolhas, tanto o blog quanto o autor precisam saber exatamente o que querem e só escolher aquilo que os levará até o lugar desejado.

DSA: Se pudesse fazer uma sugestão para o governo para melhorar a difusão da literatura no Brasil, qual seria ela?
Nanda: O Brasil precisa aprender a ler, precisa entender o que está lendo, precisa se identificar nas histórias, seja como ele é agora ou como ele gostaria de ser em um outro universo. É essa associação que não há no brasileiro, geralmente, para ele, leitura é sinônimo de chatice, de palavras difíceis, de bocejo. Nem todo mundo gosta de clássico. Nem toda boa leitura precisa ser construtiva; leitura também é entretenimento, é risada, é vida. E cada jovem na escola precisa ver isso. A mudança tem de vir de cima para baixo: o governante, o diretor da escola, o professor e os pais precisam plantar essa sementinha chamada hábito de leitura na vida de suas crianças.
Acho que a mudança surgirá daí.

DSA: Escreva um recado sincero para todos os brasileiros que também desejam ser escritores no futuro:
Nanda: Lembre-se sempre: não existe escritor ruim. E também não existe essa coisa de perfeição. Existe sim gostos diferentes, escritas diferentes. Nunca mude o que você é por ninguém, escreva sempre com o coração. Use como medidor as suas emoções, sorria ou chore, se arrepie ou se entedie com sua história. E baseado no que desejar, mude tudo até se sentir satisfeito. Feche a última página e passe para outra. Deixe o que já fez como está e jogue sobre o novo projeto tudo o que gostaria de fazer diferente.


Essa participação faz parte do projeto "Livros que Despertam". Para entender como funciona o projeto e tudo mais relacionado a ele, basta conferir este post do blog TSA!


A autora convidada da semana irá sortear um exemplar de seu romance, que completará três anos!!!

Regras do sorteio:


Vamos conhecer também a nossa programação e os blogs parceiros???

Domingo:
Apresentação do nosso autor(a) convidado pelo blog, TSA
Apresentação do Book Trailer e/ou quotes, pelo blog Girland Star
 
Segunda - feira:
Entrevista: Conhecendo o autor, pelo O reino de Betra
 
Terça - feira:
Entrevista: O autor e a literatura nacional, pelo blog Doce Sonho Alado
 
Quarta - feira:
Entrevista: Inspiração de um autor, pelo Blog O diário de leitor
 
Quinta-feira:
Um super bate-bola, pelo blog Graci Rocha

Sexta-feira:
Apresentação do primeiro capítulo, pelo blog Eclética
 
Não deixem de acompanhar toda a semana e de participar do bate-papo, alados! Também convido a todos a conhecer o meu livro "Doce Sonho Alado", todos os links dele estão na aba "Os Livros"!

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados