Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

17/06/2014

Dica - Mantenha seu computador "saudável"!

Alados, todo mundo sabe (ou deveria saber) que hoje em dia os computadores são indispensáveis. São inúmeras as tarefas que realizamos neles, são verdadeiras janelas para mundos que jamais pensávamos ser capazes de alcançar.
Só que para que a sua máquina possa sobreviver de forma prolongada, é preciso estar atento a alguns detalhes básicos que garantem a sua "saúde". Às vezes alguns defeitos surgem por causa de bobeiras, e as pessoas acabam levando o desktop ou o notebook num técnico sem saber que provavelmente poderiam ter evitado o incômodo com pequenas medidas de preventivas.
Hoje compartilharei com vocês algumas dicas básicas e úteis que uso com frequência. Não deixem de seguir cada uma delas, sempre que for possível.

Mantenha o antivírus atualizado:

Embora o antivírus nos perturbe um pouco com suas atualizações e varreduras, ele é um item indipensável para garantir que seu computador não fique "doente". Porém, como os vírus mudam e se multiplicam, você precisa manter a atulização do mesmo em dia. Não fique com preguiça, também, de fazer verificações semanais, para garantir que não tenha nada "escondido" por aí. Uma vez eu encontrei seis "trojans" no meu desktop em um usuário que nem é utilizado! Portanto, fique sempre de olho no antivírus!

Use o Desfragmentador de Disco:

O nome "desfragmentador" assusta, mas saiba que essa ferramenta pode fazer com que o desempenho de sua máquina melhore! Geralmente o desfragmentador roda automaticamente no Windows 7, só que pode acontecer que você não esteja online no momento agendado e ele não se inicie. Para chegar até ele, basta clicar em:
Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de Disco
Assim que a janela abrir, clique em "Analisar Disco". Faça a desfragmentação apenas se o programa pedir ou se o nível de fragmentação estiver acima de 10%. Pode ser que demore mais do que uma hora para terminar (depende do tamanho computador e do tanto de arquivos fragmentados que há nele), mas pode crer que vale a pena!

Mantenha as atualizações em dia (Windows Update):

O meu desktop, o Lalo, não é exatamente rápido, por isso, durante muito tempo, nós aqui em casa deixamos de instalar as atualizações do Windows Update. Ele acabou ficando super pesado, quase não abria nada, e sabe por quê? Porque ele acumulou mais de 40 atualizações! Pasmem!
Sempre que o ícone do Windows Update aparecer, não deixe de instalar as atulizações. É melhor ir atualizando aos pouquinhos do que ficar com um computador todo congestionado!

Encontre e corrija problemas no sistema:

Essa dica eu descobri outro dia, quando meu notebook estava todo louco. Para encontrar e corrigir os problemas do seu sistema, vá em "Iniciar > Painel de Controle" e clique em "Encontrar e corrigir problemas" (o terceiro link azul). Clique nos seguintes links (um de cada vez, claro!): "Corrigir problemas com o Windows Update" e "Verificar problemas de desempenho".
Em ambos os casos, aparecerá uma caixa de diálogo. Clique sempre em "Avançar" e aguarde enquanto os problemas são resolvidos, o que pode demorar alguns minutinhos. Se o Windows pedir, reinicie o computador no final do processo.

Use o CCleaner:

Como última dica, recomendo que você baixe o programa "CCleaner". Ele foi desenvolvido para limpar toda a sujeira desnecessária que deixamos no computador com o passar do tempo, fazendo uma faxina geral nos arquivos do sistema. Além disso, conta também com outras funções bem interessantes, basta conferir as outras guias do programa (mas só mexa naquilo que você entender, por favor!)

Cuidado: apague apenas o que você tenha certeza que pode ser apagado, analise todas as opções e deixe marcadas apenas as que são realmente importantes.

Essas foram as dicas de hoje! Se um dia eu encontrar mais algumas, farei um novo post!

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados