Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

26/06/2014

Coisas de Escritora - Excesso de ideias

Alados meus, muitas pessoas na internet já falaram sobre a falta de inspiração, eu mesma já dei algumas dicas para evitar os dias em que a criatividade nos abandona. O que muita gente não percebe, entretanto, é que o efeito oposto também pode ser prejudicial, às vezes. Não sabe do que estou falando? Bom, vou tentar explicar de um jeito bem simples para vocês...
Digamos que eu tenha conseguido escrever um monte de trechos para o livro que estou escrevendo. Isso é ótimo, não acham? Agora, pensem que em vez de ter ideias para o projeto que está em construção, eu acabe tendo um monte apenas para tramas inéditas. Aí sim, temos um problema, pois isso acaba desviando a atenção para outros projetos, e o que está em andamento acaba demorando mais do que deveria.
Além desse atraso, ideias demais também causam uma certa ansiedade, pois fica aquela vontade de terminar logo os livros recém-imaginados. É muito difícil conseguir trabalhar em mais de uma história ao mesmo tempo, e quando a pessoa é do tipo que se empolga com suas criações, a coisa fica ainda mais grave.
Aliás, falando em empolgação, outro "efeito colateral" incômodo que pode surgir é a vontade de sair contando para todo mundo sobre as criações mais recentes. Pode ser que haja no mundo algumas pessoas que não sofrem ao guardar as ideias; mas eu fico com o dedo coçando para escrever algumas delas aqui no blog. É vontade de passar spoiler mesmo. Eu sofro com isso, gosto de spoilers, não me importo com eles, mas sei que a grande maioria dos leitores desistiria das minhas obras se eu contasse desde o início o que vai acontecer no futuro. Isso sem mencionar os possíveis "ladrões" de ideias, que podem querer publicar tudo antes de mim (morro de medo que isso aconteça, então me policio o tempo todo para não deixar que nada escape).
Claro que não é o tipo de problema que angustia, tenho que admitir que a falta de inspiração dói bem mais do que o excesso dela, já que a primeira nos deixa aquela sensação de que a escrita nunca se concluirá. Ainda assim, também não inveje quem consegue ter múltiplas ideias; e, principalmente, aqueles que, ainda por cima, não tem tempo para cuidar de todas.
E por que estou dizendo isso? Estou com um monte de arquivos de livros em construção (mais de dez deles), mas cadê o tempo para dar atenção à todos? Ah, esses meus filhos de papel! Como eles me fazem sofrer...

Espero que tenham gostado da reflexão de hoje! Não posso deixar, é claro, de terminar o post convidando a todos a conhecer o meu livro "Doce Sonho Alado", os links dele são os seguintes:



Estou contando com o apoio de todo mundo. Mesmo que você não esteja em condições de comprá-lo, uma divulgação já é muito bem-vinda!

Para ler mais "Coisas de Escritora", clique aqui.

Beijinhos Alados,
2 Comentários
Comentários

2 comentários:

  1. Gente que tem um monte de projetos inconcluídos...
    #Somostodosescritores
    hehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados