Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

24/06/2014

Bienal Online com Cristiane Broca - O autor e a literatura nacional

Alados, tenho o prazer de anunciar a primeira participação do blog DSA na iniciativa literária conhecida como Bienal Online! Vocês devem se lembrar que há um tempo participei também da Bienal com o meu livro, o Doce Sonho Alado. Pois é, agora é a minha vez de oferecer minha humilde contribuição, ajudando também outros talentos nacionais.
O blog DSA foi escolhido para publicar, no terceiro dia desta semana super especial, uma pequena entrevista que tem como tema principal a opinião pessoal do autor sobre a literatura nacional (um assunto de extrema importância, aliás). Como convidada dessa semana, conheceremos hoje a escritora Cristiane Broca, que escreveu o livro "Cinco Anos".
Ah, não posso deixar de convidar a todos a participar de um bate-papo especial que acontecerá no Facebook na sexta-feira (27/06/2014) às 20h. Se você deseja conhecer mais sobre a Cristiane e também se divertir com uma boa conversa sobre literatura, não deixe de estar online na hora marcada! Para participar, basta curtir a página da Bienal Online e deixar um comentário dizendo que quer participar (na hora do bate-papo haverá uma publicação para vocês comentarem). O link da página é o seguinte:


Bienal Online com Cristiane Broca - O autor e a literatura nacional:

DSA: Para você, quais são os pontos positivos e negativos da situação da literatura nacional atual? 
Cristiane: Positivos - Maior procura por parte dos leitores e mais investimentos por parte das editoras nos autores nacionais e em suas obras.
Negativos - Apesar de estar melhorando, o mercado literário nacional ainda tem um longo caminho a percorrer. As editoras ainda investem pouco no trabalho de autores nacionais e muitos dos que fazem sucesso, tiveram que batalhar sozinhos por um longo tempo até conseguirem a atenção de uma boa editora.

DSA: Quais dificuldades você já enfrentou ou teme ter que enfrentar durante a divulgação de sua obra? 
Cristiane: A maior dificuldade é encontrar leitores dispostos a se arriscar a ler a obra de um autor iniciante. Vários fatores contribuem para atrair a atenção de um possível leitor como: capa, sinopse, opinião de outros leitores. Mas mesmo com tudo isso, há leitores que não se arriscam a gastar dinheiro comprando livros de autores desconhecidos.


DSA: O que pensa sobre a ajuda que os blogs (literários ou não) tem oferecido para os novos escritores brasileiros?
Cristiane: Os blogs tem um papel fundamental na divulgação de obras literárias. Os seguidores do blog confiam na opinião do blogueiro. Assim, uma opinião positiva pode atrair a atenção dos leitores para determinado livro. Da mesma forma, uma opinião negativa tem o poder de minar o interesse dos leitores sobre a obra. O importante é estabelecer uma relação de respeito mútuo entre o autor e o blogueiro.

DSA: Se pudesse fazer uma sugestão para o governo para melhorar a difusão da literatura no Brasil, qual seria ela?
Cristiane: Maiores investimentos na difusão da literatura nacional.

DSA: Escreva um recado sincero para todos os brasileiros que também desejam ser escritores no futuro:
Cristiane: Invistam no sonho de vocês. Escrevam e leiam muito. Procurem aprender com quem já está no mercado há algum tempo e trilhem o caminho de vocês com trabalho, perseverança, e pé no chão. É muito gratificante receber o carinho dos leitores, cada mensagem ou avaliação positiva faz todo o empenho do autor valer a pena.


Vamos conhecer a nossa programação e os blogs parceiros???

Domingo:
Apresentação do nosso autor(a) convidado pelo blog, TSA
Apresentação do Book Trailer e/ou quotes, pelo blog Girland Star
 
Segunda - feira:
Entrevista: Conhecendo o autor, pelo O reino de Betra
 
Terça - feira:
Entrevista: O autor e a literatura nacional, pelo blog Doce Sonho Alado
 
Quarta - feira:
Entrevista: Inspiração de um autor, pelo Blog O diário de leitor
 
Quinta-feira:
Um super bate-bola, pelo blog Graci Rocha

Sexta-feira:
Apresentação do primeiro capítulo, pelo blog Eclética
 
Não deixem de acompanhar toda a semana e de participar do bate-papo, alados! Também convido a todos a conhecer o meu livro "Doce Sonho Alado", todos os links dele estão na aba "Os Livros"!

Beijinhos Alados,
2 Comentários
Comentários

2 comentários:

  1. Obrigada pela oportunidade. Estou adorando essas entrevistas da Bienal Online.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Essas entrevistas estão muito boas. Parabéns a Cristiane Broca, por estar representando bem os novos autores nacionais e aos blogs que estão participando do Bienal Online e por essa iniciativa de vocês ao incentivo da literatura nacional.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados