Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

14/05/2014

A diferença entre desmistificar e desmitificar

Entre as pesquisas que faço sobre a nossa amada língua pátria, acabei encontrando um artigo muito interessante sobre as palavras "desmistificar" e "desmitificar". Existem alguns verbetes que são tão parecidos que põem em dúvida até a mente mais treinada, e quando se trata de palavras nem tão comuns, a coisa fica ainda pior. Porém, nunca é demais um pouco de cultura, e não posso deixar de compartilhar com vocês esse pedacinho de preciosidade da Língua Portuguesa. Está esperando o quê? Continue lendo!

Desmistificar:

Segundo o site que utilizei como fonte, “desmistificar” significa “destituir o caráter místico ou misterioso de algo”, seria mais ou menos como despir o lado mais sobrenatural de algo. Você pode, por exemplo, desmistificar uma lenda urbana, um lugar que era considerado assombrado.
Utilizando-se do fato de que "mistificar" também tem o sentido de "enganar", essa palavra também pode se igualar a "desmascarar". Podemos, por exemplo, desmistificar um político corrupto ou um ladrão ardiloso (embora que os exemplos que dei sejam praticamente sinônimos).

Desmitificar:

A diferença entre esta e a anterior é um pouco sutil, mas pode fazer toda a diferança. "Desmitificar" vem de "mito" e significa “destituir algo ou alguém de seu caráter de mito, de seus aspectos lendários”. Você pode desmitificar uma grande celebridade ou um evento histórico grandioso que é considerado lendário.
Por extensão, "desmitificar" também pode significar "banalizar". Um exemplo corriqueiro nos meios virtuais é quando desmitificam a Língua Portuguesa, usando abreviações e gírias desnecessárias. Simples, não?

Fonte: UOL Educação

Aguardem mais dicas de português, em breve trarei algumas para vocês!

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados