Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

09/04/2014

O que fazer quando é preciso se ausentar do blog?

Alados, cheguei a "pincelar" o assunto de hoje em algumas postagens, mas desta vez decidi falar francamente e dar algumas dicas que podem ser úteis.
Muitas pessoas começam um blog, buscando um objetivo qualquer mas, eventualmente, pode acontecer de problemas pessoais (ou novas responsabilidades) obstarem a possibilidade de continuar postando com a mesma frequência de antes. O problema, porém, começa quando esse mesmo blogueiro passa a transformar seu blog num verdadeiro "diário de desculpas".
Não, não tem nada de errado dizer vez ou outra que o blog ficará parado por um tempo, mas é preciso um certo "semancol" para fazer isso do jeito certo. Vamos ver o que você pode fazer para não acabar irritando seus seguidores com o famoso "mimimi"?

Dica número 1 - não faça uma postagem inteira:

Posts contando minuciosamente o motivo de sua ausência podem prejudicar tanto os acessos do blog, quanto a sua própria segurança. Pense bem: se você vai fazer uma viagem, por exemplo, quem te garante que não haverá uma mente maliciosa que acompanha o seu blog que pode pensar em fazer alguma maldade com você lá nesse lugar para onde está indo?
Sem contar que uma das melhores regras que eu já conheci sobre projetos ou objetivos é a seguinte: não conte para ninguém até se realizar. A maldade humana é algo bem real, e ter pessoas desejando o seu fracasso não é exatamente a coisa que mais se espera. O mesmo acontece, por exemplo, com problemas de saúde, é melhor se recuperar e depois dizer que está regressando com saúde do que agravar seu problema com pensamentos negativos alheios.

Dica número 2 - fale sobre isso uma vez só:

Como eu disse lá em cima, tem pessoas que acabam transformando seus blogs num registro de desculpas por não estar postando. As pessoas que acompanham o seu blog irão se cansar desse papo furado e não voltar mais no blog. Elas o acompanham para estar por dentro do assunto sobre o qual você posta, e não para apreciar suas lamúrias.
Dou a dica de colocar o aviso simplesmente em um gadget de texto acima das postagens. É fixo, todos que entrarem no blog o verão e você poderá mudar seu conteúdo de acordo com sua necessidade.

Dica número 3 - use as redes sociais:

Se você é do tipo que não consegue se conter, pode optar por colocar apenas um aviso geral no blog e ir postando o andamento da sua ausência no Facebook ou no Twitter. Como são redes sociais mais dinâmicas, que tem o caráter de ler atualizações rápidas, lá os seus avisos não irritarão tanto quanto num blog (cujo conteúdo chega para todos os seguidores).

Dica número 4 - não faça chantagem emocional:

Se tem uma coisa pior do que ficar se desculpando o tempo todo, é fazer isso deliberadamente, para inflar o ego ou chamar a atenção dos leitores sumidos. Algumas pessoas realmente caem nesse truque, mas os verdadeiramente espertos perceberão o que você está fazendo e, provavelmente, não quererão voltar. Tenha um pouco de amor próprio, não vale a pena fazer coisas assim!

Resumindo: se você não quer que as pessoas fiquem cuidando de sua vida, cuide dela você mesmo, sem ficar reportando o que acontece o tempo todo. Uma coisa é quando precisamos nos explicar para pessoas queridas que nos conhecem desde sempre, outra bem diferente é falar intimidades em um meio de comunicação ao qual qualquer um tem acesso — inclusive pessoas de caráter duvidoso. Seja sensato, não só por causa daqueles que estão te "lendo", mas, acima de tudo, por sua própria autoestima!

Espero que a postagem tenha sido útil e que você se lembre do que eu falei quando for fazer algo parecido!

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados