Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

04/04/2014

4 de Abril - Dia Mundial do Rato!

Não, alados meus, eu não escrevi o título errado: hoje realmente é o dia mundial do Rato, R-A-T-O! Parece piada, mas não é, os ratos também merecem respeito! Como dona orgulhosa de quatro ratazanas lindas, não poderia deixar essa data passar em branco...
Infelizmente, quase não há páginas em português que expliquem esse dia de forma satisfatória (e, aliás, já começa por aí o preconceito que as pessoas tem com os roedores), tive que usar toda a minha habilidade em inglês (que ainda está um pouco longe de ser fluente) para descobrir a origem da data. Parece-me que tudo começou através de uma discussão online sobre ratos chamada "Ratlist"; eles consideraram a proposta de definir um dia do ano dedicado especialmente para a conscientização do rato como animal de estimação, e escolheram o 4 de abril, que foi o início desse fórum. É uma data dedicada especialmente para fazer com que as pessoas entendam que os ratinhos não são os inimigos que a sociedade pensa que eles são (para ver o artigo original, visite o link no fim da postagem).
O que é preciso entender é que o que acontece com o rato é semelhante ao que ocorre com o cachorro. Pense bem: o cachorro surgiu do lobo, certo? Mas já são gerações e gerações de caninos domesticados, claro que esses animais já não podem ser igualados aos seus ancestrais da selva. Com o rato é a mesma coisa, ele descende do rato selvagem, mas já vem sendo mantido em cativeiro há muitos anos, são extremamente carinhosos e não passam doenças para os seus donos.
Claro que nenhum dos criadores de ratazanas ou camundongos pegaria qualquer rato na rua e os manteria como animais de estimação. Primeiro, tem o fato de que eles podem conter doenças que podem prejudicar tanto os "ratosos" domesticados quanto a nós mesmos (embora a situação deles seja culpa do próprio ser humano). Depois vem o fato de que os ratos encontrados nos esgotos, e também aqueles que são encontrados em florestas, são mais agressivos e não aceitam o contato humano com facilidade.
Agora, os ratinhos albinos e coloridos que são criados em cativeiro são os roedores mais dóceis e inteligentes que você pode encontrar no mercado de pets. As minhas meninas, por exemplo, nunca chegaram a me machucar, ao contrário, estão sempre lambendo meus dedos e mordiscando minhas unhas com todo o carinho possível. Também vocalizam pouco e aprontam bastante, eles são, ao mesmo tempo, divertidos e práticos, os bichos de estimação perfeitos para quem não pode ter gatos ou cachorros.

Essa é uma das minhas "filhas", a Luna Leia... como não amar essa carinha linda?

Aqui no meu blog eu já falei várias vezes sobre os ratos, portanto, convido a todos que lerem esta postagem para visitar os links abaixo e saber mais sobre esses animais, e também conhecer as minhas filhinhas (a Barbie, a Luna, a Padmé e a Valentinna):

Carnaval com as ratinhas
Mais notícias da Ratosfera
Notícias da Ratosfera
Quem disse que ratos gostam de queijo? 
Uma paixão - Nossas ratinhas Twister 
Sejam bem-vindas Padmé e Valentinna!
As ratinhas mais lindas do mundo!
Sejam bem vindas Luna e Barbie!

Fonte de auxílio: World Rat Day

Espero que tenham gostado do artigo de hoje! Em breve, trarei mais fotos das minhas meninas, não deixem de seguir o blog pelo GFC ou por e-mail para receber as novidades!

Beijinhos Alados,
3 Comentários
Comentários

3 comentários:

  1. Que legal nem sabia que existia.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Um lindo final de semana pra você, recheado de coisas boas...

    Beijos

    Ani

    ResponderExcluir
  3. Que a força esteja com todos os ratos
    Rai rato

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados