Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

24/03/2014

Coisas de Escritora - Escrever trechos tensos

É tenso, alados, muito tenso! Vocês já tiveram a experiência de escrever algum trecho em que o clima seja mais delicado, ou em que as emoções sejam as mais fortes possíveis? Hoje vou falar um pouco sobre isso, pois é uma das coisas obrigatórias na vida de quem escreve. Pode crer: se você ainda não se deparou com o que vou relatar aqui, vai se deparar logo, logo!
Assim como faço em todo post ligado à literatura, não posso deixar, é claro, de convidar a todos a conhecer o meu livro "Doce Sonho Alado" o link dele é o seguinte:


Estou contando com o apoio de todos. Mesmo que você não esteja em condições de comprá-lo, uma divulgação já é muito bem-vinda!

Escrever trechos tensos:

Como eu já contei em uma postagem anterior, estou escrevendo o terceiro livro da saga DSA. Esse livro é, sem dúvida, um dos mais tensos da série; e já começa com uma parte extremamente delicada. Assim que comecei a me dedicar com mais afinco a esse volume, encarei o desafio de começar justo pelo momento mais tenso. Sabe o que aconteceu? Nossa, eu fiquei com uma agonia tão grande que fui escrevendo da forma mais rápida que pude, para que aquele momento acabasse logo. Vocês deviam ter visto a minha cara. Eu não queria escrever, mas tinha que escrever. Ao mesmo tempo em que ansiava por parar de digitar, estava tão envolvida no momento que não podia parar.
Talvez um dos truques que pode ajudar nessas horas é o de escrever de forma mais simples nesse primeiro momento, e depois ir aperfeiçoando o clima aos poucos, relendo o trecho pelo menos umas dez vezes. Não, eu não estou exagerando, "umas dez vezes" é o mínimo. Hoje em dia já melhorei um pouco essa parte da história, e acho que já está quase, quase chegando ao que eu quero.
Claro que também existe o fenômeno contrário: às vezes nós escrevemos uma situação que deveria ser tensa, mas acaba não chegando aonde queríamos. Isso se manifesta principalmente nos finais dos livros: para mim, eles precisam trazer certa adrenalina. Um exemplo pessoal disso é que eu acrescentei um capítulo inteiro no Doce Sonho Alado para ficar satisfeita com o desfecho das primeiras emoções da trama. O capítulo XXIII simplesmente não existia, surgiu pela necessidade de uma adrenalina a mais (além de que eu achava que a saga precisava de uma antagonista mais evidente).
É claro que também existe um terceiro ponto que vale a pena abordar: será que é possível acabar sendo tenso demais na hora de escrever? Talvez não valha muito a pena ser chocante em demasia, dependendo do estilo do livro. Exagerar demais no drama também pode estragar a escrita. O fato é que em qualquer coisa que escrevamos, seja em trechos alegres, tristes, engraçados, emocionantes, ou o que for; é preciso ter moderação, escolher as palavras e os eventos com harmonia. Eu não estou brincando quando digo que escrever é uma das coisas mais difíceis do mundo, há tantas coisas que precisam ser consideradas que só quem tem verdadeira dedicação consegue se destacar.

E, enquanto isso, vou escrevendo o livro mais tenso que já escrevi... Deus me ajude a conseguir fazer tudo do jeito certo!!!

Para saber sobre mais "Coisas de Escritora", clique aqui.

Beijinhos Alados,
3 Comentários
Comentários

3 comentários:

  1. Gostei do post. É bem assim mesmo, as vezes, as coisas mais simples tocam mais do que muitas palavras exageradas. Amei o post!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vejo minha irmã quando leio coisas desse tipo =)
    E sei que é difícil um escritor ficar completamente satisfeito com aquilo que esta escrevendo, não importa quantas vezes re-leia e quantas palavras mude. É difícil fazer com que os outros sintam aquilo que você quer que eles sintam =D
    Mas trabalhando se chega lá, acredito que você vai conseguir nos deixar cada vez mais curiosos e envolvidos com a série da DSA!!
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais vontade de comprar DSA...cadê meu aniversário que não chega?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados