Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

26/03/2014

Dicas inéditas para os dias de falta de inspiração!

Em uma das minhas postagens da coluna "Coisas de Escritora", fui solicitada pela leitora Mileh Mari a falar sobre "Bloqueio Literário", de preferência com dicas que não sejam as mesmas que todo mundo diz por aí pela internet. Ora, como esse fenômeno não atinge apenas a escritores, hoje resolvi postar novas dicas que podem ser seguidas por qualquer um. Ah, também recomendo que vocês passem na lista que coloquei lá no fim da postagem, pois os links são artigos que já publiquei e que contém dicas que não estarão na lista de hoje. Visitem principalmente o link "Sobre os desafios de se manter criativo", pois é o mais completo de todos. Enfim, vamos logo partir para o assunto principal que é o que mais interessa!

Dicas inéditas para os dias de falta de inspiração!

Deu aquele "nox" mental na hora de escrever ou criar? Claro que a forma de sair desse estado varia de pessoa a pessoa; e muitas são as "receitas" que já postaram por aí pela internet para se livrar do tédio, ou da falta de inspiração.
Hoje resolvi fazer uma lista com coisas que dão certo comigo, algumas das quais são bem diferentes das que normalmente são citadas por aí. Se você está com um problema de falta de criatividade, não custa nada tentar um dos itens da lista a seguir:


1. Coma alguma coisa:

Pode parecer besteira, mas a fome piora o estado de falta de inspiração. Os alimentos que mais funcionam são os doces (que estimulam o cérebro a trabalhar melhor) mas, se você não puder comê-los, pode optar também por frutas, principalmente a banana e a maçã.

2. Respire fundo:

Respirar fundo ajuda na oxigenação do cérebro, fazendo com que a sensação de tédio fique mais tênue. Procure inspirar por quatro segundos, prender a respiração por mais quatro, e expirar também em quatro segundos. Logo você verá que estará com a mente bem mais limpa!

3. Beba bastante água:

A água também é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Com esses três elementos — comida, oxigênio e água — já conseguimos evitar os problemas fisiológicos da falta de inspiração. Mas, se ainda assim não dê certo, vamos partir para fatores mais psicológicos...

4. Ande em círculos ou tome um banho:

Eu sei que você deve ter achado esse item engraçado, mas é isso mesmo que você leu. Ambas as ações tem um único propósito: fazer com que sua mente relaxe e se concentre em outras coisas que você provavelmente deixou passar. Faça o teste, veja como funciona!

5. Ouça músicas:

Eu não sei quanto a vocês, mas para mim uma das coisas mais inspiradoras são as boas músicas. Não necessariamente precisam ser de um gênero específico: tem que ser músicas que VOCÊ gosta!
Cantar junto também ajuda. Você pode acabar pagando mico, mas ajudar a relaxar.

6. Ria bastante:

Um pouco de bom humor é sempre bem-vindo. Além de nos ajudar a relaxar, também pode fazer com que ideias que antes estavam ocultas venham à tona sem querer. Experimente ver ou ler algo engraçado, só vai te fazer bem!

7. Assista ou leia algo inédito:

Novas tramas podem mudar nossos pontos de vista, o que já é suficiente para fazer despertar inúmeras ideias. Eu recomendo aquelas que tenham uma boa dose de adrenalina, que instiguem a pessoa que está acompanhando a história. Se vocês aceitam uma sugestão, vou deixar três séries de quarenta minutos que eu amo, acompanho, e que me inspiram de montão: "Doctor Who", "Supernatural" e "Once Upon a Time".
Para ler, é claro, eu recomendo o meu livro, o "Doce Sonho Alado"... hehehe...

8. Acompanhe sites e páginas de curiosidades:

Acompanhar sites e páginas desse gênero vai ajudá-los a ampliar seus conhecimentos, principalmente em áreas que você jamais pesquisaria por conta própria. Vou deixar como sugestão o site e a página da Revista Superinteressante, mas existem vários espaços na net bastante úteis também!

9. Evite coisas que te estressem:

Se você prefere o silêncio, desligue a televisão. Se não gosta de ser interrompido, procure um lugar onde pode ter mais privacidade. Procure evitar coisas pequenas que te deixam irritado, já ajuda bastante na hora de se concentrar.

10. Releia o que já escreveu:

Quem vê "Once Upon a Time" já deve conhecer essa dica... hehehe. Acontece que quando nós recordamos o trabalho já feito podemos encontrar caminhos que não foram tomados antes, direções alternativas que podem ser seguidas, essas coisas. Mesmo que não te dê uma ideia nova, pode ser que pelo menos já ajude a aperfeiçoar o que já foi feito.

11. Converse com alguém:

Conversas são boas para encontrar outros pontos de vista. Mas só vai funcionar se for com alguém que você goste!

12. Não perca tempo reclamando ou se fazendo de coitado:

O título já é autoexplicativo. Acho que não preciso entrar em mais detalhes... hehehe.

Veja também outros posts sobre o assunto:
Sobre os desafios de se manter criativo
Blogar por Obrigação
O grande drama dos blogueiros
Minha Amada (Ins)piração
Será que um dia o assunto acaba?
Não fique de braços cruzados...
Quando a Inspiração acaba...

P. S.: Antes que você pense em comentar: "Ah, mas eu já conhecia essas dicas!", preciso avisar uma coisa: eu quis dizer que as dicas são inéditas AQUI NO DSA, OK?

Beijinhos Alados,
2 Comentários
Comentários

2 comentários:

  1. Eu gosto de ler, ouvir músicas e observar as coisas na rua. Suas dicas são ótimas, não vou deixar de comer e beber. Bjus!



    ResponderExcluir
  2. Puxa, obrigada pelas dicas,de verdade, maravilhosas como sempre!Estou seguindo todas e, surpresa, funcionam mesmo!De longe, a mais difícil de seguir é a última hehe...
    Obrigada denovo.É essa dedicação para com seus leitores,assim como,é claro, sua inegável capacidade literária que tornam seu blog tão acolhedor e divertido!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados