Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

20/03/2014

Converta arquivos PDF e DOCX para MOBI, EPUB e muito mais!

A dica de hoje, alados, vai para aqueles que, como eu, não conseguem ler e-books em outro lugar que não seja o aplicativo do Kindle; ou que gostam de ler em tablets e e-readers mas precisam de um formato específico para abri-los. Você aprenderá aqui a convertê-los de forma rápida, segura e gratuita (o que torna tudo ainda melhor)!
Mas antes de começar, preciso lembrar a todos que o meu livro "Doce Sonho Alado" estará com 25% de desconto no Clube de Autores até o dia 21/03/14, só até amanhã! Não deixem de aproveitar essa oportunidade, pois talvez ainda demore bastante para outra promoção acontecer!!! O link do livro DSA é o seguinte:


Converta arquivos PDF e DOCX para MOBI, EPUB e muito mais usando o "Calibre"!

Através do maravilhoso programa "Calibre", você pode converter e-books de diversos formatos para EPUB, MOBI, AZW3, FB2, HTMLZ, LIT, RLF, PDB, PDF, PMZ, RB, RTF, SNB, TCR, TXT, TXTZ e ZIP. Eu ainda não cheguei a testar todos, mas garanto que os arquivos MOBI (que é o usado pelo aplicativo do Kindle) e EPUB ficam perfeitos!
Claro que tudo depende também da qualidade do arquivo original que você vai converter. Os arquivos em .docx ou .doc ficam maravilhosos, pois mantêm todas as quebras de página intactas e tudo mais. Já os arquivos .pdf não ficam tão bons assim, pois cada linha do PDF fica como sendo uma linha separada, e não uma continuação da anterior. Sem contar que não tem quebras de página, o que deixa o texto todo "grudado".
A dica que eu dou para arquivos em PDF é a seguinte: primeiro converta eles para RTF (formato nativo do WordPad) e depois o formate no Microsoft Word; para só então convertê-lo para o formato desejado. Ou então, você pode também convertê-lo para EPUB e editá-lo no próprio Calibre (mas usar o editor do Calibre pode exigir certo conhecimento de HTML).
O programa é completamente gratuito e pode ser baixado no link a seguir (não contém vírus, eu mesma instalei no meu notebook):



Agora vamos aprender como funciona o processo de conversão. Claro que o programa tem outras funções, mas como essa é a que mais nos interessa, vou explicá-la um pouco para você:

Como converter para qualquer formato:

O processo de conversão é relativamente simples. Primeiro, clique em "Adicionar livros > Adicionar livros de um diretório". Na janela do Windows que abrir, selecione o arquivo que você deseja converter e clique em "Abrir". Você pode abrir no Calibre uma gama imensa de arquivos, incluindo .docx, .doc, .pdf, .rar, .zip, .rtf, .txt, .html, .mobi, .epub e muitos, muitos outros!
Depois que o arquivo estiver aberto, basta deixá-lo selecionado e clicar em "Converter livros > Converter individualmente". Na janela que abriu, você irá escolher as opções de acordo com o arquivo que você deseja. Não deixe de configurar o formato de saída (ou seja, o formato que você deseja no arquivo final), clicando no botão do canto superior direito:


Uma das coisas legais que o Calibre proporciona é a possibilidade de colocar uma capa no e-book a partir de um arquivo do computador, através da opção "Mudar imagem da capa", indicada na foto abaixo (role a página para achar a opção):


A dica que eu dou para que o arquivo convertido fique igual ao original é que você clique em "Processamento Heurístico" (conforme indicado na foto abaixo), marque a opção "Ativar processamento heurístico" e deixe todas as caixas desmarcadas (a não ser que alguma delas seja interessante para o seu arquivo).


Não deixe também de navegar nas demais opções e marcar aquelas que podem lhe ajudar de alguma forma (só não mexa naquilo que você não entende!) Quando tudo estiver pronto, é só apertar o botão "OK". Você poderá acompanhar o processo de conversão clicando no botão "Tarefas", no canto inferior direito da janela principal do Calibre.

Depois que a conversão estiver concluída, basta clicar no link azul "Clique para abrir", que estará abaixo da miniatura do seu e-book. Na pasta que abrir, estará o seu arquivo convertido. Pronto!

Espero que tenham gostado da dica de hoje, e que o Calibre seja bastante útil para todos!

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados