Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

25/02/2014

Entrevista DSA com Joana D'arc


Alados, hoje vamos conhecer, através de uma entrevista especial, mais um novo talento da literatura brasileira!
Antes de começar a entrevista, porém, queria avisar a todos que a "Bienal Online" comigo já começou! Não deixem de conferir as postagens! A primeira já saiu, veja só:


Continuem acompanhando as postagens da Bienal, e não se esqueçam de participar do bate-papo que vai rolar na sexta-feira às 20h, no Facebook!
Agora sim, vamos conhecer mais sobre a entrevistada de hoje! Não deixem de ler até o final e também de visitar os links que estão no final da postagem, onde podemos saber mais sobre a sua obra.

Entrevista DSA com Joana D'arc:


Perguntas:


DSA: Antes de tudo, queria parabenizá-la pelo livro "Anjo da Lua" Como foi para você escrever este livro? Foi uma tarefa fácil ou exigiu um certo esforço?
Joana: Foi super fácil, pois o "Anjo da Lua" é uma homenagem aos 10 anos de falecimento de minha irmã. Alias, o nome também é, pois o apelido dela era Lua, daí o nome "Anjo da Lua". Ela adorava poesias e tenho certeza que ela ficou feliz com a homenagem.

Comentário pessoal: nossa, que linda homenagem! Tenho certeza de que, esteja onde esteja, sua irmã está emocionada com esse lindo gesto!

DSA: Agora conte-nos o que levou você a querer ser escritora. Foi um sonho de infância ou algo mais recente?
Joana: Eu sempre gostei de escrever e, na época de escola, tive poucos amigos, pois todos me achavam nerd. ENTÃO, OS LIVROS E AS ESCRITAS SE TORNARAM MEUS AMIGOS. Mas escritora mesmo me tornei a 5 anos. Mas na época de escola, meu professor de História me dizia que um dia eu seria uma escritora, e me chamava de: "Minha Clarice Lispector". E para mim, é uma honra ser comparada com uma grande escritora.

Comentário pessoal: sempre há aquele vínculo especial com o mundo dos livros, de uma forma ou de outra. Que bom que você resolveu investir neste dom tão especial! Que muitos livros ainda venham por aí!

DSA: Agora uma pergunta mais descontraída: tem alguma situação inusitada ou curiosa que você já passou que gostaria de nos contar (pode ser a primeira que vier a sua mente)?
Joana: É uma bobagem, mas é engraçado: há alguns anos, minhas irmãs e eu fomos para Pirapora do Bom Jesus, eu não via a hora de chegar nas grutas. Fui toda animada, até que finalmente chegamos às grutas. Não havia água lá, pelo contrário, a água havia secado e as pessoas estavam usando as grutas de banheiro. Até hoje sou zuada. Elas dizem que encontrei uma surpresa na gruta, um "Kinder Ovo".

Comentário pessoal: que surpresa desagradável, heim! Hehe. Que pena que as pessoas não respeitam a natureza e fazem uma coisa dessas com as grutas; várias delas no Brasil também estão na mesma situação. Uma pena!

DSA: Eu já declarei aqui no meu blog que sou maníaca por histórias, sejam elas quais forem. Conte para nós: de quais livros, séries e filmes você mais gosta? Se de repente você virasse um personagem fictício, em qual desses "mundos" gostaria de estar?
Joana: Eu adoro livros e alguns dos meus favoritos são: "Doce entardecer", de Sulamita Santos; "O voo da gaivota" , "A casa do escritor" e "Violetas na janela", todos de Vera Lúcia Marinzenck de Carvalho; "Um roqueiro do além", de Nelson Moraes; "Um amor de verdade" de Zibia Gasparetto; "A ilha perdida", de Maria José Dupré; "Meninos sem Pátria", de Luiz Puntel; "Motoqueiro do Além", de Eurícledes Formiga; "Memórias da loucura", de Antoinette Bourdin; "Quem matou Che Guevara" de Saulo Gomes; "O ciclo da lua", de Cesar Magalhães Borges; e etc.
Já as series eu gosto das: "Doctor Who", "Arquivo Morto", "Era uma vez", "Big Bang Theory", "NCIS", "CSI NY" e Las Vegas, "Bones", "Lei e Ordem", "Arquivo X", "Sobrenatural", "The Walking Dead", "American Horror Story", "The dead zone", "Prison Break" e etc.
Já os filmes gosto de suspense, drama e terror. Adoraria fazer parte de cada um desses.

DSA: Conte-me uma coisa sobre você que você nunca contou no mundo virtual.
Joana: Antigamente minhas irmãs e eu contávamos para todos que tínhamos uma banda, mas na verdade era uma grande mentira. (Risos)

Comentário pessoal: hehe... imagina só se pedissem para vocês se apresentarem em algum lugar!

DSA: Se você ganhasse uma única viagem na TARDIS, para onde você quereria ir?
Joana: Olha, se eu fosse a Rose Tyler eu iria para qualquer lugar com o Davida Tennant que é o meu Doctor favorito... brincadeira! Eu adoraria viajar na TARDIS e, principalmente, conhecer Gallifrey, entre outros lugares.

Comentário pessoal: que fique registrado que o nome "Rose Tyler" está proibido aqui no DSA! Hehehe... No meu caso, acho que eu quereria ir para "New New York" só para ouvir o Doctor dizer: "New, New, New, New, New, New, New, New... etc". Acho tão fofo ♥

DSA: Qual (ou quais) dos personagens que você já criou é o seu favorito (pode citar algum personagem de outras obras suas também)?
Joana: Eu adoro todos os personagens,pois eles são como meus filhos. Mas a minha predileta é a Leila, do meu terceiro livro, o "Arddhu". Pois ela é uma médium que tem alguns poderes sobrenaturais.

DSA: Se pudesse mudar algo na realidade brasileira, o que seria?
Joana: Nossa!!! Nosso país tem tanta coisa que precisa mudar, mas hoje é essencial acabar com a corrupção, esse seria um grande passo para começar um novo Brasil.

Comentário pessoal: verdade. E acho que outra coisa deveria mudar para que isso seja possível: a mentalidade do povo brasileiro.

DSA: Você tem alguma meta para o ano de 2014? Ou prefere que as coisas aconteçam naturalmente?
Joana: Não! Apesar de estar concorrendo a 2 prêmios, eu prefiro não criar expectativas, deixo acontecer. E o que tiver que ser será.

Comentário pessoal: espero, então, que este ano seja repleto de boas surpresas e grandes realizações!

DSA: Se você pudesse dar um presente para a humanidade, qual seria ele? Por quê?
Joana: Eu daria o amor, mas o verdadeiro. Pois hoje em dia, as pessoas não sabem mais amar. O amor se tornou banal.

Comentário pessoal: ótima resposta, é mesmo de amor que o mundo precisa, o resto dos problemas mundiais seriam resolvidos apenas com a presença de mais amor nos corações!

E o Kiko?

Essa parte da entrevista consiste no seguinte: eu enumero algumas palavras e o entrevistado marca uma opção de acordo com o grau de importância que isso tem na sua vida.

1 - Internet:
(x) Não vivo sem.
(  ) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

2 - Lutar pela preservação do meio ambiente:
(  ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

3 - Política:
(  ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

4 - Esportes:
(  ) Não vivo sem.
(  ) Me importo.
(x) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

5 - Redes Sociais:
(x) Não vivo sem.
(  ) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

6 - Celular/Telefone:
(  ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

7 - Televisão:
(  ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

8 - Notícias da atualidade:
(  ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

9 - Religião/Deus:
(x) Não vivo sem.
(  ) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

10 - Livros:
(x) Não vivo sem.
(  ) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

Ping-Pong:

Agora vamos à um ping-pong, responda com uma palavra (ou uma frase):

Escrever é - minha vida.
Não vivo sem... - minha família.
Sucesso - consequência de um bom trabalho.
Amor - faz parte da vida.
Fico irritada quando... - vejo desigualdade
Um medo - tenho medo de não ver o Allan, Guilherme e Sofia crescerem (eles são meus sobrinhos).
Um sonho - ter meu trabalho reconhecido.
Essa entrevista para mim foi - uma honra e uma enorme alegria.
O Anjo da Lua é - Uma homenagem a uma das pessoas mais importantes da minha vida.
A Joana é - o tudo e o nada.

Muito obrigada pela entrevista incrível, Joana! Se você leu até aqui, é porque se interessou de alguma forma pela obra da entrevistada, então procure visitar os links abaixo para que você possa saber mais sobre o seu trabalho:


Espero que tenham gostado da entrevista de hoje! Em breve trarei mais entrevistas, sempre algo muito especial!

Para conferir todas as entrevistas, clique aqui.

Beijinhos Alados,
1 Comentários
Comentários

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados