Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

15/01/2014

A(s) Vírgula(s) do Vocativo

Alados, sabem qual é um dos erros de português que os brasileiros mais cometem? É simplesmente o de esquecerem a vírgula do vocativo. Aposto que você já esqueceu a vírgula algumas vezes também, a pobrezinha anda sendo tão abandonada ultimamente...
Mas antes de chegar à vírgula, preciso explicar para vocês o que vem a ser um vocativo:

Vocativo: é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.
No resumo, seria mais ou menos quando a gente "chama" alguém no início, no meio ou no final de uma frase ou uma fala. Vou dar alguns exemplos para vocês entenderem melhor:
"Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a sequência das ações e dos ensinamentos de Jesus" (At 1,1)

Querida, você trouxe a minha pasta?

— O que você está fazendo com essa tesoura, rapaz? 
Notem que, nos três exemplos que eu dei, a vírgula sempre está antes ou depois do vocativo e, no caso da primeira frase (ou versículo), há duas vírgulas, por se tratar de um vocativo que está no meio da oração (sem trocadilhos por ser um versículo da Biblia... hehehe).
Portanto, alado meu, jamais se esqueça de colocar a(s) vírgula(s) do vocativo, não importa se você está usando um nome, um nome, um substantivo ou um adjetivo para chamar alguém.

Fonte de auxílio: Brasil Escola

Em breve trarei mais dicas úteis de Língua Portuguesa, aguardem!!!

Beijinhos Alados,
1 Comentários
Comentários

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados