Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

23/01/2014

Dica para blogueiros: qual é o melhor tema para um blog?

Digamos que num belo dia ensolarado você tomou a seguinte decisão: "Vou criar o meu próprio blog!" Alados meus, nem sempre as pessoas sabem que o primeiro passo que deve ser tomado depois dessa decisão é o de escolher o "sobre o que blogar". Normalmente, todo mundo simplesmente sai blogando. Hoje eu falarei um pouco sobre como você pode achar o tema mais adequado para o seu blog e também umas dicas básicas para não errar na hora de escolher o tema perfeito.

Qual é o melhor tema para um blog?

O melhor tema que você pode usar no seu blog é aquilo que você tem mais segurança para falar. Muitos blogs e sites dirão a você que a melhor estratégia é encontrar algo que nenhum outro blog fala e postar sobre isso. Isso é papo-furado, blogs podem sim fazer sucesso mesmo tendo mil outros blogs que falem sobre o mesmo assunto, tudo depende da criatividade e do talento da pessoa que escreve.
Eu poderia citar que o melhor tema para blogs é o de variedades (como o meu) já que ele abrange uma diversa gama de possibilidades e dá uma liberdade maior para o blogueiro; porém, não é todo mundo que consegue administrar blogs assim sem puxar exclusivamente para um assunto só, e muitas vezes você pode perder parcerias com empresas ou editoras (pode crer, essas parcerias são um tanto preconceituosas com relação a blogs de variedades). O fato é que antes você precisa pesar bem qual é o seu objetivo ao criar o blog, saber o porquê de de blogar.
Por exemplo, se você o seu objetivo é fazer as famosas parcerias com editoras e autores, o melhor mesmo é ir direto para um blog literário. Se você quer vender um produto, faça um blog que fale sobre o universo onde este produto está inserido (artesanato, moda, educação, etc). Se você quer divulgar o seu talento de escrita, faça um blog com qualquer tema, mas não deixe de publicar vez ou outra um texto feito por você. Agora, se você apenas quer se divertir, ou se tem vários assuntos que você consegue falar com propriedade, crie um blog de variedades (mas escolha uns tópicos específicos para abordar, não faça do seu blog uma bagunça não, heim!).

Por que devemos escolher um assunto antes de começar o blog?

Escolher o assunto antes de investir no seu cantinho é essencial pois vai garantir que você não desista no meio do caminho. Não adianta começar um blog sobre determinado assunto se daqui a dez postagens você não tiver mais o que falar. Eu acabei de chegar ao número de mil postagens, e devo isso a já ter tido um objetivo definido na minha mente desde o começo.
Claro que você pode fazer experiências, mas já vou avisando que essas experiências podem fazê-lo perder tempo e também ter dificuldades para encontrar um público fiel. Um blog que troca muito de nome e de assunto tem menos chances de ter estatísticas constantes (por que vai ter menos chances de ser encontrado pelos mecanismos de busca) e também pode perder muitos seguidores quando trocar de tema, pois nada garante que eles vão gostar das novas postagens. O bom mesmo é ter uma estrutura sólida desde o princípio.

E agora, o que eu faço?

Calma, alado meu! Se você quer começar um blog e ainda não sabe qual tema vai escolher para ele, você pode optar por começar a escrever de forma offline (em documentos do Word ou algo parecido) e quando estiver seguro, começar a postar num blog. Você também pode optar por deixar o seu blog restrito apenas para você, basta ajustar a visibilidade do blog para "Privado - somente autores do blog"; e postar normalmente, só que sem receber visitantes. O que estou dizendo é muito sério, só invista na divulgação do seu cantinho quando você tiver certeza de que não vai mudá-lo no meio do caminho.

Por hoje é só. Se eu encontrar mais dicas sobre temas para blogs, farei uma nova postagem!

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados