Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

09/01/2014

Coisas de Escritora - Loucuras ao escrever

Todo escritor é meio louco, alados. Se algum escritor diz que não tem nada de louco, é porque está tentando manter as aparências, ou porque ainda não analisou a si mesmo pelo ângulo certo.
O primeiro sinal de loucura é ler um trecho em um livro e achar que está muito parecido com o que ele próprio escreveu. Às vezes é coisa boba, como uma expressão usada em comum, ou um acontecimento vagamente parecido; às vezes uma mísera fala que tem algumas palavras em comum. Mas mesmo assim nós acabamos querendo mudar tudo para que a nossa obra fique diferente de qualquer outra trama. O livro é o nosso "bebê", e ele não pode ser parecido com o "bebê" de ninguém.
Outro sinal comum é falar como se fosse o personagem falando, mandando recados para os leitores. Já fiz isso aqui uma vez, quando falei sobre o Narciso (que, aliás, me perturba um pouco). E faria mais se vocês conhecessem meus outros personagens... hehehe... Como eu já disse em outra postagem, os personagens acabam criando certa "vida própria" e nós começamos a pensar sobre a forma como eles responderiam a certas perguntas.
Também há outra loucura que nem todos sofrem: a de não se achar completamente escritor. Não vou mentir para vocês: eu ainda sinto isso. Vez ou outra acho ousadia demais da minha parte fazer postagens como essas, afirmando que sou escritora. Eu sei, é frescura. Ou melhor, é loucura.
Isso sem contar também as ideias loucas que surgem do nada, e a insegurança de achar que a história nunca está boa o suficiente. Quero dizer, essa insegurança varia, é quase como um transtorno bipolar: em um dia achamos que nossa trama é a mais boba do universo, e no outro coroamos a história como se ela fosse um best-seller em potencial.
E a loucura de ter uma ideia no meio da noite e sair correndo para anotar? Já escrevi um monte de trechos no banheiro porque não queria acordar ninguém aqui em casa... e falando em banheiro, já contei em outra postagem que às vezes eu tomo banho só para ver se consigo uma ideia decente. E o pior é que a inspiração muitas vezes me chega quando estou debaixo do chuveiro (e vem de ônibus... hehehe).
O fato é que todo escritor pode ser considerado como sendo um louco apenas pelo simples fato de se aventurar no mundo das letras. Uma tarefa difícil, que exige suor, que exige paciência e uma boa dose de fé. Só podemos ser loucos por achar que esse é um bom caminho a se trilhar. Ou será que o mundo inteiro é louco e nós somos os únicos completamente sãos?

Espero que meu post não tenha sido louco demais para você... hehehe...

Beijinhos Alados,
2 Comentários
Comentários

2 comentários:

  1. Traduziu perfeitamente a exeperiencia de escrever.Quando vejo um personagem com o mesmo nome do meu já enlouqueço completamente no estilo "Meu deus, vão falar que eu copiei!".E, sinceramente, o livro que estou escrevendo é de ficção por isso estou evitando totalmente livros e filmes do gênero.Qualquer coisa que leio me da vontade de rever a história inteira.
    E eu sou completamente bipolar, principalmente com meus personagensDe dia eu acho ele tão bem estruturado, tão criativo e cheio de personalidade que penso "Vão amar ele como amam o Percy"!Aí,de noite, ela me pareçe tão superficial e tão achata que qualquer um que lê vai abadonar na hora,e até imagino resenhas na internet criticando a personagem #-#.Ah,tá, como seu algum dia fosse pulblicar.

    ResponderExcluir
  2. Bom eu não sou exatamente uma escritora, mas passo por essas loucuras sempre, tomar banho da mesmo ideias novas, alias eu fico horas no banho porque começo a pensar e não consigo sair até ter certeza do que farei a seguir. Quando você falou que as vezes lemos trechos e achamos que história está parecida com de outra pessoa, lembrei do filme A Janela Secreta com meu amado Depp. Em geral acho que todos os meus textos e projetos de livros são uma porcaria rsrsr apesar de as vezes eu saber que alguns deles são bons.
    beijos Sheilinha bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados