Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

12/11/2013

Quem disse que ratos gostam de queijo?

Lá vem o momento em que eu acabo com a infância de todo mundo, alados! Vou falar sobre este grande mito que diz que ratos comem queijos e também falar sobre outras curiosidades, como por exemplo: não adianta fugir de ratos subindo em cadeiras... sabia disso? Lá embaixo tem uma lista bem legal com fatos interessantes, recomendo que você leia!
A minha curiosidade sobre esse assunto surgiu porque, desde que eu e minha irmã compramos nossas ratinhas, descobrimos que não é bom dar-lhes queijo para comer. Mas por que, então, todo mundo acha que o principal alimento dos "ratosos" é o queijo?
Segundo alguns sites, a crença surgiu por que as pessoas afirmavam que os ratos se sentem atraídos pelo cheiro forte e pela textura dos queijos, o que foi derrubado por uma pesquisa feita pela Manchester Metropolitan University, da Inglaterra, que descobriu que eles são mais atraídos por alimentos doces.

Mas o que os ratos comem?

Os ratos são onívoros, o que significa que eles comem qualquer coisa (jura, Sheila? Ninguém sabe disso... Kkkkkk). Na natureza, a dieta principal deles são os grãos e as frutas, alimentos com grande concentração de açúcar. A partir dessa informação, já podemos concluir que os ratos não são nem um pouco "queijívoros", já que não existe algo como uma "árvore de parmesão". Seu instinto primitivo será sempre o de buscar aquilo que eles comiam na natureza.
Com a urbanização, os ratos passaram a comer qualquer coisa que estivesse "dando sopa", inclusive lixo e outros alimentos que eles jamais encontrariam na natureza. Caso haja ratos numa casa, é provável que eles comam queijo apenas por que é uma comida que está ao alcance deles, eles comerão qualquer coisa para garantir sua sobrevivência.
A dieta do rato de estimação (chamados rattus novergicus, Mecol ou Twister, que são as ratazanas; e os mus musculus ou topolinos, que são os camundongos) é composta primordialmente por ração própria para roedores. Eles também comem frutas (desde que não sejam ácidas), grãos (milho, aveia em flocos ou com casca, flocos de arroz, soja torrada, ervilha, trigo, alpiste, granola sem açúcar, arroz integral seco), verduras escuras (brócolis, agrião, espinafre, couve, rúcula), macarrão cru (minhas meninas amam, pegam uns cinco de uma vez só), biscoito cream cracker (os mais puros) e pão torrado. O arroz também pode ser dado cozido, se você quiser. Eles também podem comer amendoim e semente de girassol, mas não com muita frequência, pois são oleosas demais.
Eles também podem comer tenébios e gafanhotos, pois são ricos em proteína. A gente já encontrou uns tenébrios à venda numa pet shop, mas estamos evitando comprar por hora, por nojo mesmo... hehehe...
Jamais saia dando qualquer coisa para o seu ratinho comer, pois muitos alimentos são praticamente um veneno, e nem todos eles vão recusar.

Outras curiosidades:

  • Não adianta subir em cadeiras para fugir de ratos, pois eles são exímios escaladores, sobem inclusive em superfícies lisas, como o vidro, usando como auxílio sua cauda. Pode crer, as minhas meninas sobem em qualquer coisa, e também pulam grandes distâncias;
  • Quando os ratos recebem uma comida de sua mão, eles tendem a depois correr de você com o alimento na boca, pois o instinto primitivo deles é garantir que você não vá mudar de ideia e pegar a comida dele de volta. Além disso, eles comem uns longe dos outros, pois às vezes eles roubam a comida dos companheiros. Aqui em casa já deu muita briga!
  • Eles nunca mordem os donos, apenas mordiscam. Aqui em casa as nossas "filhotas" nunca nos machucaram, nem quando estávamos com a mão com cheiro de comida, as mordidas que elas deram nunca foram com força suficiente para machucar;
  • Dizem que se duas fêmeas forem criadas juntas, e apenas uma delas der à luz a uma ninhada, a outra ratinha que não teve filhos cuida dos filhotes da amiga como se fossem seus também... Own!
  • Dizem que os murídeos (família de roedores a qual os ratos pertencem) foram os únicos seres vivos que não sofreram com a radiação nuclear causada pelas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, o que significa que minhas meninas podem dominar o mundo se quiserem... Kkkkk... Entretanto, não confiem muito nessa notícia, ainda não achei nenhum artigo confiável sobre isso.
  • Quem tem ratas de estimação precisa deixá-las em um lugar onde ratos de rua não podem alcançá-las, pois eles são atraídos pelo cheiro delas. Pode crer, ouvi um testemunho de uma pessoa que já passou por isso e constatou que é verdade;
  • Os ratos são os únicos mamíferos terrestres que podem nadar por até três dias;
  • A força dos dentes deles são comparados à de uma onça-pintada;
  • Juntamente com os seres-humanos os ratos são os um dos animais mais adaptáveis do mundo, podem sobreviver à maioria de condições geológicas e climáticas. Tanto que há ratos no mundo inteiro.

Nossas princesas:

E só para não perder o costume, vou colocar aqui a foto mais recente que tiramos das "ratenhas" Luna e Barbie, nossas branquelas primogênitas. Estava muito frio nesse dia, vejam só:

Barbie Ashley
Luna Leia
Caso queiram conhecer essas duas belezinhas, e também a Padmé e a Valentinna (nossas outras princesas), vocês podem clicar aqui, aqui, aqui e aqui.

Fontes de auxílio: Site da Superinteressante e um blog pessoal.

Beijinhos Alados,
3 Comentários
Comentários

3 comentários:

  1. As suas são fofinhas, mas eu confesso que tenho medo rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Nossa'' Não sabia disso.
    São muito fofa as ratinhas'' Adorei o nome da primeira kkkk'

    girlswholoveparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Então eles não gostam de queijo? Oh, essa é nova pra mim. Suas ratinhas estão super fashion. Bjus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados