Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

16/10/2013

A arte de programar postagens (Blogger)

Ontem recebi um comentário da leitora "Mih M" perguntando sobre como programar postagens no Blogger (já que eu vivo citando vez ou outra que programo as minhas), e só então percebi que ainda não tinha falado sobre este assunto com detalhes aqui no DSA!
Então, hoje falarei tudo o que você precisa saber sobre programação de postagem, incluindo também um tutorial completo. Não sei como funciona nas demais plataformas de criação de blogs, mas creio que deva ser bem parecido.

O que é Programar?

Programar postagens nada mais é do que preparar uma postagem e usar a opção que permite publicá-la no futuro, na hora e data que você determinar. Ou seja, você escreve um artigo hoje, programa, e ele só estará no ar amanhã, ou depois de amanhã, ou daqui a um mês... etc.
Você também pode fazer o mesmo com posts que deseja colocar em uma data que já passou. Digamos, por exemplo, que você apagou sem querer um post antigo e quer recolocá-lo no mesmo lugar; para isso basta determinar a data certa no momento de programar.

Por que Programar Postagens?

Eu uso a programação de postagens desde que o DSA ainda era bem pequeno, e até agora só tenho visto vantagens. Abaixo vou listar os benefícios mais importantes, veja só como este recurso pode ser a solução para muitos dos problemas comuns de um blogueiro:
1. Permite postagens publicadas quando você estiver ausente:
Imagine que você vai viajar ou ficar o dia inteiro ocupado e não poderá atualizar seu cantinho. Com a programação de postagens você pode deixar uma série de posts já preparados para aparecer nestes dias em que você estiver offline!
Eu uso este aspecto do recurso principalmente na Páscoa, quando preciso deixar o computador desligado para aproveitar melhor os mistérios desta época tão importante. Enquanto aproveito o Tríduo, o DSA não fica desatualizado!
E você pode fazer o mesmo: caso saiba com antecedência em quais dias ficará fora, pode preparar todos os posts para aparecerem nos dias em questão.

2. Ajuda a atualizar o blog diariamente:
Sabem como eu consigo postar todo dia? Simplesmente por que programo as postagens com um dia de antecedência, o que me dá uma margem de 24h para programar a postagem do dia seguinte. Não entendeu? Vou explicar melhor: digamos que em um dia falte luz, ou que aconteça outro imprevisto qualquer; se eu colocar posts noralmente (escrevendo e publicando no mesmo dia) pode ser que não tenha tempo suficiente para atualizar o blog, e acabo perdendo um dia inteiro por causa de uma eventualidade.
Agora, quando eu programo um dia antes, tenho até as sete horas da manhã no dia seguinte (ou o horário que você escolher) para elaborar a postagem. Se acontecer algo durante o dia isso não interfere em nada, pois o artigo de hoje já está no ar e tenho um bom tempo para preparar o de amanhã.

3. Traz mais acessos:
Sabia que um dos maiores motivos para a queda de acessos é a falta de atualização do blog? Pois é, quanto mais um blog for atualizado, melhores colocações na Pesquisa Google ele terá (e em outros sites de busca também).
Além do mais, você também pode aproveitar para que seus posts estejam no ar justo na hora que lhe trás mais acessos. No meu caso, prefiro colocar sempre às sete horas da manhã, para que todos que entrem durante a manhã, a tarde e a noite possam ver a atualização. Recomendo que você teste bem os horários antes de escolher um.

4. Disbonibiliza um tempo para fazer correções antes do artigo ir para o ar:
Assim como vimos no item 2, também podemos usar esta margem de tempo para aperfeiçoar o texto antes que ele apareça no blog. Mais de uma vez eu já voltei às postagens que programei e consertei coisas que estavam fora do lugar ou acrescentei informações encontradas depois da edição do texto.

5. Dá tempo suficiente para que você possa ter boas ideias:
E essa mesma margem de tempo também pode nos ajudar a ter o tempo suficiente para encontrar uma inspiração. Pode ser que a ideia perfeita não esteja com você agora, mas quem sabe depois de rodar pela net ela não venha? Você verá que ao programar postagens podemos ficar mais tempo pesquisando ou esfriando a cabeça antes de preparar os artigos.

Como Programar Postagens?

E como podemos usar este recurso maravilhoso do Blogger? É bem simples, basta fazer sua postagem normalmente e depois clicar no botão "Programar", localizado nas "Configurações de postagens":

Programar Postagens Blogger

Ao clicarmos nele encontramos duas opções: "Automático" e "Definir data e hora". O item "Automático" permite que o post apareça no blog assim que você apertar o botão laranja "Publicar". A opção "Definir data e hora" é a que usaremos para programar nossa postagem. Clique nela.

Programar Postagens Blogger

Ao clicar em "Definir data e hora", aparecem as opções abaixo. Para ajustar o dia e o horário da postagem, basta clicar no dia escolhido no calendário (as setinhas azuis do topo permitem que você navegue pelos meses) e depois a hora, clicando no reloginho e escolhendo a hora no menu que aparecer (ou escrevendo direto no lugar apropriado). Depois de ajustar, aperte o botão "Concluído".

Programar Postagens Blogger

Agora basta apertar o botão "Publicar". Seu post aparecerá na lista de postagens com a palavra "Programada" escrita em laranja. Relaxe, seu post estará no ar em breve!

Espero que eu tenha ajudado! Não deixe de continuar atento às novidades do DSA!

Beijinhos Alados,
4 Comentários
Comentários

4 comentários:

  1. Olá She'', Adorei o seu blog, é um fofo, estou lhe seguindo se possível da uma entradinha no meu e me segue também.
    Blog: http://girlswholoveparis.blogspot.com.br/

    Bjs Linda'a!

    ResponderExcluir
  2. hahaha tentando dominar essa arte rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados