Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

03/10/2013

Mendicância Blogosférica

Já falei um pouco sobre isso em outra postagem aqui do DSA, quando abordei a reciprocidade, mas hoje, alados, abordarei de uma forma diferente, já que muita coisa mudou desde aquela época.
Numa das minhas andanças pela net, estava assistindo a um vídeo do PC Siqueira. Ele falava sobre uma visão mental dele de que a internet é como uma grande rua repleta de mendigos que, em vez de dinheiro, ficam pedindo likes, comentários, seguidores, etc. Cara, essa visão é simplesmente perfeita! Quantas vezes você já não viu em seu blog pessoas implorando por comentários? Ou no Face? Ou no Twitter?
Eu fico pensando se vale mesmo a pena ter comentários apenas por que você se esforçou mais do que todo mundo enchendo o saco dos outros para passarem no seu blog, até que a pessoa pense: "Preciso passar logo nessa jossa, para que parem de me perturbar!". Será que ninguém reflete que pode ser que as pessoas só visitem seu blog por que você pede? Será que você conseguiria manter os acessos apenas confiando na qualidade do que posta?
Chegar a uma "meta" e poder dizer: "consegui chegar até aqui porque trabalhei duro para manter a qualidade do meu blog" é algo inestimável. Sério, a sensação de ter conseguido resultados apenas com trabalho duro é algo que só quem se dedica de verdade sabe como é. Queria que todos os blogueiros buscassem isso, as estatísticas sinceras, aquelas que vêm como recompensa por um caminho trilhado com muito amor e persistência.
Há o caso dos blogueiros principiantes, que realmente precisam pedir para que os outros acessem, senão ninguém vai conhecer o blog. Aí tudo bem, é uma coisa pela qual todos temos que passar. Se você começou seu blog agora, não ache que o que estou falando se refere a você, se refere a aqueles que estão a anos no mundo virtual e continuam tentando manter seu cantinho por meio de barganha.
Pensando assim, e voltando à comparação com a rua de mendigos, fico pensando também se vale a pena alimentar estes "pedintes virtuais". Dizem que não é tão bom dar dinheiro a mendigos, pois isso os estimula a continuar fazendo aquilo para sempre (não que essa afirmação seja certa ou errada, só estou usando como exemplo); será que, então, é bom continuar passando em blogs apenas pela promessa de receber uma visita, um seguidor ou um comentário de volta? Será que atender aos pedidos de "segue de volta" vão impedir um blogueiro de perceber que seu blog é uma porcaria? Pode ser que sim, pode ser que não... só sei que ficar passando no blog dos outros cansa. Um dia você fica saturado de responder cada bendito comentário, ficar inflando o ego dos outros com um "seu blog é lindo!", ter de gastar horas só pela incerteza de talvez receber uns comentários a mais no dia seguinte. Pode crer, cansa muito! É um porre.
Eu já não peço a muito tempo que ninguém venha passar aqui, não fico mais negociando coisas como: olha, se você passar no meu blog, prometo que deixo cinco comentários no seu todo dia! Não quero obrigar ninguém a ler o que escrevo. Se meu blog lhe interessa, tudo bem. Se não, fazer o quê?
O fato mesmo é que ninguém tem a paciência de esperar pelos resultados, quer tudo agora. E a verdade é que demora para se conseguir certa relevância. Eu só consegui um milhão de acessos depois de dois anos de blog, por exemplo; tenha sempre em mente que vai ser muito difícil você chegar a um resultado igual em dois dias!
Portanto, alados blogueiros meus, vamos deixar essa mendicância um pouco de lado, tá? Vamos fazer nossos blogs de uma forma sincera, honesta; sendo bons se realmente formos bons, e sendo ruins se formos uma porcaria... Ok, essa frase ficou meio fail, mas é por aí...

Não deixem de continuar ligados, ainda vem muita coisa boa por aí!!!

Beijinhos Alados,
2 Comentários
Comentários

2 comentários:

  1. É bem assim mesmo. Todo mundo só quer saber de ficar pedindo porque quer o blog tenha 1000 visualizações no primeiro dia. As pessoas se esquecem que é com o trabalho e esforço que um blog cresce. Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca cheguei a pedir retribuição de comentari... ok, pedi sim, algumas vezes. Mas não peço mais, comento no post que gosto porque gosto de comentar, e se a pessoa passar de volta ou não problema é dela. Não gosto de "seguir de volta" porque não gosto de ficar seguindo blogs que não leio. É chato, irritante e o que é incrivel, esse tipo de blog enche seu feed de atualização inutil. Coisa que você não está nem um pouco interessado ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados