Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

11/10/2013

Livro - Heaven

Cara, detesto ter que fazer críticas negativas para livros... geralmente eu gosto mais de falar o que me marcou, de quais personagens eu gostei, o que achei do cenário em que a trama se passa, etc; e deixar as coisas com as quais não concordei em segundo plano. Embora a capa de "Heaven", o último livro da trilogia "Halo", seja uma das mais lindas que vi, está longe de ser o melhor final de todos. Não foi uma decepção tão grande quanto a que tive ao ler "Êxtase", mas deixou um sentimento de que falta um "algo mais"... vou explicar isto com detalhes daqui a pouco.
Ah, lembre-se de que esta é a minha opinião pessoal, não significa que o livro vai lhe dar a mesma sensação. Tenha sempre em mente que seu gosto pode (e muito) se distanciar do meu, não desista de ler só por causa de mim!!!

Heaven, Alexandra Adornetto:

Coisa linda que é esta capa, não acham? Para mim, é uma das mais lindas que já vi, consegue ser, ao mesmo tempo, simples e impressionante. O livro em si é lindo e bem editado, só não gostei muito da contracapa (falando de aspectos físicos, claro).
Acho que quem acessa o DSA com frequência já deve ter notado que minha antipatia com Bethany Church é lendária. Principalmente por que ela não entende o conceito de "obediência angélica", e não sabe nem um pouco pensar antes de agir. E também por tentar se fazer de forte e de engraçada, sendo que nenhum dos dois aspectos foi alcançado da forma certa. Não consigo gostar dela, e ponto final.
E então você me perguntará: "Por que você leu esta trilogia, ué?"; a resposta é simples: eu gosto dos demais personagens, principalmente do Xavier; só não curto a protagonista. Queria que o livro tivesse sido escrito sob a perspectiva do Xav... seria bem mais agradável. Poderia até ser escrito do ponto de vista de Phantom... hehehe... Ok, nessa eu exagerei!
Desde a última leitura, eu não alimentava grandes expectativas de gostar deste final. Isso foi muito bom, pois a "pancada" acabou sendo um pouco mais suave. Foi decepcionante, mas não tanto quanto o fim de "Fallen". Querem saber o que achei? Continuem lendo e descubrirão!

Trecho do livro:

    "Fiquei de joelhos, fingindo pegar algo caído no chão. Quando me endireitei, virei a cabeça um pouco e dei uma olhada no lago. Balancei a cabeça, pensando que podia estar tendo alucinações. A certa distância de nós, entre as árvores frondosas, havia um cavalo branco. O seu pelo e crina tinham um tom etéreo prateado, diferente dos cavalos comuns, e os cascos, que batiam no chão, eram dourados.
    — Um cavalo branco. — As palavras pareciam sair da minha boca repletas de choque.
    — Onde? — Xavier pareceu não acreditar ao espiar pela mata.
    Ele não tinha visto o cavalo, porque estava concentrado demais na pessoa que o montava. Muito bem-paramentado, o indivíduo parecia vestido para um velório. Apesar das órbitas serem vazias, senti que olhava bem para mim. Eu nunca tinha visto um Sete antes, mas sabia que a criatura que estava me olhando era um deles. Não havia a menor dúvida.
    Aquele era o momento que pensei que nunca viria. Enfim, estava cara a cara com um membro da Sétima Ordem, seres de quem, até aquele instante, eu só tinha ouvido falar".

Minha opinião pessoal:

Primeiro, preciso já começar dizendo que, na minha opinião, o Xavier não devia ter que aturar a Bethany pelos restos dos seus anos. Estava torcendo para que ela morresse, ou ficasse no Céu e ele pudesse seguir sua vida, ou que ela fosse para o Céu e quando voltasse ele já estivesse com uma nova família e uma nova vida... Mas tudo bem, eu sei que esta é uma daquelas histórias em que o mocinho fica com a mocinha, os dois ficam felizes para sempre; tudo bem.
O que eu não gostei mesmo é que o fim não ficou bem "amarrado". Tem um monte de coisas que queria que tivesse sido esclarecida e não foi. Tipo: o que aconteceu com a baderna que Lúcifer andava aprontando? Ele teve sua vingança e pronto, ficou no Hades com o rabinho entre as pernas? E o Gabriel, voltou a ser o grande arcanjo de sempre? E a Ivy, que sumiu ainda mais cedo, o que ela fez a partir do momento em que não apareceu mais? E a Molly, como ela estava de verdade (por que o trecho em que ela aparece no final não informava quase nada)? E o bendito plano que Deus tinha para o Xavier, o que era? Por que se o grande plano for ficar com a Beth, desculpe-me, mas acho uma tremenda falta de imaginação!
Fiquei com uma raiva maior ainda da Bethany pelo tanto de vezes que o Gabriel precisou se sacrificar por causa das burrices dela. E como ela agradece? Fazendo burrices ainda maiores!
Mudando de assunto, eu gostei do Rafael, sabe. O pior de tudo é que, justo por que eu gostei, ele quase não aparece... poxa vida! Talvez ele devesse já ter aparecido desde o começo, pois é o tipo de personagem cativante.
Não vou nem falar sobre a ausência de uma grande batalha pois a saga não é das que tem batalhas épicas. Acho que o que ficou faltando é isso mesmo: preencher as lacunas de coisas que ficaram mal resolvidas. Resumindo, só pode ter acontecido uma destas alternativas:

a) O esquema geral da saga não foi bem pensado;
b) A autora teve algum prazo para entregar o livro escrito, e acabou escrevendo tudo na pressa;
c) A Bethany é tão egoísta que não quis saber de mais nada depois de ficar com o Xavier;
d) As sagas que tratam do amor entre um humano e um ser sobrenatural precisam sempre ter um final "brochante", ou não vão fazer sucesso.

Arrisco-me a dizer que, inclusive, possa ser todas as alternativas anteriores! Hehehe...
Recomendo a saga em geral, mas já vou avisando que o fim não é lá "grandes coisas". Só vale a pena ler por causa das "pérolas" do Xavier. Ele é maneiro, merecia algo melhor do que Bethany Church.

Agora estou lendo "Coração de Tinta", principalmente porque sei que este livro não vai me decepcionar... Hehehe...

Leia Também:

Êxtase
As Crônicas de Nárnia (Volume Único)
Amores Impossíveis
Percy Jackson & os Olimpianos - O Último Olimpiano
Percy Jackson & os Olimpianos - A Batalha do Labirinto
Percy Jackson & os Olimpianos - A Maldição do Titã
Percy Jackson & os Olimpianos - O Mar de Monstros
Percy Jackson & os Olimpianos - O Ladrão de Raios
Paixão
Hades
Angélica
Tormenta
O Pequeno Príncipe
Fallen
Corda Bamba
A arte de Construir Cidadãos: as 15 lições da Pedagogia do Amor
O Ateneu
A Normalista
Diários do Vampiro - O despertar
Halo
O livro da Vida - Da ilusão à verdade

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados