Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

01/10/2013

Cadê o Travessão?

Alados, vocês vão rir de mim com essa postagem, eu sei que vão! Faz muito tempo que não publico nada sobre a Língua Portuguesa, portanto, hoje decidi falar sobre um assunto muito sério... só que não...
Não sei se vocês repararam, mas atualmente existem alguns livros que preferem usar aspas em vez de travessão no início das falas, não sei se por opção do autor ou da editora. Cara, eu sou uma grande defensora do travessão. Sério. Ainda acho até hoje que as falas que estão escritas entre aspas parecem mais pensamentos do que falas.
Pensemos bem: o uso desse símbolo já é praticamente uma tradição, algo que está entranhado na nossa mente. Você vê um travessão e pensa: alguém está falando alguma coisa. Agora, se a fala está entre aspas, é preciso ler até o final para saber que não é o pensamento da pessoa. Me dá a impressão que os personagens estão sendo sempre irônicos. Ou sussurrando. Ou conversando por telepatia...
E não me digam que é mais chique, que é moderno, ou até que é mais correto ou mais fácil de ser entendido; o fato mesmo é que, com aspas, não parece que é uma fala.
Não que eu vá deixar de ler um livro só por que ele não tem falas iniciadas por travessão, seria uma atitude superficial demais. Se usasse tal raciocínio, talvez perderia a oportunidade de ler um bom enredo só por causa de um único sinal gráfico, isso não é coisa que um verdadeiro bookaholic faça.
Então, como sou militante da causa do uso do travessão, resolvi fazer essa pequena postagem. E vou fazer mais: para que ninguém tenha desculpas para não usar o travessão, apresento-vos como achá-lo no seu teclado:

Para internet, Word 2000, Word Pad, Bloco de Notas e outros programas:

Para fazer o nosso amado amigo travessão (—), basta segurar a tecla "Alt" e apertar (o mais rápido possível) os números 0151 do seu teclado numérico (não funciona com os números que ficam acima das letras). Parece ser números demais para apertar, mas com o tempo você se acostuma tanto que seus dedos vão sozinhos... hehehe...

Para o Word 2010:

Basta segurar as teclas "Ctrl", "Alt" e apertar o botão do hífen no teclado numérico (não funciona com o que fica junto da underline).

Se for em notebook com o teclado numérico (Fn):

Se você estiver usando um notebook que não tem o teclado numérico separado, é só fazer a mesma coisa, só que segurando também a tecla com letrinhas azuis que se chama "Fn". Se for no Word 2010, aperte "Ctrl + Alt + Fn" e a tecla que tem o hífem azul (acho que em todos os notebooks ele fica junto do "Ç"). Nos demais programas, é só apertar "Alt + Fn" e depois as teclas que tem os números 0151 em azul. Como eu disse, com o tempo você se acostuma.

Se o seu notebook não tiver o teclado numérico:

Aí só posso recomendar duas coisas: ou você toma vergonha na cara e compra um teclado numérico de USB; ou escreve colocando um símbolo no lugar do travessão (um que você não vá usar, como um asterisco, por exemplo), e depois de ter terminado o texto aperte "Ctrl + L", clique na aba "Substituir" e substitua o símbolo que você usou pelo —, copiando e colando no lugar indicado. No Word 2010 para chegar ao "Substituir", é preciso apertar "Ctrl + L" e depois clicar na setinha preta ao lado da lupa e clicar em "Substituir". Se for nos demais programas, só usando o "Ctrl + C" e "Ctrl + V".

É só isso por isso. Amanhã teremos os "Blogs do Mês" de Setembro!

Beijinhos Alados,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados