Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

06/09/2013

Aprenda inglês gratuitamente com o Duolingo!

Sim, alados, dessa vez o aprender "gratuitamente" significa "gratuitamente" meeeesmo! Daqui a pouco vou explicar isso melhor, mas já vou adiantando que é um site que merece ser visitado, nele podemos aprender inglês como se fosse num jogo, acredita?
Só que antes de começar a dica de hoje, preciso agradecer a mais doois blogs que participaram da campanha "Queremos ler Doce Sonho Alado", o "Galera Fashion" e o "Toca dos Livros"! Veja só que posts incríveis foram publicados:


Mais uma vez peço encarecidamente que você, blogueiro, que gosta do DSA; ajude, pelo amor de Deus! Hehehe... brincadeira, não estou nesse grau de desespero não! Bom, se quiser ajudar, entre em contato comigo ou pegue o material na postagem da campanha; eu ficarei muito feliz com sua participação.
Agora chega de preâmbulos, vamos ao post de uma vez que daqui a pouco vocês vão ficar de saco cheio de me ouvir falar da campanha!

Aprenda idiomas gratuitamente com o Duolingo!

Depois de falar sobre o Busuu e o Livemocha, não poderia deixar de mostrar o terceiro site que encontrei na net que promete nos ensinar idiomas online e de forma gratuita! Desta vez não é este tipo de site que diz que você pode aprender de graça e depois você vê que o que eles querem mesmo é te induzir a pagar para ter ferramentas mais avançadas; é inteiramente de graça!
O primeiro elogio que farei é para o logotipo, que é uma verdadeira fofura! Amei a corujinha do Duolingo! Depois preciso citar a interface do site; ela é super leve, abre até mesmo em computadores que não tem memória tão boa.
Lá nós falantes de Língua Portuguesa podemos aprender apenas Inglês, mas também há o aprendizado de francês, espanhol, alemão e italiano para quem tem domínio da Língua Inglesa.

Como funciona?

Agora vou falar um pouco sobre como acontecem as lições no Duo. Ao fazer o cadastro, você já tem a possibilidade de fazer um teste de nivelamento, para não precisar ficar aprendendo tudo do zero. Eu fiz e pulei direto para o nível 6.
A página inicial é a seguinte (clique na imagem para ver com mais detalhes):


Percebam que eu destaquei alguns itens, vou explicar cada um para vocês:
1 - Unidades: cada um desses retângulos da sua "árvore de inglês" corresponde a uma unidade. Cada unidade tem mais ou menos nove lições. Mas não pense que no Duo é como nos outros sites em que você precisa ler todo um material e só depois ir colocando a mão na massa. Nada disso! Você aprende como se fosse num jogo, fazendo as lições e avançando nos níveis. Abaixo está um exemplo da minha lição atual:


A barra verde no canto superior esquerdo indica o seu progresso na lição, e os corações indicam as tarefas que você errou (cada erro corresponde a um coração perdido). Se errar quatro, você volta para o começo; se errar só uma ou duas você ganha dois ou um ponto extra; e se terminar com os três ganha "lingots", que é uma espécie de dinheiro que lhe permite comprar poderes especiais na loja (só que não se paga nada com dinheiro real, não se preocupem!).
Há cinco tipos de exercício: traduzir do inglês para o português, do português para o inglês, múltipla escolha, escrever a frase a partir de um áudio e pronunciar uma frase em inglês no microfone. Se você, como eu, não tem ou não pode usar o microfone, pode escolher não participar do último tipo de exercício (e essa opção pode ser revertida a qualquer momento).
E não deixe de passar o mouse em todas as palavras grifadas de amarelo, para saber o significado delas. Em algumas dessas palavras também há um botão azul, chamado "Explicar", onde você encontra dicas que lhe ajudam a entender melhor o idioma, não deixe de clicar em todos eles, heim!
Também há a possibilidade de reportar qualquer tipo de erro (mas só reporte se você tiver certeza de que está errado) e também existem conversas em cada exercício, para que você possa interagir com outros usuários que também aprenderam a lição.

2 - Lição de prática: aqui você pode reforçar tudo que aprendeu até agora. É como se fosse uma lição, mas com todo o conteúdo aprendido. Para quem gosta de desafiar a si mesmo, também pode comprar na loja (com os lingots) a opção de fazer essa lição cronometrada.

3 - Outros recursos: e tem mais coisas no Duolingo! Você também pode clicar em "Imersão" e traduzir conteúdos reis da internet (e ganhar pontos por isso). Ou pode clicar em "Conversa" e se divertir nos fóruns com os outros aprendizes do Duo. Ou pode ainda clicar em "Vocabulário" e treinar as palavras em que estiver tendo mais dificuldade.

Também existem aplicativos para que você possa usar o Duolingo no seu Smartphone ou Tablet, fique à vontade para baixar!
O que eu mais gostei no Duo foi o clima de desafio dele, você se sente impelido a ir até o final, nem que seja para tentar terminar uma lição com os três corações... hehehe... Sem contar que você é obrigado a prestar muita atenção quando escreve a frase, qualquer errinho é capaz de lhe fazer perder um coração!
Lembrando que eu não estou ganhando nada com essa indicação, apenas estou compartilhando por que realmente gostei do site, e acho uma boa forma de aprofundarmos um pouco mais nosso cohecimento da Língua Inglesa.

Não deixe de voltar ao DSA neste final de semana, heim!

Beijinhos Alados,
1 Comentários
Comentários

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados