Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

28/08/2013

Sorteios e concursos em blogs: até que ponto é válido?

Pelo menos uma vez na vida virtual nós participamos ou promovemos um sorteio. Aqui no DSA já fiz concurso e um sorteio, o último não "funfou" muito por culpa minha, confesso. Aliás, isso foi antes do governo proibir os sorteios em redes sociais... daqui a pouco falarei sobre isso também; mas falarei principalmente sobre a forma como os blogueiros vem organizando sorteios e concursos, e como isso pode ser bom ou não.
Mas antes preciso agradecer à Francine Porfírio, blogueira do "My Queen Side", por ter participado da campanha "Queremos ler Doce Sonho Alado". Veja só o post dela:


Fico cada vez mais feliz ao ler postagens assim. Se você tem um blog (que aborde qualquer assunto) e também quer ajudar na campanha, não deixe de entrar em contato comigo!

E agora começaremos o post, estão prontos para começar a ler, Alados? Espero que possa ser útil a muitos blogueiros, pois é um assunto muito importante!

A proibição:

Antes de chegar exatamente ao assunto do post, preciso tocar no assunto mais chato, que é a proibição do Ministério da Fazenda acerca de sorteios promovidos através de redes sociais. Não vou ficar aqui falando de termos técnicos, até porque nem eu mesma sou muito chegada a essas coisas (leio porque sei que é importante, mas você nunca me verá jurar amores a parágrafos e alíneas). Então, quem quiser, pode acessar este link e conferir mais detalhes.
No resumo, o que está proibido é o esquema de sorteio entendido pela seguinte forma: as pessoas se inscrevem e é escolhida uma pessoa aleatoriamente, sem processo de seleção prévio, isso quando não seja solicitada uma autorização formal ao Governo. Também não pode haver vínculo com uma marca, qualquer que ela seja (se a divulgação for de blogs não tem problema); caso um prêmio seja oferecido por uma determinada marca, se tornará ilegal a partir do momento que você estiver, vulgarmente falando, "esfregando isso na cara de todo mundo".
Não precisam de autorização formal, entretanto, os chamados "concursos culturais", aqueles em que é preciso que a pessoa realize uma série de tarefas para ganhar pontos para ser escolhido; ou que o participante envie, por exemplo, uma frase, um texto ou uma foto e sejam escolhidas as melhores, etc. Seriam os concursos em que a pessoa precisa se esforçar de verdade para ganhar. Esses podem ser feitos à vontade.
Aí você me pergunta: "Sheila do céu, tenho um sorteio agora mesmo lá no meu blog, será que eu vou ser preso por causa disso?". Vou só falar a você o seguinte: é ilegal? É. A polícia vai ficar rastreando a internet atrás de sorteios de canecas, marcadores de páginas, livros, bottons e outros brindes? Não, eles só vão se importar quando forem prêmios realmente caros (principalmente porque uma das punições é pagar o valor do objeto sorteado). Você vai chegar a ser punido? Creio que não, tem tanta coisa que passa despercebido pela net que duvido que você seja "uma agulha que será encontrada neste palheiro". Você deve fazer sorteios no seu blog? Depende da sua consciência.
A verdade mesmo é que muita gente não vai ligar para a punição, essa mania de viver no limite do ilegal por causa da grande impunidade é algo que está entranhado na cultura brasileira; eu também não vou ser hipócrita ao ponto de dizer que sou uma exceção à regra. Se vou chegar um dia a fazer um sorteio ilegal aqui? Não, eu não me sentiria bem fazendo, preferiria promover um "concurso cultural". Se eu condeno quem faz? Claro que não, cada um tem a sua consciência, não cabe a mim julgar ninguém.

Sorteios e concursos em blogs: até que ponto é válido?

Agora que a parte chata passou, partiremos para o que nos interessa: o que andam fazendo na blogosfera e até que ponto isso é bom ou ruim. O fato é que um blogueiro começa um sorteio ou um concurso para promover o seu blog. Não há nada de condenável nisso, eu acho uma atitude esperta. Claro que desde a proibição ainda há o "porém" de um sorteio ser considerado ilegal, mas estou falando aqui do que acontece na prática, os sorteios estão aí, independentes de estarem ou não de acordo com a Lei.
Só que tem coisas que os blogueiros costumam fazer que são chatas e até capazes de fazer com que seu leitor fique com raiva de voltar ao blog, como por exemplo:
  • Impor regras demais para a participação, como seguir o blog em muitas redes sociais (inclusive as mais desconhecidas), ter que divulgar demais o blog, etc;
  • Divulgar com comentários automáticos em postagens, os famosos "Ctrl + C e Ctrl+V";
  • Não especificar no blog todas as etapas do sorteio ou concurso, deixando de mostar provas de que tal pessoa realmente foi sorteada, ou de especificar os pontos adquiridos por todos;
  • Não entregar o prêmio prometido (inclusive acho que todos deveriam dar provas de que o prêmio realmente foi entregue, nem que seja só um PrintScreen da pessoa agradecendo);
  • Não avisar as pessoas sorteadas (poxa vida, não custa nada mandar um e-mail);
  • Dar um prazo para participação longo ou curto demais (se for curto, pode ser que uma pessoa que queira participar não chegue a tempo, e se for longo pode fazer com que os participantes prefiram comprar o objeto sorteado por si próprios do que esperar esse tempo todo);
  • Exigir o pagamento de frete (algumas pessoas podem se importar, outras não).

Claro que algumas coisas incomodam bem mais do que outras e, se houver mais de um item destes, a coisa piora mais ainda! Portanto, blogueiros, ao promover um concurso ou sorteio estejam atentos aos seguintes itens:
  • Coloque regras mais simples e deixe as exigências mais complicadas (como seguir o blog em redes sociais mais incomuns) como "pontos extras", ou "chances extras";
  • Seja transparente, procure explicar exatamente todo o processo do evento, deixando claro que ninguém está sendo enganado;
  • Procure ter um julgamento justo, não manipule o resultado para que uma pessoa querida ganhe, ou uma pessoa de que você não gosta muito não seja escolhida;
  • Esteja certo de que você pode manter o sorteio ou concurso até o fim, inclusive prevenindo-se de gastos, como frete, por exemplo;
  • Divulgue o sorteio ou concurso de forma informal, no final de comentários bem elaborados ou por e-mails. Lembre-se de não tentar obrigar a pessoa a participar, apenas fale que seria bom contar com a ajuda dela;
  • Coloque-se no lugar dos leitores e veja se você mesmo gostaria de participar;
  • Assuma o trabalho que dá fazer um sorteio ou concurso, não seja desleixado. Se.por algum motivo, você note que possa ocorrer algum problema, cancele o evento, deixando claro os motivos do cancelamento.

Tudo isso que eu falei não são apenas coisas a fazer para que seu blog não seja abandonado, são questões básicas que garantem o respeito ao seu leitor. Não é nada mais do que a obrigação do blogueiro. Creio que nada é válido a partir do momento que você engana as pessoas interessadas, aproveitar-se da inocência alheia é algo terrível! Por favor, vamos procurar cultivar o bom caráter, não é porque esta é uma zona praticamente sem fiscalização alguma que precisamos alimentar atitudes que agridam a pessoa que está atrás do monitor!

Espero que todos vocês tenham entendido o que eu quis explicar, e que não deixem de pôr o que leram em prática!

Beijinhos Alados,
3 Comentários
Comentários

3 comentários:

  1. Muito esclarecedor seu post, quer dizer que posso fazer um concurso no meu blog, certo? Só não entendi uma coisa, posso fazer (legalmente falando) um sorteio que seja apenas meu, sem promover marcas, etc. Eu compro o premio, eu envio e sorteio no meu blog. Posso?
    E sobre as regras, realmente é um saco encontrar aqueles blogs com sorteios com milhões de regras estupidas e obrigatorias, quase morro de raiva quando vejo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, por esta decisão estão proibidos quaisquer sorteios que sejam no esquema de: as pessoas se inscrevem e uma pessoa é escolhida aleatóriamente, sem nenhum processo de seleção ou distribuição de pontos. O promovimento de marcas também é proibido (são coisas separadas). É chato, mas é isso.

      Excluir
  2. Que chato isso. Qual será a razão de fazerem essa lei? Só quero ver se alguém vai ser punido com isso, já que tem tanto ladrão solto por ai, né. Bjus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados