Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

11/07/2013

Dicas para revisão de textos

Alados meus, hoje darei umas dicas que servem tanto para blogueiros, quanto para escritores, quanto para estudantes que precisam fazer uma tarefa escolar, quanto para qualquer um que precise escrever bem um texto (ou seja, para todo mundo, ué!). Não vai ser nada muito profissional, nem avançado, apenas umas poucas dicas que eu aprendi e que podem ajudar a todos!

Dicas para revisão de textos:

Não quer fazer feio ao colocar um texto na web? Ou quer deixar aquele trabalho de escola bem escrito para conseguir uma boa nota? Ou está escrevendo sua história e precisa revisá-la para publicar em um livro? Darei umas dicas básicas para que, ao menos, seu texto fique bom. Para que ele fique excelente, vai depender da sua própria capacidade de escrita, claro!

Dica nº 1 - Seja mais esperto que o computador:

Se você estiver escrevendo no Microsoft Word, por exemplo, existe a correção ortográfica automática, que ajuda bastante. Entretanto, tome cuidado com ela, pois nem sempre o que o computador pensa que está errado, está errado mesmo. Ele simplesmente faz o que foi programado para fazer, não para pra analisar criticamente o que você escreveu.
Portanto, antes de corrigir algo que foi marcado como errado, pense bem. Se possível até confira através do Google, ou de um livro de português, se a regra pode ser mesmo aplicada no seu caso. Aliás, quando for procurar no Google, olhe em mais de um site. Pode ser que o primeiro da lista dos resultados esteja errado, não esqueça disso!

Dica nº 2 - Use o dicionário de sinônimos:

Um texto com linguagem bem elaborada e fluida é capaz de fazer milagres. Evite repetir muito as palavras, isso pode tornar o seu texto cansativo.
Para ajudar, recomendo o chamado "Dicionário de Sinônimos" do Word. Ele é um pouco limitado, mas possui umas opções bem interessantes. Para usá-lo, é só clicar com o botão direito em cima da palavra que você quer mudar, e coloque o mouse sobre a opção "Sinônimos". Aparecerá uma lista com sugestões de palavras que você pode usar no lugar do termo em que clicou. Se quiser, também pode clicar em "Dicionário de sinônimos..." e navegar pelo acervo completo de palavras. Mas tome cuidado, tenha um dicionário em mãos e confira se a palavra pode mesmo ser usada!
Também existem alguns dicionários online que tem uma função semelhante, não tenho nenhum em mente agora, mas tenho certeza que eles existem, pois já utilizei um.

Dica nº 3 - Tenha o dicionário como o seu melhor amigo:

Eu tenho um dicionário que é tão antigo que está escrito na primeira folha "Dicionário da Língua Portuguêsa"... hehehe... Ainda assim ele é muito bom, pois tem uma variedade enorme de verbetes.
A minha dica é que você procure a definição de qualquer termo que lhe gerar a mínima dúvida. Se você ouvir certa palavra e não conseguir dizer a si mesmo a definição dela, procure no "pai-dos-burros". E isso com o que você ler, com o que escutar, com vocábulos que lembrar do nada; o tempo todo. Logo a sua capacidade de escrita terá uma riqueza colossal. Confie em mim.

Dica nº 4 - Se tem dúvidas, mude a frase:

Se você estiver escrevendo algo e não conseguir confirmar de jeito nenhum se está escrito certo, não invente: mude a frase para outra que você tenha certeza de que está certa. Não adianta tentar enfeitar e escrever de modo rebruscado se nem você mesmo entende o que quer dizer.

Dica nº 5 - Leia, leia, leia, não pare de ler!

Essa é talvez a mais importante de todas. Quanto mais você lê, mais sua escrita cresce e enriquece, não há forma mais eficaz de escrever bem do que essa.

Por enquanto essas são as dicas. Se eu achar mais algumas, farei uma parte 2!!!

Beijinhos Alados,
2 Comentários
Comentários

2 comentários:

  1. Que dicas ótimas! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas. Eu gosto muito de ler. Procuro sempre me dedicar aos livros quando posso. Beijinhos...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados