Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

18/06/2013

Melhore a qualidade de suas fotos com o PhotoScape!

Melhorar a qualidade das fotos
Alados de Jesus, se eu mostrasse a vocês os originais das minhas fotos (tanto as do meu Face quanto as que posto aqui) vocês teriam um grande susto!
Nem todo mundo tem aquela máquina fotográfica de última geração (que só falta fotografar a alma da pessoa), e nem sempre as imagens que encontramos por aí são estupendas. Por isso, hoje ensinarei uns truques básicos para você deixar suas fotos mais "apresentáveis", utilizando para isso um programa gratuito incrível, o PhotoScape.
Portanto, para seguir as dicas abaixo, você deverá instalá-lo no seu computador. Não tenha medo, ele é bem leve e nunca me trouxe nenhum tipo de problema, ao contrário, só trouxe benefícios:


Melhore a qualidade de suas fotos com o Photoscape!

Pensa que é muito complicado deixar suas fotos mais bonitas? Claro que não é! Hoje mostrarei neste tutorial 5 dicas que prometem deixar suas imagens virtuais ainda mais nítidas, usando o maravilhoso editor de imagens que é o PhotoScape.
Duvida? Escolhi uma foto do meu acervo para exemplificar. Ela foi retirada de um screencap do filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1". Veja o original abaixo:


Auto nível + Auto Contraste:

A primeira dica que eu dou é específica para fotos escuras. A foto que escolhi como exemplo é uma penumbra total, não? Mas daremos um jeito nisso agora. Veja só como ela ficou depois desses dois filtros:


Uau, diferença impressionante, não? Aposto que agora você está louquinho para baixar o PhotoScape e testar os efeitos!
Para usar estes filtros, entre no PhotoScape, clique na aba "Editor" e clique nas opções "Auto Nível" e/ou "Auto Contraste". Se quiser, você também pode controlar a intensidade de ambos, clicando na setinha ao lado dos botões e escolhendo entre as opções "Baixo", "Médio" ou "Alto".

Contra a Luz:

Agora digamos que você ainda esteja achando a foto meio escura. Usaremos então um outro efeito, que serve para clarear áreas específicas da imagem. Abaixo, usei o contra a luz no nível "+ 100%":


Deu para notar a diferença? Para usar o "Contra a Luz", basta continuar na aba "Editor > Início" e clicar na seta ao lado do botão "Contra a Luz". Aparecerá um menu com opções de porcentagens positivas (+) e negativas (+/-), de 25% a 200%; escolha de acordo com o nível de luz que você quer para a imagem. Eu gosto mais de usar os positivos, mas isso varia conforme o arquivo. Minha dica é: se não ficou do jeito que você queria, apenas aperte "Ctrl + Z" e escolha outro.

Afina:

E se a imagem estiver muito desfocada? O "Afina" pode resolver um pouco. A diferença é sutil, mas em alguns casos pode fazer a diferença:


Para isso você só precisa continuar na aba "Editor > Início" e clicar na seta ao lado de "Afina". Vai aparecer um menu com números de 1 a 13. Tente não exagerar na dose, pois se afinar demais, a foto pode ficar granulada.

Desfoque inteligente + Redução de Ruído:

Agora pensemos que sua foto esteja granulada ou pixelizada, o que se pode fazer? A resposta está em dois filtros: o "Desfoque Inteligente" e o "Redução de Ruído". Veja a diferença que eles fazem:


Esses filtros são perfeitos para imagens que foram redimensionadas para um tamanho maior que o original, por exemplo.
Para usar o "Desfoque inteligente", continue na aba "Editor > Início" e clique na setinha ao lado do botão "Filtros". Nas opções, clique em "Desfoque Inteligente". Abrirá uma janelinha onde terá um controle para definir a intensidade do filtro, ajuste de acordo com sua imagem.
Já o "Redução de Ruídos" fica também na aba "Editor > Início" e também é preciso clicar na setinha ao lado do botão "Filtros". Nas opções, coloque o mouse sobre "Redução de Ruídos". Abrirá um menu com três opções: "Baixo", "Médio" e "Alto"; escolha de acordo com sua necessidade.
É importante salientar que esse efeito não deve ser utilizado em todas as imagens, pois ele pode apagar detalhes da mesma (ou, como diz no programa, "apagar o visual"). Se a foto ficar estranha, use o "Ctrl + Z".

Remover tons indesejáveis:

E quanto àquelas fotos que ficam vermelhas demais, ou muito amarelas, ou azuis em demasia? Bom, basta utilizar o "Remover tons indesejáveis". Digamos que eu tenha achado nossa foto de exemplo muito azul, veja como ela fica após este efeito:


E você pode fazer isso com qualquer tom. Para tanto, basta continuar em "Editor > Início", depois clique na seta ao lado do botão "Bilho, Cor" e escolher a opção "Remover tons indesejáveis". Abrirá uma janela de diálogo com dois controles: no primeiro você escolhe qual cor quer retirar, e no segundo quanto da mesma deseja remover. Vá ajustando os dois até que sua foto fique perfeita.

Muito, muito mais:

E os benefícios do PhotoScape não param por aí, são tantas coisas que, caso eu escrevesse todas, esta postagem ficaria imensa. E note que esta é uma indicação 100% sincera, não estou ganhando nada com ela!

Espero que tenham gostado da dica de hoje. Em breve trarei mais dicas de edição de imagens, aguardem!

Beijinhos Alados,
7 Comentários
Comentários

7 comentários:

  1. aiiii gostei das dicas Super Sheila, po esse bichinho ficou parecendo de verdade... deu medo!!!
    bjus da Juju

    ResponderExcluir
  2. No pc eu uso o photoshop...gostaria de encontrar um pro celular, eu tinha um no outro que era bem legal, mas no atual não veio :(

    Olha, mas isso de câmera que só falta fotografar a alma...ainda bem por que ia ter gente que nem com editor de imagens ia deixar a sua foto bonita :)

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que dava pra fazer tudo isso com o photoscape. Vou testar agora. Obrigada pelas dicas. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Isso é ótimo. Tenho o photoscape mas ate agora eu não sabia como ele podia fazer diferença.
    BKD

    ResponderExcluir
  5. Olá, vi que o efeito Desfoque Inteligente é perfeito para fotos que estão instáveis, como posso explicar melhor....(aquelas fotos que você tira com câmeras e celulares e não tem qualidade HD. O efeito deixa a foto com o rosto liso, sem poros, e corrige muitas outras partes da foto em volta onde a pessoa não está. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Olá, vi que o efeito Desfoque Inteligente é perfeito para fotos que estão instáveis, como posso explicar melhor....(aquelas fotos que você tira com câmeras e celulares e não tem qualidade HD. O efeito deixa a foto com o rosto liso, sem poros, e corrige muitas outras partes da foto em volta onde a pessoa não está. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Ajudou muito. Obrigada de verdade!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados