Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

12/06/2013

Mais acessos para o seu blog: otimize o corpo da postagem!

Como escrever uma boa postagem
Semana passada já falamos sobre como criar sitemaps e também dei dicas para um bom título de postagem; duas coisas que, de certa forma, influenciam na hora de receber mais visualizações no seu cantinho.
Hoje falarei sobre outra coisa que pode lhe ajudar a receber uns views extras: como escrever a postagem de forma a garantir que ela seja melhor localizada pelos mecanismos de busca (como Google, Yahoo, etc). Nada milagroso, apenas uma dica ou outra que você deve incorporar ao seu dia-a-dia na blogosfera.

Otimize o corpo da postagem:

Sabia que a forma como você escreve em seu blog também influi na hora do Google, ou outros sites de busca, classificarem seu blog nos resultados? Pois é, hoje falarei sobre os aspectos básicos aos quais você deve sempre estar atento na hora de elaborar seus textos. Vamos às dicas, então?

Escreva posts de qualidade:

A primeira dica é óbvia: se você quer muitos acessos, capriche no que você publica. Não há truques, magias, macumbas, mandingas (sim, mandiga não é a mesma coisa que macumba) que dê jeito no seu blog se você não cuidar do que você põe no ar. Bons textos não garantem apenas o primeiro lugar na pesquisa Google, mas também trazem seguidores fiéis, pessoas que sentirão prazer de voltar ao seu diário virtual apenas para ficar por dentro das novidades.

Acrescente palavras-chave:

Sabe aquela velha dica que aprendemos na escola: "quando for escrever uma redação, varie as palavras para o texto não ficar cansativo"? Pois em um blog essa dica é duas vezes útil!
Primeiro, sua escrita ficará mais fluida e agradável caso você use vários sinônimos para uma mesma palavra. Se for falar de blogs, por exemplo, use também os termos "diário virtual" ou "cantinho", e você verá como o post vai ficar melhor de ler.
Segundo, ao usar sinônimos você acrescenta também palavras-chave à postagem. Pense bem: se uma pessoa está procurando por "como escrever uma boa postagem", pode ser que ela procure por "como escrever um bom post". Se no seu texto não tiver a palavra "post", o seu artigo não será encontrado.
É importante salientar que você não deve colocar estas palavras juntas, como numa lista; procure colocá-las no texto de forma natural. Não é muito difícil, se você tiver dificuldades na hora de fazer isso, anote os sinônimos num papel e vá substituindo as palavras que se repetem na hora de revisar o que você escreveu.

Use subtítulos e títulos secundários:

Não tenho muita certeza de que essa dica é boa para trazer mais acessos, mas é ótima para deixar os posts visualmente melhores ao leitor. Pode crer, se você colocar um texto colossal sem acrescentar subtítulos (como se fossem tópicos), o leitor ficará com preguiça de ler só de olhar. Acredite no que eu digo.
Se você não sabe o que é ou quer aprender a colocar subtítulos e títulos secundários (h3 e h4), confira a postagem que fiz sobre o assunto.

Fique atento aos links:

Uma coisa que acabei de aprender é que se você colocar links em textos do tipo "clique aqui" ou "www" não gerará tantos acessos do que se você acrescentá-los a palavras normais do seu texto. Eu sempre pequei nessa parte, costumava usar o "clique aqui" com muita frequência, agora estou puxando um pouco a minha própria orelha.
Se você ainda não entendeu como os links devem ficar, um bom exemplo é o primeiro parágrafo desta postagem.

Propriedades das imagens:

Não sei se esta dica funciona muito hoje em dia, já que o Google Imagens não abre mais o blog em segundo plano, mas muitos blogs que falam em SEO dizem que é sempre bom adicionar as propriedades de imagem. Para isso, clique na imagem (na hora em que você está editando o post) e clique no link azul "Propriedades". Na caixinha que abriu, escreva um título para ela e um texto alternativo.

Consiga comentários:

Às vezes um comentarista pode dizer algo que nós não acrescentamos ao texto, e isso também gera acessos. Esse é um dos motivos para nós blogueiros almejarmos tanto os comentários dos leitores: não é apenas uma forma de ser elogiado, mas também de acrescentar qualidade ao nosso blog, enriquecer o conteúdo.

Escreva mais:

Não estou certa quanto ao número exato de caracteres que uma postagem deve ter para aparecer na busca (creio que sejam 200, mas pode ser mais); o fato é que se você faz do seu blog um Twitter, é pouco provável que ele seja muito acessado. Não precisa escrever postagens quilométricas (como eu faço na maioria das vezes) basta apenas que você explique o máximo sobre aquilo que deseja passar a pessoa que está do outro lado do computador. Não tenha medo de se expressar.

Não deixe de guardar bem na sua mente todas as dicas, espero que, ao colocá-las em prática, você consiga ter o blog que sempre sonhou!


Beijinhos Alados,
4 Comentários
Comentários

4 comentários:

  1. A dica dos links eu já tinha lido uma vez... quanto as imagens, nesse novo blog acabei não me preocupando em colocar nome, no outro eu fazia. Boas dicas :)

    ResponderExcluir
  2. Eu estava pesquisando sobre a otimização do blog na semana passada, mas não entendi muito bem. E você, como sempre, explicou muito bem. Vou ver o que posso fazer para melhorar. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei essas dicas, e me ajudaram muito... Eu sempre fazia um monte de coisas "erradas" rsrs, mas agora estou arrumando as postagens antigas, e praticando essas dicas nos novos posts. Muito obrigada Sheila :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados