Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

27/06/2013

Está chegando o fim do Google Reader, e agora?

Pois é, alados meus, depois de dar um fim no Google Friends Connected, a Google vai acabar no dia 1º de Julho com o leitor de feeds "Google Reader". E por que isso é tão trágico? Ora, pois talvez, com o fim do Reader, os nossos preciosos seguidores e a lista de leitura do Painel do Blogger podem não sobreviver. Quando acabou o Friend Connected, tudo continuou igual, até mesmo os gadgets "seguidores" que foram feitos usando o código de lá (o daqui do DSA é um exemplo disso). Mas será que acabando o Reader, acabará também o nosso recurso de seguidores? Oh, dúvida cruel!

Está chegando o fim do Google Reader, e agora?

Ainda que os gadgets seguidores continuem funcionando, existem algumas medidas que eu recomendo que sejam tomadas por nós antes do dia primeiro. Leia atentamente cada um dos itens abaixo e tome as providências necessárias:

1. Faça uma limpeza no Google Reader:

Todos nós temos o limite de poder seguir 200 blogs, certo? Sim e não. Sabe por quê? Pois quando nós fazemos uma limpeza no Google Reader e deletamos os blogs que estão desativados, ou os menos importantes, nós continuamos recebendo todas as atualizações no painel do Blogger. Eu já fiz isso várias vezes e continuo recebendo notícias de todos.
Mas a partir do dia primeiro isso não será mais possível. Portanto recomendo que agora mesmo você cancele a inscrição em todos os blogs abandonados ou os que já não tem o conteúdo que você gosta (não cancele o DSA, please!).
Para isso, acesse http://www.google.com/reader/view/ e clique na engrenagem que aparecerá no canto superior direito da tela. Depois clique na opção "Configurações do Google Reader".
Na janela que abriu, escolha a aba "Inscrições". Vai abrir uma lista com todos os blogs que você já seguiu; marque todos os que você não quer mais seguir e depois clique no botão "Cancelar inscrição". Pronto.
Quando o Reader não estiver mais entre nós, isso não será mais possível; e uma hora nós não poderemos mais seguir nenhum outro blog, a não ser que deletemos de um por um pelo Blogger (que saco!), isso se o gadget seguidores sobreviver.

Exporte seus dados (se necessário):

Se você precisar usar os seus feeds em outro leitor de feeds, exporte seus dados. No meu caso, como eu já importei todos pelo Bloglovin, achei desnecessário.
Mas, caso precise exportar, continue nas configurações e entre na aba "Importação e exportação". Para salvar os seus dados, basta clicar em "Download your data through Takeout".

Faça uma conta no Bloglovin:

Quer saber um bom site para acompanhar seus feeds? Eu recomendo o Bloglovin, pois ele importa a lista de feeds que você segue no Reader sem perder nenhum deles. Eu fiz a minha conta, se quiser seguir o DSA por lá é só ir no seguinte endereço: http://www.bloglovin.com/blog/8817069.

E se o gadget seguidores acabar?

Agora paira sobre nós a dúvida esmagadora: será que poderemos continuar a seguir e acompanhar nossos blogs favoritos pelo Painel do Blogger? Eu, honestamente, não faço a mínima ideia. Por isso mesmo recomendo que você tome as seguintes precauções:

Coloque o gadget "Seguir por e-mail":

Está vendo este primeiro gadget da minha sidebar? É dele mesmo que estou falando. Quando uma pessoa inscreve seu e-mail através dele, essa pessoa receberá um e-mail contendo os posts do seu blog quando eles forem publicados.
Para colocá-lo, vá no seu Painel do Blogger e clique em Layout. Escolha o lugar onde estará seu gadget e clique em "Adicionar um Gadget". Na poup-up que abriu, escolha a opção "Seguir por e-mail"; escreva um título para ele e clique em "Salvar".

Tenha páginas nas redes sociais:

Se você ainda não tem página no Facebook ou no Google Plus, faça. Eu pessoalmente não uso o Plus, então não posso dizer se vale a pena. O ruim do Facebook é que agora as atualizações não chegam a todos os seguidores, a não ser que você promova a publicação, pagando. Mas não deixa de ser uma forma de divulgar.
Minhas duas páginas do Face são: http://facebook.com/DoceSonhoAlado e http://facebook.com/DoceSonhodeMenina.

Faça uma conta no Networked Blogs:

Uma outra opção de acompanhar os seus blogs favoritos e permitir que outras pessoas também sigam seu conteúdo é o Networked Blogs. O site ainda não é muito conhecido, mas pode ser mais difundido caso o fim do Reader afete as atualizações do painel. Minha conta de lá é a seguinte: http://www.networkedblogs.com/blog/doce-sonho-alado.

Não precisam se desesperar, alados. Se vocês tiverem amor pelos seus blogs, isso é apenas um pequeno empecilho, nada que possa nos derrubar!

Beijinhos Alados,
2 Comentários
Comentários

2 comentários:

  1. Que coisa né?

    Eu gosto de ver, e ter acesso as postagens de todos que eu sigo.
    Google vive inventando moda e acabando com as coisas, na certa vai aparecer algo por ai para substituir.

    vamos aguardar.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Eu tb já fiz minha conta no bloglovin. Agora é só esperar pra ver o que irá acontecer. Bjus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados